Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Incêndio na Catedral de Notre Dame, em Paris

Incêndio na Catedral de Notre Dame, em Paris

A Catedral de Notre-Dame, em Paris, está incendiada nesse momento.

A torre principal da Notre Dame desmoronou por causa das chamas. Fogo alcança as torres retangulares frontais.

A polícia isolou o local para retirar os vários turistas que estavam dentro da construção. Não foi informado se há ou não há vítimas.

A causa do fogo ainda é desconhecida, mas um comunicado oficial diz que pode estar relacionado ao trabalho de restauração. Imagens das redes sociais mostram nuvens de fumaça em cima da igreja gótica de 850 anos. As chamas estão nas duas torres do sino, provocando o desmoronamento da torre principal.

A brasileira Elisa Dianese, 16 anos, está viajando com a escola pela Europa e estava na Notre Dame momentos antes do incêncio:

“Estava andando na rua (…) e a gente viu muita fumaça. (…) A fumaça estava muito grande, muito alta. Estavamos a uns 20 minutos (da Notre Dame) e mesmo assim dava para ver muito bem. É muito triste porque foram 196 anos para construir toda a igreja. Fico realmente muito chateada de estar aqui (em Paris) vendo uma cosia dessas. Fui uma das últimas pessoas a conseguir ver a catedral. Agora, se você chegar lá, vai estar toda destruída. Da vontade de chorar”.

O brasileiro Igor de Azevedo, intercambista pela USP na universidade de Sorbonne em Paris, fala sobre como foi ver o seu ponto turístico preferido da cidade em chamas:

“Eu passei na frente (da Notre Dame) e estava tudo bem. Eu demorei 40 minutos para chegar em casa e está acontecendo isso. É um negócio fora do comum, estou olhando para a TV e estou incrédulo”.

Ano passado, a Igreja Católica na França pediu fundos para salvar a catedral, que estava entrando em ruínas.
A Catedral é famosa por aparecer no romance de Vitor Hugo O Corcunda de Notre Dame, além de ser um dos principais pontos turísticos de Paris, recebendo 13 milhões de visitantes, o dobro que o Rio de Janeiro recebe anualmente.

Reprodução Twitter

Tudo que já sabemos sobre o incêndio:

  • Não há vítimas nem feridos
  • A igreja está em chamas há mais de duas horas
  • A torre principal da catedral desmoronou, espalhando ainda mais o fogo
  • A causa do incêndio ainda está sendo investigada pela polícia, mas acredita-se que esteja relacionada às obras de restauração que estavam acontecendo no local
  • Em virtude das dificuldades em apagar o fogo, os bombeiros têm como principal objetivo salvar as obras de arte que estão dentro da Igreja
  • As esculturas esculpidas em mármore, como a de Nossa Senhora – que dá o nome à Notre Dame – e a de Joana D’Arc dificilmente serão salvas em virtude do seu peso
  • Algumas peças foram retiradas da catedral na semana passada em virtude da demora das obras de restauração, garantindo que parte das obras da Notre Dame estejam salvaguardadas

0 Comentários

Tags mais acessadas