Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
INTERPSICO 2019 – Tudo sobre os Maiores Jogos de Psicologia do Brasil

INTERPSICO 2019 – Tudo sobre os Maiores Jogos de Psicologia do Brasil

Por Camilo Mota e Maurício de Souza – Fala! PUC

Às 21h do dia 19 a PUC-SP oficializou sua entrada no InterPsico 2019 ao som da Psicolata (bateria dos estudantes de psicologia da instituição). A concentração ocorreu na Prainha que reuniu os puquianos presentes e em conjunto, som e ritmo embalaram os ânimos dos estudantes até a saída dos ônibus rumo a São Carlos, interior de São Paulo, onde o evento foi realizado pela primeira vez – a edição de 2018 foi sediada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro – durantes os dias 20 e 23 de junho.

O InterPsico se trata do maior evento de integração das universidades de psicologia do país: FMU; UFU; USP-SP; USP-RP; MACK, PUC-SP; PUC-Camp; UEL; UNIFESP; UNAERP – e algumas faculdades que participam apenas como convidadas: UMC, Uninove e São Camilo). O evento é realizado, quase que exclusivamente, em cidades do interior paulista. E vale ressaltar, que a edição de 2019 contou com a presença especial de duas universidades não paulistas, a Universidade Federal de Uberlândia e a Universidade Estadual de Londrina-PR que apenas nos últimos 7 anos passaram a integrar o Inter.

O evento contou com a participação de 1.700 pessoas, o maior número de participantes de todas as demais edições. E como o evento se torna maior e mais requisitado pelos jovens a cada ano, foi a primeira vez que uma produtora (a Crunk) foi contratada para a organização geral. Nos demais anos os próprios alunos e suas comissões realizavam essa tarefa.

Fotos da saída da PUC por Maurício de Souza

AS UNIVERSIDADES NO INTERPSICO

 Cada delegação participante contou com a presença de suas respectivas escolas e suas particularidades. Veja quem é quem:

A PUC é aquela que veio para acompanhar os seus times, seja nas vitórias, seja nas derrotas. O que importa é a união;

A Mackenzie é a pilhada da balada. Veio para fazer barulho (literalmente)!

A UFU, assim como todo minero, veio para curtir, fazer amizades e aproveitar o sol na cadeira de “praia” ao lado da piscina, “uai”.

A USP mostrou concentração e afirmou com garra que não veio à passeio;

A FMU veio para confrontar os adversários e soltar provocações tendo, de acordo com o aplicativo disponibilizado do evento (Guni) a maior torcida.

A UEL representou da melhor maneira a união. Mesmo não tendo levado nenhum troféu de ouro, saiu de cabeça erguida. O que importa é “pinchar”.

RESUMÃO DO INTERPSICO 2019

No primeiro dia o basquete masculino fez a abertura dos jogos às 8h, no ginásio poliesportivo de Ibaté-SP. Ele também contou com as disputas do pebolim e sinuca às 10h no salão de jogos do Tacumseh Club. As premiações de ambos ocorreram no mesmo dia.

À noite, a galera se jogou na festa ao som do DJ Mozo da USP-SP e também do DJ Raul Alves – e claro, ousaram nas fantasias.

DJ Mozo da USP-SP – Foto: Joma Nigra

O segundo dia já iniciou com as disputas do basquete masculino novamente às 8h. No salão de jogos, rolou a batalha de xadrez às 10h e truco às 14h.

Na piscina, o pessoal já quis aproveitar o solzinho da tarde para se bronzear e descansar, pois, logo mais à noite, o DJ GBR marcaria presença na festa. Som foi o que não faltou.

Fotos: Maurício de Souza/Joma Nigra

No terceiro dia, algumas pessoas já sentiam certo cansaço de toda a curtição dos dias anteriores. Os atletas que o digam: jogar, curtir as músicas, não economizar no open e, logo cedo no outro dia, mais jogos para disputar não é tão fácil assim. O interessante foi observar que nem todos participavam das festas todos os dias.

O público era distinto, talvez até por causa dos estilos musicais, que no sábado, fugiram do funk ao embalo da DJ Fifonha. E o que não faltou durante a festa foi animação e diversão mesmo na véspera do fim do evento.

Vídeo: Isadora Ferraciolli

O ápice da noite foi o embalo sob Chandelier com direito a coreografia ao vivo, Ciclo sem fim sob a procissão dos presentes e a saudação ao “Simba” e Bohemian Rhapsody em coro – tudo isso comandado por Gabi Esteves.

Vídeo: Sung Hwan
Vídeo: Sung Hwan

E o último dia, portanto, foi marcado pela tensão das finais acirradas dos jogos e as premiações e o esgotamento de muitos que pouco puderam descansar. Após 4 dias, a ressaca pesou e a saudade começou já começou a bater!

