Inscreva-se agora e fique por dentro das novidades!
Quero me inscrever!
Menu & Busca
JUCA – A história e como ele funciona

JUCA – A história e como ele funciona

Por: Lucas Cunha – Fala! Universidades

O JUCA (Jogos Universitários de Comunicação e Artes) é um campeonato universitário organizado pela LAACA (Liga Atlética Acadêmica de Comunicação e Artes), que é composta pelas AAA (Associação Atlética Acadêmica) das faculdades participantes. Atualmente, são 8 universidades (Anhembi Morumbi; Belas Artes; Cásper Líbero; ECA – USP; Mackenzie; Metodista; PUC – Campinas e PUC – SP) que disputam 15 modalidades de esportes pelo posto de 1º lugar na pontuação geral, e levar o “seu Juca” para casa. O evento ocorre sempre no feriado de Corpus Christi e cada ano a organização escolhe uma cidade sede.

ONDE TUDO COMEÇOU

Tudo começou em 1993. O primeiro JUCA ocorreu no campus da Metodista, em São Bernardo do Campo. Na época não havia toda essa conectividade que temos hoje, então é difícil encontrar informações das primeiras disputas. No antigo Blog oficial do JUCA foi postado o folder oficial do 1º JUCA, onde podemos ver algumas faculdades que participaram da primeira edição, e quais modalidades foram disputadas. Hoje em dia as informações do JUCA podem ser encontradas na página oficial do Seu Juca (mascote do JUCA).

Foto 1 - Primeiro folder JUCA
Folder do 1° JUCA disputado em 1993 no campus da Metodista.

 

Ao longo dos anos, algumas faculdades que hoje não competem mais no campeonato já jogaram – Inclusive chegaram a ganhar o JUCA – são exemplos delas a ESPM e a FAAP. O JUCA também já teve também várias cidades Sede – confira:

ANO

CIDADE SEDE CAMPEÃO
1993 São Bernardo do Campo ESPM
1995 Pirajú FAAP
1996 Pirajú Mackenzie
1997 Pirajú Mackenzie
1998 Pirajú Mackenzie
1999 Avaré Mackenzie*
2000 Avaré Mackenzie*
2001 Serra Negra Mackenzie
2002 Guaratinguetá Mackenzie
2003 Guaratinguetá Mackenzie
2004 Cruzeiro Mackenzie
2005 Guaratinguetá Mackenzie
2006 Registro Mackenzie
2007 Registro ECA-USP
2008 Guaratinguetá Mackenzie
2009 Santa Rita do Sapucaí Mackenzie
2010 Araraquara ECA-USP
2011 Caçapava Cásper Líbero
2012 Guaxupé Mackenzie
2013 Jacareí Cásper Líbero
2014 Registro Cásper Líbero
2015 Araraquara Anhembi Morumbi
2016 Sorocaba Mackenzie
2017 Araraquara **

*Campeão foi a ESPM, mas devido o uso de jogadores irregulares, o título foi retirado da mesma e dado para o 2º colocado do geral.

** Até o momento de publicação não havia sido disputado o JUCA de 2017

COMO FUNCIONA

As faculdades disputam todas as modalidades presentes no JUCA (é obrigatório que todas as faculdades disputem todas as modalidades – as que não conseguirem perdem pontos na classificação geral) e somam pontos (cada posição/colocação tem uma pontuação diferente). Essa pontuação é somada e computada em uma classificação geral, onde é determinado, pela soma de pontos, o campeão (em 2016 a LAACA até lançou um app onde era possível ver os resultados de todos os jogos).

Pontuação de cada colocação das modalidades:

1º lugar = 13 pontos

2º lugar = 10 pontos

3º lugar = 8 pontos

4º lugar = 6 pontos

5º lugar = 4 pontos

6º lugar = 3 pontos

7º lugar = 2 pontos

8º lugar = 1 ponto

Para participar do JUCA como atleta, é necessário estar matriculado em uma das faculdades participantes e em um curso de comunicação ou artes. Quando os atletas se formam, eles ainda podem jogar por mais dois anos – são os chamados de pós JUCA. Porém, podem ser levados apenas 2 desses atletas por modalidade, mas apenas um deles por súmula (por jogo) , logo, só um deles pode competir (com exceção do futebol de campo, que pode levar 2 atletas, e os mesmos podem jogar na mesma partida).

