Entrou em funcionamento nesta segunda-feira o plano de recuperação econômica do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, para tentar conter a hiperinflação que assola o país.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) indica que a inflação da Venezuela deve chegar a 1.000.000% neste ano.
O pacote prevê a entrada em circulação de uma nova moeda, o bolívar soberano, que contém cinco zeros a menos que a ex-moeda, o bolívar forte, que foi completamente desvalorizado.
Um frango de 2,4 kg, por exemplo, custava 14.600.000 bolívares (o equivalente a US$ 2,22) em Caracas.
Na última quinta-feira, um rolo de papel higiênico podia ser comprado por 2.600.000 bolívares.

Já o lote de cenouras abaixo não saía por menos de 3 milhões de bolívares.

Famílias venezuelanas passaram a estocar alimentos em casa com receio de que, quando as medidas do pacote econômico entrassem em vigor nesta segunda-feira, os sistemas bancários ficassem sobrecarregados e inviabilizassem o comércio.
Um pacote de 1 kg de arroz era vendido por 2.500.000 bolívares.
Um quilo de tomate, cerca de 5.000.000 de bolívares.
A Venezuela decretou feriado ontem, 03/12, segunda-feira para a implantação do novo sistema, com os serviços bancários online e a operação de caixas eletrônicos seriam interrompidos por várias horas para a introdução das novas notas.
Antes da mudança, um quilo de queijo não custava menos que 7.500.000 bolívares.

Já um pacote de fraldas era vendido por 8.000.000 de bolívares.

Para um quilo de carne eram necessários 9.500.000 bolívares.

0 Comentários