Leite sem lactose: aprenda a receita!
Menu & Busca
Leite sem lactose: aprenda a receita!

Leite sem lactose: aprenda a receita!

Home > Lifestyle > Saúde > Leite sem lactose: aprenda a receita!

As diversas marcas de leite sem lactose oferecidas no mercado contêm a enzima lactase, que auxilia na digestão da lactose presente no mesmo produto. Se você é alérgico à proteína do leite (caseína), atente-se aos extratos vegetais. Eles podem ser a melhor opção para quem deseja um leite sem lactose e também sem caseína.

Aprenda uma receita de leite sem lactose|Fonte: Brian Suman @briansuman

Alguns desconfortos gástricos e alérgicos podem surgir devido ao consumo de caseína, porém muitas pessoas ainda insistem em ignorar as causas do sintomas, partindo diretamente para o tratamento, ou seja, a medicação. No caso de uma enxaqueca, por exemplo, é mais fácil o indivíduo tomar um remédio do que diminuir ou abolir a caseína da sua alimentação diária.

Diferente da intolerância à lactose, que acomete mais de 80% da população brasileira, a alergia à proteína do leite é mais difícil para diagnosticar. Os sintomas podem aparecer após três ou quatro dias do consumo, fazendo com que seja difícil fazer uma associação ao leite ou ao derivado do leite ingerido previamente.

De acordo com um estudo publicado em um artigo do Sensilatte, aproximadamente 53 milhões de brasileiros (35% da população acima de 16 anos) relatam sentir algum sintoma desconfortável associado ao consumo de produtos derivados do leite. Entre a parcela de intolerantes à lactose no Brasil, as mulheres representam 59% das pessoas afetadas.

Os números podem ser ainda maiores pois faltam diagnósticos precisos. No mesmo estudo, 88% dos entrevistados relatam não ter buscado assistência médica. Grande parte dos intolerantes não busca ajuda médica e, por isso, não recebem orientações para minimizar ou prevenir os sintomas.

Substituições para o leite de vaca

Os extratos vegetais, como foi citado anteriormente, são alternativas para quem deseja diminuir, ou até mesmo retirar, o leite de vaca da alimentação. Também é utilizado o termo “leite vegetal”, mas é preciso atentar-se que o produto não é originário de glândulas mamárias. Por isso, “extrato” seria a palavra mais adequada. Outros leites como de cabra e de ovelha também podem ser substituídos.

Leite sem lactose: aprenda a fazer
O leite de coco é uma bebida que pode substituir o leite sem lactose

Algumas opções são os extratos de amêndoas, aveia, arroz, amendoim, coco e castanha-de-caju. No vídeo, aprenda como fazer um “leite” de coco natural, sem conservantes e muito econômico para utilizar no dia a dia.

Com o resíduo do “leite”, é possível ainda fazer farinha de coco para o preparo de outras receitas saudáveis como bolos, pães e bolachas.

Tags mais acessadas