Atualmente, as modalidades que computam pontos para a classificação geral são:  Futsal, Handebol, Vôlei, Basquete, Tênis de mesa, Tênis de campo, Natação (essas, Feminino e masculino), Xadrez (Misto); Futebol de campo e Rugby (Masculino). Também há a competição de Rugby feminino, mas essa modalidade é, no momento, demonstrativa. Para uma modalidade virar oficial do JUCA, é necessário que a mesma passe por um processo de demonstração (por no mínimo 2 anos – esse será o 2º ano da modalidade), e então há a votação entre as atléticas para saber se ela virará oficial ou não.

As modalidades de quadra (Vôlei, Handebol, Futsal, Basquete), Tênis de mesa, Tênis de campo, Futebol de campo e Rugby são disputadas por eliminação simples, ou seja – perdeu, tá fora. O chaveamento é definido por um sorteio realizado pela LAACA antes do JUCA, e é similar às quartas de finais. O sorteio é realizado da seguinte forma: os atuais campeão e vice-campeão da modalidade são colocados como “cabeça de chave”, cada um de um lado da tabela, fazendo com que eles só possam se enfrentar na final. O resto das chaves é definido por sorteio aleatório.

Exemplo de chaveamento JUCA Volei

No caso das modalidades, onde ocorre o chaveamento, para saber as demais colocações partimos do campeão. Ex:

1º ganhou a final (3ª Fase)

2º perdeu na final (3ª Fase)

3º perdeu do 1º colocado na semifinal (2ª fase)

4º perdeu do 2º colocado na semifinal (2ª fase)

5º perdeu do 1º colocado nas quartas de finais (1ª fase)

6º perdeu do 2º colocado nas quartas de finais (1ª fase)

7º perdeu do 3º colocado nas quartas de finais (1ª fase)

8º perdeu do 4º colocado nas quartas de finais (1ª fase)

No caso da Natação, são baterias com diversos tipos de nados (crawl, costas, borboleta, peito, revezamento…) onde cada posição tem uma pontuação – é a mesma pontuação que da classificação geral. Cerca de um mês antes é feito um balizamento entre os atletas para que seja tomado o tempo de cada um em cada nado que quer disputar. Esse tempo é computado e enviado para a LAACA, que organiza em séries os competidores de cada nado. Então, por exemplo, se você nada pela Cásper e seu tempo no Crawl é de 50 segundos, na sua série você vai competir com pessoas que tem um tempo próximo ao seu para ser justo, porém, de todas as séries, apenas os 8 melhores tempos pontuarão. Logo, se forem 6 séries do nado crau com 6 pessoas cada série, teríamos 36 competidores, onde só os melhores 8 tempos pontuariam. O revezamento vale o dobro de pontos (1º = 26; 2º = 20; 3º = 16 e assim por diante), e o caso de atletas Pós Juca na natação é diferente: é permitido um atleta por modalidade (um para o masculino e um para o feminino).

No caso do Xadrez o vencedor é aquele que chegar na última rodada (são 5) com a maior pontuação. Três atletas jogam cada rodada, cada uma valendo um ponto.

Ex: se a sua faculdade ganhou dois jogos e perdeu 1, fica com parciais 2×1. Se ganhou os 3 jogos, fica com parciais 3×0. As parciais de cada rodada são somatórias, ou seja, se você ficou com uma parcial 2×1 na primeira rodada e na segunda rodada ganhou os três jogos, você vai para 5×1. Para ser definido contra quais faculdades você vai jogar, rola um chaveamento diferente. A primeira rodada é sorteada aleatoriamente, ou seja, qualquer faculdade pode enfrentar qualquer faculdade. Nas demais rodadas, você enfrenta quem tiver parciais mais próximas da sua, então, se você ganhou na primeira rodada de 3×0, você enfrenta alguém que também ganhou de 3×0, ou que ficou mais próximo disso, assim seguindo para as outras rodadas.

No caso do Tênis de Mesa e do Tênis de Campo os atletas funcionam diferentes. Três atletas são considerados o time de jogo, onde um deles é atleta “reserva” para caso algum dos dois jogadores se machuquem ou estejam impossibilitados de jogar. O vencedor é definido por uma disputa de melhor de 3 vitórias.

