Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
“Litrão GO” – o aplicativo que indica o boteco e o preço da cerveja

Por Lucas Antunes – Fala! FIAMFAAM

O que começou como uma alusão ao game do ano de 2016, se tornou uma grande ferramenta de utilidade pública adorada por seus usuários.

Tudo começou em julho do ano passado, quando o jogo sensação de 2016 foi lançado para smartphones. A febre chamada Pokémon GO, que conquistou fãs devotos de todas as idades, logo viralizou nos quatro cantos do planeta, liderando o número de downloads das principais lojas virtuais (Apple Store, Play Store).
Aqui no Brasil, a moda chegou um pouco mais tarde (um mês depois do lançamento em vários países), o que acabou gerando grande expectativa e ansiedade para todos. Com o imediato sucesso conquistado entre os brasileiros, o Pokémon GO se tornou também referência para milhares de empreendedores, que viram no sistema de localização do jogo uma grande oportunidade para criação de novos projetos.

Inspirados na ideia do game de “Rastrear no GPS a localização do seu grande alvo”, Bruno Rodrigues, 25, Coordenador de Links Patrocinados e programador de aplicativos, e Caio Chagas, 23, Analista SEO, estudante de Marketing da FMU e arquiteto da ideia do projeto, decidiram colocar as mãos na massa e desenvolver uma solução que pudesse interagir com a galera. Desta forma, surgiu então a ideia do Litrão GO – um aplicativo que lista os bares da região e o valor da cerveja do estabelecimento na tela do celular.
Quem conta toda essa história é o próprio Caio, que tem curtido a fama do seu aplicativo entre os jovens – sobretudo, o público universitário – e tem estabelecido grandes metas para o futuro da marca. De acordo com ele, o Litrão GO já é um App que conta com mais de 100.000 usuários cadastrados. Ou melhor, já são mais de 100 mil beneficiados pelo serviço de grande “utilidade pública” do software.
Baseado na criação de um sistema colaborativo de cadastramento de bares e botecos entre os usuários (isto é, quem estiver no estabelecimento pode cadastrar o valor da breja no próprio aplicativo), a dupla acabou desenvolvendo uma grande ferramenta de auxílio para milhões de pessoas, que todos os dias procuram por um lugar bacana para fazer o tradicional Happy Hour com os amigos.
Em entrevista exclusiva para o Fala! FMU, Caio Chagas falou sobre como tudo começou, como a ideia saiu do papel, da repercussão do projeto e de tudo o que tem acontecido com o Litrão GO em seus primeiros meses de vida. Confira o bate-papo:

Fala!: Afinal, como surgiu o Litrão GO? Existia alguma ideia parecida antes do lançamento do jogo original?
Caio: Como estou na faculdade, várias vezes temos dificuldades de encontrar um litrão de cerveja com o preço mais em conta. E como nas redes sociais começaram a surgir várias ideias, eu dei a ideia para o Bruno desenvolver algo que listasse o preço do litrão em um mapa.

Fala!: Como já abordado, o banco de dados do Litrão GO aponta que mais de 100.000 pessoas já fizeram o download do programa. Inclusive, usuários de outros estados brasileiros têm aderido a ideia e passaram a cadastrar bares e comércios regionais. Como é lidar com a ascensão do projeto, e o que mudou desde que o App deixou de ser apenas um serviço regional?
Caio: Nós não imaginávamos a proporção que o App iria tomar. Comecei divulgando para alguns amigos e no dia seguinte o app já saiu na página Diva Depressão e depois disso viralizou. No começo ele ficou forte em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Mas ele foi baixado em todos os estados do Brasil e fora do país também. Já recebemos propostas de outros países, para implementar o app por lá.

Fala!: O sucesso da marca Litrão GO tem repercutido de maneira bem interessante. Ainda assim, como todas outras empresas, vocês devem ter alguns planos de expansão. O que identificam como prioridade e quais são as grandes aspirações do App na visão de vocês (criadores)?
Caio: O que queremos é mantê-lo como uma ferramenta colaborativa, levando sempre o melhor para o usuário, tanto é que não colocamos propagandas dentro dele. Nós fizemos uma nova versão recentemente, que já está disponível, e nela vamos divulgar promoções que estejam geograficamente perto do usuário. Através dessa nova atualização, o usuário vai conseguir traçar a rota para o bar utilizando o Waze, Uber ou Google Maps. Colocamos também alguns filtros e barra de busca. Mais para frente, queremos implementar alguns sistemas junto com os bares, para facilitar a vida dos cervejeiros.

Fala!: Existe algum outro projeto sendo desenvolvido em paralelo?
Caio: Não temos projetos relacionados a cerveja, mas temos outros aplicativos em desenvolvimento, que vão atingir o público com a mesma faixa etária e que curte sair e se reunir com os amigos. Tenho um blog chamado Mundo do Narguile, onde eu posto dicas, reviews e etc. E tenho também um blog chamado Mundo de Ideias, que ainda está engatinhando. Já o Bruno, tem um app chamado 1 pensamento por dia e que faz muito sucesso também.