Joe Biden e Vladimir Putin: como é a relação entre os presidentes
Menu & Busca
Joe Biden e Vladimir Putin: como é a relação entre os presidentes

Joe Biden e Vladimir Putin: como é a relação entre os presidentes

Home > Notícias > Política > Joe Biden e Vladimir Putin: como é a relação entre os presidentes

A disputadíssima eleição norte-americana de 2020 elegeu Joe Biden como 46º presidente dos Estados Unidos. Saiba mais sobre a relação do novo presidente com Vladimir Putin, presidente da Rússia e um dos principais rivais políticos dos EUA.

Biden
Biden e Putin. | Foto: Reprodução.

Relação entre Biden e Putin

Diferentemente de seu antecessor, Donald Trump, que evitava ao máximo críticas a Putin, Biden tem se mostrado crítico ao governante russo. Quando questionado durante entrevista no canal ABC, no último dia 17 de março, Biden concordou com a afirmação de que Putin seria um “assassino”. 

O questionamento refere-se às acusações de que o envenenamento e tentativa de assassinato do opositor político Alexei Navalny teria partido do Kremlin russo. Além disso, o presidente norte-americano afirmou que o ex-agente da KGB “sofrerá as consequências” por ter, de acordo com relatórios de agências de inteligência dos EUA, influenciado nas eleições presidenciais de 2016 e 2020 a favor de Donald Trump.

trump
Donald Trump e Vladmir Putin. | Foto: Reprodução.

Outras acusações em relação a Putin e ao governo russo incluem acusações de invasões de diversas redes norte-americanas por parte de hackers e a acusação de oferecimento de recompensas a militantes ligados ao Taleban para matar tropas estadunidenses no Afeganistão.

Além dos atritos recentes, a relação dos dois líderes já vem de longa data. Quando era vice de Barack Obama, Biden visitou o Kremlin em diversas ocasiões, para tentar pacificar a Ucrânia em conflito com a Rússia. Biden ainda afirma que, em 2015, teria dito ao presidente russo: “Sr. primeiro-ministro, estou olhando nos seus olhos e não creio que tenha uma alma”. Putin teria respondido: “Nós entendemos um ao outro”.

Em resposta às declarações de Biden, Putin fez um vídeo onde ressalta a hipocrisia do presidente dos EUA, lembrando das bombas nucleares de Hiroshima e Nagasaki e da forte questão do racismo e do movimento Black Lives Matter. Além disso, propôs uma videoconferência entre os dois líderes. Confira o vídeo abaixo:

Fonte: YouTube.

__________________________________
Por Felipe Parlato – Fala! Cásper

Tags mais acessadas