Home / Colunas / Conheça 5 lugares históricos no centro de São Paulo

Conheça 5 lugares históricos no centro de São Paulo

Por Victória Gearini – Fala!MACK

O centro de São Paulo é conhecido por abrigar patrimônios que contam a história da capital paulistana. Pensando nisso, selecionamos alguns lugares para conhecer nas férias.

-Memorial da Resistência

Localizado próximo a Estação Luz, o Memorial da Resistência foi construído no prédio do antigo DEOPS-SP. O local virou referência durante a ditadura militar, pois era onde os presos-políticos ficavam detidos e eram torturados. Hoje em dia, o prédio abriga o memorial e foi parcialmente preservado. As celas foram reconstituídas para aproximar o público com a história do local. Em uma das celas é possível ouvir o depoimento de sobreviventes e em outra ler o que os presos escreveram nas paredes enquanto estavam detidos. O espaço procura aproximar e informar os visitantes, por isso algumas vezes por mês é realizado os sábados recreativos, em que levam ex-presos políticos para palestrar. A entrada é gratuita.

Endereço: Largo General Osório, 66 – São Paulo – SP

Horário: quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 17h30

-Solar da Marquesa de Santos

Construído na segunda metade do século XVIII, o prédio serviu de moradia para a Marquesa de Santos, famosa pelo seu envolvimento amoroso com D Pedro I. Hoje em dia, o local é visto como de extrema importância para a história e cultura da capital, pois é considerado o mais antigo e principal exemplo de moradia urbana paulista. Mesmo com reformas para abrigar o museu, é possível encontrar utensílios usados pela Marquesa e característicos da época. Além disso, mantém parte da arquitetura original.

Endereço: Rua Roberto Símonsen, 136 – São Paulo – SP

Horário: domingo a sábado (fechado às segundas), das 09h às 17h

-Ponto Chic

Lanchonete tradicional da cidade de São Paulo, ficou famosa por ser o local em que surgiu o lanche de bauru. A história conta que o estudante do Largo São Francisco, Casimiro Pinto Neto, nasceu na cidade de Bauru e foi o responsável por criar o famoso lanche, que em homenagem foi nomeado com o seu apelido. Na década de 20 foi palco das reuniões que desencadearam a Semana de Arte Moderna. Artistas, políticos, jogadores de futebol, músicos, frequentavam o local. Atualmente existem mais duas filiais, localizadas em Perdizes e Paraiso. O primeiro Ponto Chic, localizado no Largo do Paissandu, passou por reformas mas manteve sua fachada original. O local foi inspiração para obras literárias, mencionado em canções da época e já foi palco para cena de filme. O Ponto Chic funciona até os dias de hoje e continua atraindo grandes nomes brasileiros.

Endereço: Largo do Paissandú, 27 – São Paulo – SP

Horário: segundo a sábado, das 12h às 20h

-Mosteiro de São Bento

VejaSP

Com arquitetura neorromântica, o mosteiro faz parte do conjunto da Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção, do Colégio de São Bento e da Faculdade de São Bento. O espaço abriga uma biblioteca com mais de 100 mil títulos, tendo início com a chegada de alguns monges em 1598. O acervo contém 581 títulos publicados antes do século XIX, entre eles seis raros incunábulos, sendo o mais antigo o Novo Testamento de 1496. Possui ainda, uma coleção de manuscritos e edições raras de livros que foram proibidos pela Igreja Católica. O acesso ao acervo é restrito aos monges e alunos, mas é possível pesquisadores e estudiosos solicitarem permissão.

Endereço: Largo de São Bento, 48 – São Paulo – SP

Horário: a programação específica é possível encontrar no site http://mosteiro.org.br/liturgia-2-2/

-Pateo do Collegio

Construído em 1554, abrigou a escola de jesuítas e originou a cidade de São Paulo. Em 1765, o prédio foi o Palácio dos Governadores e em 1932, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O acervo é composto por 700 objetos: relíquias, maquete da cidade no século XVI e obras de artes sacra. O Pateo do Collegio possui mais duas unidades localizadas no centro histórico de Embu das Artes: Museu de Arte Sacra dos Jesuítas e Oficinas Culturais Anchieta.

Endereço: Praça Pateo do Collegio, 02 – São Paulo -SP

Horário: terça a sexta, das 09h ás 16h45 – sábado e domingo, das 09h às 16h30

Confira também

São Paulo: 40 anos do Centro Acadêmico Vladimir Herzog