Da adolescência à fase adulta, o sonho de estudar fora do país é sempre recorrente. Aprender outro idioma, melhorar o currículo e ter experiência com foco na carreira são as principais razões que mantêm os intercâmbios sempre em alta. Um dos destinos mais procurados pelos brasileiros para ter essa vivência é o Canadá.
Agora, já são 14 anos seguidos em que os cursos do país ficam em primeiro lugar na escolha dos brasileiros, conforme apontado pela Pesquisa Selo Belta 2019. Mas, afinal, por que o Canadá? O que o país possui para se manter há tanto tempo na preferência nacional quando o assunto é intercâmbio?
Você descobrirá, aqui, as principais e variadas características do Canadá que o transformam em uma ótima opção para viver essa experiência.

Por que fazer intercâmbio no Canadá?
Cidades entre as melhores do mundo
Algumas cidades do Canadá, como Vancouver e Toronto, estão sempre entre as 10 melhores cidades para se viver no mundo, todos os anos sendo citadas em listas que abordam o tema.
Fazer intercâmbio no Canadá significa ir em busca de um ensino e experiência de vida excelentes. Vancouver é a terceira cidade do mundo com melhor qualidade de vida, de acordo com ranking de 2019 da consultoria Mercer.
Segurança
Apesar de ser um país grande, com aproximadamente 9.984.670 km², o Canadá é muito seguro. Segundo o Índice Global da Paz de 2018, pesquisa que mede a segurança de uma sociedade, o Canadá está em 6° lugar no ranking global de países mais seguros para se viver.
Essa característica é muito importante na hora de escolher um destino para realizar intercâmbio. A sensação de segurança em um país onde não é a sua casa pode ajudar muito a dar mais conforto e ajudar na adaptação dos estudantes.
Educação de alto nível
Para quem deseja fazer um curso de idioma ou de extensão no currículo, o país da América do Norte é uma ótima indicação no segmento. Após ter uma vivência acadêmica no Canadá, você terá em mãos um diploma reconhecido mundialmente.
Sem dúvidas, estudar no Canadá é um investimento. O país gasta mais em educação do que qualquer outra nação industrializada e desenvolvida, por isso, no país, a taxa de analfabetismo é quase zero.

Possibilidade de estudar e trabalhar
No Canadá, é permitido que o intercambista trabalhe desde que ele esteja matriculado em algum curso de extensão comprovado ou fazendo graduação. Além disso, é muito importante que você tenha o visto de estudante específico para que consiga estudar e trabalhar simultaneamente.
Assim como a taxa de analfabetismo é quase zero, a taxa de desemprego também é muito baixa no Canadá. Essa pode ser uma excelente oportunidade de agregar extensões ao seu currículo, pois o mercado de trabalho do país é próspero e está sempre à procura de estrangeiros para complementar o contingente de novos profissionais.
Possibilidade de aprender dois idiomas
O Canadá é um país bilíngue, ele possui o inglês e o francês como línguas oficiais. Então, você terá a oportunidade de aprender e praticar dois idiomas em um só lugar.
Embora muita gente associe o país apenas ao inglês, o francês é a primeira língua da província de Quebec, onde ficam as cidades de Montreal e Quebec.
Custo de vida
O custo de vida do Canadá é mais acessível se comparado aos outros países da Língua Inglesa, como Estados Unidos e Reino Unido, por exemplo. Esse quesito é um atrativo na escolha do destino, principalmente nas cidades menores e menos badaladas, onde a média do custo de vida mensal pode ser até 20% mais baixa do que nas cidades canadenses mais populosas.
Além disso, o fato do dólar canadense, moeda do país, apresentar uma cotação mais favorável em relação ao real do que o dólar americano pode dar uma boa diferença no valor total do intercâmbio.
Clima
Um das razões para fazer intercâmbio no Canadá é o clima bem definido. Essa característica permite que o intercambista aproveite bem a beleza de cada estação e se adapte mais fácil à região.
Enquanto na primavera e no verão você poderá desfrutar de temperaturas entre 15ºC a 30ºC, no inverno, você poderá enfrentar até -10ºC, dependendo da cidade em que esteja morando. No outono, você poderá presenciar a clássica troca de folhas das árvores, e se deparar com a folha símbolo do país pelos chãos da cidade.
Lazer
Para aqueles que também procuram opções de lazer e diversão para incluir na experiência de intercâmbio, o Canadá é uma ótima opção. O país apresenta os mais variados pontos turísticos para agradar a todos os gostos.
As principais cidades do país, como Toronto e Vancouver, oferecem diferentes programas: desde bares, restaurantes, baladas, museus e muita diversão ao ar livre.
Além disso, vale destacar a beleza natural do Canadá. O país apresenta muitos lagos e parques nacionais, onde é possível fazer trilhas e passeios em meio à natureza.
Multiculturalismo
Uma característica muito importante do país é o fato de ser multicultural. O Canadá é conhecido por ser uma região que recebe os imigrantes de uma maneira muito acolhedora e positiva. É possível ver nas ruas, principalmente de Toronto e Vancouver, pessoas de todas as etnias.
Esse perfil do país colabora para que todos os estrangeiros que chegam para morar ou estudar sintam-se em casa rapidamente.

Alimentação
A alimentação também pode ser vista como uma vantagem no momento de escolher o Canadá como destino para o seu intercâmbio. Por ser um país que abriga diversas culturas, é fácil encontrar qualquer tipo de comida feita do jeitinho original de cada nação.
_____________________________
Por Maria Eduarda Vieira – Fala! UFF