Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Lula é Indicado a Ministro da Casa Civil e o Povo Vai Para a Rua

Na última quarta-feira (16), centenas de brasileiros saíram às ruas em protesto a nomeação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva ao cargo de ministro da Casa Civil, e ao vazamento dos áudios grampeados pelo juiz federal Sérgio Moro, de ligações entre Lula e a presidenta Dilma, no qual confessam que o cargo concedido pode ser uma tentativa de golpe para fugir das investigações da Lava Jato.

Nós, do Fala!Universidades, fomos até a Paulista e conferimos de perto como foi essa manifestação.

Foto: Camila Del Valle.

Chegamos às 19hrs, quando a concentração ainda se iniciava na estação Trianon, em frente ao prédio da FIESP. A manifestação seguia com um caráter pacífico, com bastante famílias, jovens e idosos. Todos gritando e pedindo por renúncia da Presidenta e pela queda do PT (partido trabalhista).

Foto: Camila Del Valle.

Conversamos com algumas pessoas, que pediram para não serem identificadas, mas que seguiam bastante participativas:

1º ENTREVISTADO:

Fala!: Por quê você veio para a manifestação hoje?

R: Porque está inaceitável esse governo. Essa indicação do lula é um golpe de estado.

Fala!: E você acha que a manifestação pode ajudar em algo?

R: Acredito que sim. Pelo menos estamos fazendo a nossa parte e não estamos de braços cruzados.

2º ENTREVISTADO:

Fala!: Qual a sua opinião sobre o Lula assumir o cargo de ministro da Casa Civil?

R: Não tem lógica uma pessoa que está sendo investigada assumir um cargo tão importante. É hora do povo sair para a rua e lutar pelos seus direitos.

Conforme o número de manifestantes foi aumentando, o clima tornou-se mais violento e agressivo aos que não compartilhavam do mesmo posicionamento político. Presenciamos a intensificação de cenas de discussão e agressão em meio a situação caótica que se formava na Paulista, devido a dificuldade de descolamento de carros e pedestres.

”Ninguém sugere nada de mudanças , só querem fazer bagunça e atrapalhar tudo’‘.

Desabafo de uma mulher que encontrava dificuldades para chegar até o metrô.

A polícia, apesar de presente, não quis intervir diretamente e manteve-se neutra:

Fala!: O que vocês acham da manifestação? São contra ou a favor?

Policiais: Somos a favor, a Dilma tem que cair. Chega de roubar o país! Não só ela, mas todos os outros partidos que estão roubando também.

Fala!: E vocês acham que a manifestação de hoje será pacífica?

Policiais: A de hoje sim, pois é contra. Mas acredito que a próxima que será a favor do governo não será pacífica.

Foto: Camila Del Valle.

Encerramos a matéria ressaltando que nós, que estamos escrevendo este artigo, acompanhamos os dois lados e podemos dizer que não nos sentimos representadas por nenhum deles. Nem de um governo corrupto, nem de uma oposição opressora e extremista. Queremos que essa luta seja feita da forma correta: com respeito e justiça. Uma luta de todos e para todos. Vivemos em um estado democrático. Que sua democracia seja preservada.

Por: Camila Del Valle e  Pamela Ramalho – Fala!Cásper

1. claudio