Ex: 1 atleta de uma faculdade joga contra um atleta de outra faculdade. Digamos que o Atleta da faculdade 1 ganhou o primeiro jogo, então, os outros dois atletas de cada faculdade jogam. Se o 2º atleta da faculdade 1 ganhar, a parcial, ficará de 2×0 para a faculdade 1, fazendo a melhor parte de 3 e passando de fase. Caso o atleta da faculdade 2 ganhe o 2º jogo, ficará empatado em 1×1. Para o desempate, rola um jogo de duplas dos dois atletas da faculdade 1 contra a faculdade 2. Os vencedores das duplas fariam as parciais de 2×1 e passariam para a próxima fase do chaveamento.

Algumas atitudes de atletas ou torcedores de uma faculdade podem gerar a perda de pontos na classificação geral para a faculdade. Briga, por exemplo, é uma delas.

FACULDADES / ATLÉTICAS

ANHEMBI MORUMBI

Mascote: Grifo

Cores: Verde, laranja e branco

Bateria: Pegada Monstro

Títulos: 2015

Torcida Organizada: Bateria Pegada Monstro

Nome atlética:  A.A.A.E.C.A.O.S
(Associação Atlética Acadêmica da Escola de Comunicação e Artes Osmar Santos)

GRIFO
Arte: JUCA Oficial.

 

BELAS ARTES

Mascote: Abelha

Cores: Azul, vermelho e branco

Bateria: Bateria Belas Artes

Títulos: –

Torcida Organizada: Fúria Cubana

Nome atlética: Atlética Belas Artes

BELAS ARTES
Arte: JUCA Oficial.

 

CÁSPER LIBERO

Mascote: Homem pássaro

Cores: Vermelho e branco

Bateria: Bateria da Cásper

Títulos: 2011-2013-2014

Torcida Organizada: Aguante Rojo

Nome atlética: Atlética Jesse Owens

CASPER LÍBERO
Arte: JUCA Oficial.

 

ECA – USP

Mascote: Leão

Cores: Roxo e amarelo

Bateria: BaterECA

Títulos: 2007 – 2010

Torcida Organizada: Sindicato Aurirroxo

Nome atlética: Atlética Lupe Cotrim – ECAtlética

ECA
Arte: JUCA Oficial.

 

MACKENZIE

Mascote: Tubarão

Cores: Azul e preto

Bateria: Tubateria

Títulos: 1996 – 1997 – 1998 – 1999* – 2000* – 2001 – 2002 – 2003 – 2004 – 2005 – 2006 – 2008 – 2009 – 2012 – 2016

Torcida Organizada: Mack-13

Nome atlética: Atlética de comunicação Mackenzie

*1999 e 2000 o campeão geral foi a ESPM, mas devido ao uso de jogadores irregulares, o vice-campeão (Mackenzie) foi nomeado campeão.

MACK
Arte: JUCA Oficial.

 

METODISTA

Mascote: Caranguejo

Cores: Preto e laranja

Bateria: Bateria Makossa

Títulos: –

Torcida Organizada: Gariloucura

Nome atlética: Atlética Comunicação metodista

METO
Arte: JUCA Oficial.

 

PUC – Campinas

Mascote: Morsa

Cores: Verde e Cinza

Bateria: Batuca Puccamp

Títulos: –

Torcida Organizada: Brigada Puccamp

Nome atlética: Atlética de comunicação e artes da PUC – CAMPINAS

PUC CAMP
Arte: JUCA Oficial.

 

PUC – SP

Mascote: Cachorro

Cores: Azul e amarelo

Bateria: Bateria do Pucão

Títulos: –

Torcida Organizada: TURP – Torcida Uniformizada Raça Puc

Nome atlética: PUCÃO – Atlética de comunicação PUC – SP

PUC SP
Arte: JUCA Oficial.

 

ALOJAS

O alojamento de cada faculdade é escolhido baseado no número de pessoas que a faculdade levou no ano anterior. Ou seja, a atlética que mais levou gente em 2016 pode escolher primeiro o alojas de 2017.

Os alojamentos são escolas da cidade sede do JUCA, que são cedidas para as atléticas poderem se “hospedar”.

