Inauguração de Núcleo de Acessibilidade da TV Cultura - Fala! Universidades

Home > Notícias > Urbano > Inauguração de Núcleo de Acessibilidade da TV Cultura Pretende Atingir 100% dos Brasileiros

TV Cultura inaugura Núcleo de Acessibilidade para produção de Libras, audiodescrição e closed caption na programação.

“Nós somos pioneiros em ações de inclusão. Apesar de ser obrigatório por lei a maioria das emissoras de rádio e televisão não tem usado esse recurso”, afirma José Roberto Maluf, o presidente da TV Cultura. A emissora inaugurou o Núcleo de Acessibilidade na sexta (13/12), nomeado de Flicts, obra de Ziraldo que completou 50 anos.

A esquerda José Roberto Maluf, o presidente da TV Cultura, e  Paulo Vieira, diretor do Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos a direita
A esquerda José Roberto Maluf, o presidente da TV Cultura, e Paulo Vieira, diretor do Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos a direita

O Núcleo de Acessibilidade contém três estúdios para gravação de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), dois ProTools com cabines de locução para audiodescrição e produção de closed caption (ou legenda oculta) e duas cabines para Via Voice e uma máquina de estenotipia. Nesse local, irá trabalhar uma equipe qualificada de 51 profissionais, que garantem a democratização do conteúdo.

Esses integrantes adotam uma metodologia também pioneira no Brasil com intérpretes ouvintes e surdos na execução dos programas gravados. Logo, o roteiro da exibição e a tradução bruta são realizados por profissionais ouvintes (português-Libras) e os profissionais surdos são consultores e traduzem em libras e expressões faciais. Assim adotando mais inclusão na emissora.

Eles também adotam a inclusão em diversas áreas. Joice Heliszkoucski, 41 anos, tem a deficiência F70 e trabalha há 13 anos como mensageira na administração e se vê realizada com o trabalho. Ela enxerga de modo muito positivo as novidades de acessibilidade que estão sendo realizadas.

Após inaugurada o Núcleo, se pretende atender além da demanda interna, mas também serviços de acessibilidade de outras emissoras, produtoras e empresas. Assim, atingindo o objetivo de alcançar 100% da população brasileira, segundo o José Roberto Maluf.

A TV Cultura, atualmente, na sua programação tem 24 horas diárias de closed caption, 20 horas semanais de Libras e 28 horas semanais de audiodescrição (AD), seguindo as exigências estabelecidas pela Anatel. Essa linguagem encontra-se na exibição como o Jornal da Cultura, Roda Viva, Jornal da Cultura Primeira Edição, Persona em Foco e Planeta Terra.

A REPRESENTATIVIDADE DAS MINORIAS NA TELEVISÃO COM O PASSAR DOS TEMPOS

Quem é Flicts?

Placa do Núcleo de Acessibilidade nomeado de Flicts, personagem do Ziraldo que completou 50 anos

Uma cor bege meio amarelada que não consegue encontrar o seu lugar perante todas as outras cores. “Não tinha a força do vermelho, não tinha a imensidão do amarelo, nem a paz que tem o azul”, escrito na obra de Ziraldo, que foi a seu primeiro livro de literatura infantil.

Flicts por ser uma cor diferente das demais, acaba abordando na obra o respeito, a diversidade e a inclusão. Entretanto, após tanta procura pelo seu lugar no mundo no final conclui “de perto, de pertinho, a Lua é FLICTS”.

Essa obra foi lançada em 1969, o mesmo ano do homem ter chegado a Lua. Nesse contexto, o autor presenteou o astronauta Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, com um exemplar de “Flicts”, traduzido em inglês, quando estiveram ambos na embaixada brasileira nos Estados Unidos. O astronauta após ler respondeu emocionado a Ziraldo, “A Lua é Flicts”.

ACESSIBILIDADE NAS UNIVERSIDADES

Acessibilidade na Televisão Brasileira

“Quando se fala em acessibilidade, no Brasil e no mundo, o teor do discurso adotado por muitos é o de concessão de benefícios, de benfeitoria. Mas a TV Cultura e a Fundação Padre Anchieta encaram a questão com o peso e a importância que ela realmente tem: acessibilidade é um direito”, disse o presidente da TV Cultura.

Entretanto, atualmente, no Brasil a inserção de uma janela (espaço delimitado no canto da tela da TV) com um intérprete da Libras só é obrigatória ainda no horário político e em campanhas institucionais do governo e de utilidade pública. Porém, em 2015, o Ministério das Comunicações determinou a criação de um cronograma visando adoção gradativa de ferramentas pelas emissoras, com o objetivo de chegar à acessibilidade total em 2020. O governo optou pela adoção gradual dos recursos de acessibilidade porque a criação da norma, em 2006, coincidiu com o ano de lançamento da TV digital, o que exigiu grandes investimentos por parte das emissoras de televisão.

Assim, apesar do crescimento das ações de acessibilidade, como este pioneirismo e exemplo a ser seguido da TV Cultura, ainda faltam muitas feitorias para melhorar e ampliar o acesso de pessoas com deficiência a informação no país.

Carina Gonçalves – Fala! Mack