Por Helena Leite – Fala!Cásper
Grupo entrou na caverna em excursão após treino de futebol e estão presos há 11 dias sem previsão de resgate
O caso do time de futebol que ficou preso na caverna Tham Luang na Tailândia vem chocando o mundo nas últimas semanas. Os garotos, que entraram na caverna acompanhados de seu treinador, não conseguiram sair quando uma tempestade intensa inundou a cavidade. No dia 2 de julho, 9 dias depois do ocorrido, os 12 meninos e o treinador foram encontrados vivos, presos na caverna.
Na entrada da cavidade havia uma placa alertando sobre o perigo de enchentes entre julho e novembro. Estas inundações ocorrem devido ao período de Monções que – de acordo com especialistas – não formariam as fortes chuvas por si só, mas quando acompanhado pelo relevo montanhoso asiático, a umidade lançada para camadas mais frias da atmosfera é condensada e transformada em chuvas torrenciais.
O atual impasse que preocupa as autoridades é a forma na qual eles serão retirados dali. A equipe de resgate conta hoje com 3 possibilidades e afirma que não terão pressa e realizarão os procedimentos quando todos estiverem aptos para isso, uma vez que os meninos e o treinador estão sendo alimentados com suplementos energéticos e vitaminas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/Z/X/052a0fSWWB2FosbQ31UQ/ap18184118061590.jpg)
Até o momento, os planos de resgate são:
- Encontrar aberturas naturais ou perfurar o solo para retirar o grupo todo pela montanha.
- Drenar a água da caverna e esperar uma trégua na chuva para tirar os rapazes dali.
- Retirar os jovens por mergulho nas águas lamacentas.
O plano mais debatido e aceito é o terceiro, porém ainda levará alguns dias para todos se estabilizarem e serem apropriadamente treinados para o mergulho, caso essa opção seja escolhida.
0 Comentários