Devido a uma lei estadual sancionada em 2009, não é mais permitido o uso, comércio e distribuição de bebidas alcoólicas em escolas estaduais, e isso se aplica ao JUCA, porque nossos alojas são em escolas estaduais. Por isso, foram criados os famosos ninhos, que são lugares próximos ao alojas onde é festa o dia inteiro, e você pode ir pegar a famosa cervejinha pré-jogo – porque é open de breja.

Como o JUCA rola sempre no feriado de Corpus Christi – que é na quinta – as faculdades partem para a cidade sede na quarta à noite. Na quinta-feira já tem a primeira balada da Liga, que é a balada onde juntam todas as faculdades participantes do JUCA pra curtição. Na sexta é a vez da balada do Alojas, festa que cada atlética organiza separadamente. Como não é mais permitida a entrada de bebida no alojamento, a festa acaba rolando num outro espaço. No sábado, tem a última festinha que é a segunda balada da liga. Acaba sendo a festa onde todo mundo enfia o pé na jaca e vai pra “Nárnia”, porque o JUCA tá acabando.

CURIOSIDADES

A FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado ) já participou do JUCA e até levou a caneca pra casa, mas em março de 2011 ela foi expulsa pelo uso de jogador irregular nos JUCA’s de 2009 e 2010. Apenas em 2012 foi escolhida uma nova faculdade para integrar o JUCA, a Anhembi Morumbi.

Devido a FAAP ser expulsa do JUCA em 2010, o JUCA de 2011 rolou apenas com 7 faculdades, ou seja, aqueles times que fossem jogar contra a FAAP passaram direto de fase.

A ESPM também não fica pra trás da FAAP: já foi uma participante regular do JUCA, e tinha 3 títulos quando foi expulsa, em 2001. Em dois dos anos em que eles foram campeões gerais (1999 e 2000), os títulos foram repassados ao Mackenzie, que foi o vice-campeão geral do ano pelo fato de a ESPM ter usado jogador irregular nesses dois anos – o que causou sua expulsão. Assim, a ESPM foi substituída pela PUC – SP, que teve sua primeira participação em 2002.

Em 2014, a ASCOF (Atlética de comunicação da UEL, que é a universidade estadual de Londrina), cujo mascote é o famoso Perry Ornitorrinco, foi convidada a participar do JUCA devido uma penalidade da Metodista. A meto não foi autorizada a participar do campeonato em 2014 devido o uso de um atleta irregular no JUCA de 2012.

Para escolha de uma nova faculdade para integração do JUCA, quando é necessário fazer, são feitos os jogos Pré-JUCA, no qual é avaliado a atlética, os atletas, a bateria, o mascote e a organização perante o evento. No caso da PUC – SP para substituir a ESPM, aparentemente, foi uma exceção já que não teve processo seletivo nenhum para o ingresso do Pucão nos jogos mais esperados do ano.

No JUCA de 2016 teve até mesa de pôquer com direito a seletiva para participar. A plataforma 888 pôker organizou uma partida entre os atletas inscritos pela seu site.

Em 2016 a LAACA organizou um evento de premiação para os melhores atletas do JUCA de cada modalidade. Esse evento é chamado JUCA de ouro.

 Finalistas torneio 888 Poker Juca 2016

Atualmente, todas as informações dos Jogos de Comunicação e Artes que ocorrerão, esse ano, nos dias 15, 16, 17 e 18 de junho, podem ser encontradas na página oficial do JUCA no facebook. As páginas das atléticas participantes também estão sempre colocando novos dados sobre a faculdade e o JUCA. Para informações dos JUCA’s anteriores à 2013, alguns dados podem ser encontrados no Wikipédia e no antigo blog do JUCA.

14717165_1358992254158545_7177832111667939583_n

Fontes:

http://sitedojuca.blogspot.com.br/

https://pt-br.facebook.com/jucaoficial/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Universit%C3%A1rios_de_Comunica%C3%A7%C3%A3o_e_Artes

http://facebook.com/atleticagrifo
http://facebook.com/tocadocaranguejo
http://facebook.com/morsapuccamp
http://facebook.com/atleticapucsp

http://facebook.com/atleticabelasartes
https://www.facebook.com/atleticacasper
http://facebook.com/ecatletica
http://facebook.com/tuba.oficial

0 Comentários