Iogurte ou coalhada? Entenda a diferença!

Home > Lifestyle > Saúde > Iogurte ou coalhada? Entenda a diferença!

Coalhada e iogurte são alimentos muito confundidos, pois apresentam características semelhantes, podem ser consumidos nas mesmas refeições e com os mesmos acompanhamentos. Entretanto, existem sim algumas diferenças entre os dois.

A coalhada é o resultado da coagulação do leite, enquanto o iogurte é produzido pela inserção de microorganismos no líquido, os probióticos. Para entender melhor sobre os benefícios específicos, é necessário compreender a produção de cada um.

Coalhada

É resultante da coagulação do leite, quando o soro é retirado da parte sólida. O processo acontece a partir de lactobacilos do próprio leite.

Iogurte

Iogurte ou coalhada? Entenda a diferença!
Prefira iogurtes sem a adição de açúcar

É o leite que sofreu uma fermentação, exemplificada pela transformação da lactose em acido láctico. Ele passou por fermentações bacterianas não patogênicas, que costumam não causar doenças e são benéficas ao organismo.

Qual escolher?

A principal diferença entre os dois está no tipo de fermento, pois são utilizadas bactérias diferentes no preparo de cada um, o que garante sabor e textura distintos. Ambos são fontes de proteínas e de nutrientes como cálcio, zinco, fósforo, vitaminas do complexo B e vitamina A. Dessa forma, a escolha de consumo depende do seu gosto individual e da orientação de um nutricionista.