Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Jornalismo na PUC: há 40 anos formando jornalistas exemplares

Jornalismo na PUC: há 40 anos formando jornalistas exemplares

Por Isabella Mei, Larissa Santos, Letícia Assis e Sarah Santos – Fala! PUC

 

Iniciando suas atividades em 1978, o curso já conta com a formação de mais de 2000 profissionais. Alunos de renome já passaram pela faculdade, como Reinaldo Gianecchini, Mariana Ferrão e Rafael Cortez.

Com a proposta de uma formação humanista, o bacharelado em Jornalismo da PUC-SP oferece perspectivas tanto profissionais quanto pessoais na vida de seus atuais e ex-alunos. Por saber os desafios impostos diariamente sobre os estudantes, o curso visa buscar o equilíbrio entre a prática e a reflexão, propondo ao aluno diferentes possibilidades de atuação social sob o meio que pertencem.

[read more=”Leia Mais” less=””]

 

O bacharel, que possui 4 estrelas no ranking do Guia do Estudante, dura cerca de oito semestres. Com um corpo docente de alto nível, tanto acadêmico quanto psicológico, o profissional de jornalismo formado pela PUC-SP possui capacidade para atuar em diversos veículos. Não só a grande imprensa é visada e conquistada pelo aluno PUC, mas também os veículos especializados como o jornal impresso, o radiojornalismo, o vídeojornalismo, o fotojornalismo, o jornalismo online e até mesmo na assessoria de imprensa.

Ao longo dos anos, o curso já sofreu diversas mudanças. Desde a mudança de prédio da rua Cardoso de Almeida para o prédio da Ministro Godói, como a mudança de coordenadores, que hoje o posto é ocupado pelo Professor Fábio Cypriano e a vice-coordenadora Professora Maria Angela Di Sessa, e até mesmo pela mudança da grade curricular, pois, sendo um curso que se atenta para com os assuntos da atualidade no campo de jornalismo e preocupado com a formação humanista de seu aluno, se remodela e está sempre à frente para formar jornalistas-cidadãos completos.

Uma das grandes conquistas foi o Contra Ponto, que é um jornal-laboratório do curso de jornalismo e que publica os trabalhos feitos pelos próprios alunos, dando acesso ao primeiro contanto àquelas que estão ingressando e também maior visibilidade para aqueles que pretendem conseguir um emprego. O jornal conta com a supervisão e editoração do Professor José Arbex Junior, responsável pela produção dos conteúdos. Hoje, além de sua versão impressa que é distribuída em diversos locais, o jornal conta também com a sua versão online.

O aluno de jornalismo da PUC-SP também terá a oportunidade de pleitear um estágio interno supervisionado nos mais variados meios que a própria instituição oferece, como a Rede PUC de TV, a TV PUC e até mesmo na Assessoria de Comunicação Institucional (ACI), assim produzindo um profissional mais sólido e confiante para o que lhe espera após a faculdade.

 Durante os seus 40 anos de atividade, o curso de Jornalismo vem se mostrando cada vez mais adaptado e preparado para ajudar o aluno a enfrentar os desafios que a sociedade propõe sobre os jornalistas. Com um pensamento humanista, a PUC não forma somente profissionais, mas também cidadãos capazes de opinar e melhorar a sociedade à sua volta.

[/read]

0 Comentários

Tags mais acessadas