OS JOGOS DO INTERPSICO   

 Fotos das equipes por Joma Nigra

As modalidades disputadas nesta edição foram:

JOGOS DE MESA

(Realizados no TECUMSEH CLUBE)
Sinuca misto
Pebolim misto
Tênis de mesa masculino/feminino
Xadrez misto
Truco misto

Fotos dos jogos por Camilo Mota

JOGOS DE QUADRA

Handebol masculino/feminino
Futsal masculino/feminino
Basquete masculino/feminino
Voleibol masculino/feminino

Os jogos de quadra foram distribuídos em 3 ginásios, sendo dois na cidade de São Carlos (um municipal e outro no campus da Universidade Federal do município – UFSCar), e em sua vizinha, Ibaté.

As partidas de basquete aconteceram no ginásio José Eduardo Gregoracci (São Carlos); as de Handebol e Futsal foram disputadas no ginásio de esportes da UFSCar; já os jogos de Voleibol aconteceram no ginásio anexo ao estádio municipal Dagnino Rossi (Ibaté).

Fotos dos jogos por Maurício de Souza

Todas elas disputadas em oitavas e quartas de finais (dependendo da quantidade de times inscritos para cada modalidade).

AS FINAIS

As equipes que se destacaram e chegaram às finais foram a Mackenzie, com maior número de equipes classificadas; em seguida a PUC-SP, UFU, PUC-Camp e, UEL e USP-SP, que tiveram apenas uma classificação: no futsal feminino e no masculino, respectivamente.

Fotos das finais por Joma Nigra

Mas mesmo com mais equipes classificadas para as finais, a grande campeã do Interpsico 2019 foi a PUC-SP, com mais vitórias e número de troféus. As partidas de todas modalidades, nas finais, foram disputadas no ginásio de esportes da UFSCar.

Resultados

Classificação geral

…Times vencedores da PUC-SP…

Mas o que importa de fato é a união dos participantes!

FESTAS DO INTERPSICO

Fotos por Camilo Mota

            As noites no alojamento foram embaladas pelas festas nas piscinas e contaram com muita música, dança, beijos e diversão. Durante as festas noturnas, rolou open bar de cerveja, corote de sabores, água e, como novidade, refrigerante para a galera.

Fotos dos artistas por Joma Nigra

As festas contaram com a presença dos DJs GBR, Tahh S. Brito, Gabi Esteves, Bia Varella, DJ Mozo, Raul Alves, Fifonha e a DJ Litrão.

Fotos por Maurício de Souza

MINHA FESTA EU QUE FAÇO

Além das festas já previstas no cronograma do evento, os estudantes faziam suas próprias reuniões entre amigos e vizinhos de alojamento. Rolou muitas bebidas, música e curtição.

Foto por Maurício de Souza

Há também quem prefira ficar em suas barracas para descansar, namorar, seja lá o que for…

Fotos por Maurício de Souza

Fotos por Camilo Mota

TENDA ALTERNATIVA

Àqueles que não estavam totalmente na vibe das piscinas, o InterPsico, em sua exclusividade, contou novamente com a Tenda Alternativa estruturada por uma comissão dos próprios alunos que montaram o espaço ao som de uma mistura de brasilidades e eletrônica em estilo “alternativo” e bem “relax” para o pessoal.

FANTASIAS

Fotos por Maurício de Souza

Como toda boa festa à fantasia, criatividade, improviso e bom gosto não faltaram. Vários foram os temas e, como marca do evento, a integração entre a galera marcou esses 4 dias.

Fotos por Joma Nigra

FESTA NA PISCINA

            Durante o dia as piscinas também estiveram abertas para quem quisesse se refrescar ou “aquecer” ainda mais sob o sol e temperaturas em torno dos 25°C e aproveitar o som, como no caso, os Uberlandenses que não arredaram o pé nem por um minuto do guarda sol.

Fotos por Camilo Mota

ESTRUTURA

A estrutura do evento teve uma praça de alimentação com cardápio para diferentes gostos e bebidas de diversos sabores.

Café da manhã, almoço e jantar também estavam à venda ou, para quem preferisse, fast foods disponíveis no Food Truck.

Houve também a disponibilidade de ônibus para os times e torcidas a cada hora precedente, aos jogos.

Fotos por Camilo Mota

E na extensão dos campos, cada universidade teve seu espaço pré-definido e separado das demais pela própria organização justamente para a melhor localização dos estudantes.

AGRADECIMENTOS

Agradecimentos especiais à toda equipe da agência de eventos universitários, Crunk, pela colaboração com todos os dados e informações sobre o evento; à equipe de fotografia e filmagem, por ter cedido material para essa matéria (Joma e Bruno) e também aos membros da Comissão Organizadora e Atlética da PUC-SP, Carol Telis e Deyvisson, respectivamente, que nos guiaram desde a saída de SP, até a volta.

A Comissão Organizadora do Interpsico 2019

Instagram

Joma – fotografia: @ihatejoma
Bruno – filmagem: @masc4ro
Produtora: @macacomidia
Agência Crunk: @agenciacrunk
Carol – Atlêtica PUCSP: @_carooltelis
Deyvisson CO: @deyvisonsantos_

Integrantes da agência Crunk e da produtora macaco mídia.
Integrantes da agência Crunk e da produtora Macaco Mídia.

0 Comentários

Tags mais acessadas