A música Ice Cream, focada em impactar o mercado estadunidense, é cantada quase toda em inglês
O grupo de música pop coreana Blackpink lançou, no dia 28 de agosto, a tão esperada parceria com a cantora americana Selena Gomez, intitulada Ice Cream (que significa Sorvete, em português). A música, anunciada desde julho sob suspense de quem seria o artista convidado, sucede How You Like That, single de retorno do grupo que quebrou recordes nas plataformas digitais, e marca mais um passo de entrada das meninas no mercado fonográfico norte-americano.

A canção, com letra de duplo sentido e divulgada pela empresa YG Entertainment e pelos fãs das artistas, tem duração de, aproximadamente, três minutos. O videoclipe, por sua vez, é trabalhado no conceito “pink” das meninas, mostrando cenários coloridos com carros de sorvetes. A gravação ocorreu de forma separada devido à pandemia de Covid-19, mas que acaba passando despercebido visto à produção divertida e bem elaborada das artistas.
A colaboração, bastante esperada pelo público e que teve mais de 1,5 milhão de expectadores na estreia do clipe no YouTube, dividiu opiniões nas redes sociais. Algumas pessoas não tiveram as expectativas atendidas, as quais envolviam a interação física entre o grupo e a cantora americana. Outras estranharam a produção da música e a divisão desigual de linhas cantadas entre as integrantes do grupo. Outros ainda afirmaram não gostar simplesmente por preferir a cantora Ariana Grande no lugar de Gomez.

Desempenho de Ice Cream
Não muito diferente do single anterior, Ice Cream seguiu os passos de How You Like That e alcançou incríveis 76 milhões de visualizações no YouTube em 24 horas, tornando-se o terceiro vídeo mais visto da história em apenas um dia, ficando atrás apenas do single anterior, com 86 milhões, e da música do grupo sul-coreano BTS, Dynamite, que alcançou 101 milhões.
A música, praticamente toda em inglês, também impulsionou a estreia definitiva das meninas em solo estadunidense, sendo o primeiro lançamento delas sintonizado ao fuso horário americano, e não ao fuso sul-coreano, como de costume.
Além disso, o grupo e a americana conseguiram alcançar o topo do iTunes de mais de 45 países, incluindo os Estados Unidos e o Brasil, além de estrear na posição de número #4 do Top 50 do Spotify Global, com mais de 5 milhões de streams. Somente no Brasil, a parceria debutou com quase 470 mil reproduções, alcançando a posição #11 no Top 50 Brasil. Tais feitos fizeram com que Blackpink se tornasse, até o momento, o único grupo feminino da história a alcançar tais números.
Ainda olhando o desempenho comercial, a parceria está prevista para entrar na Billboard Hot 100 na 14ª posição, com 21 mil cópias vendidas e quase 18 milhões de streams somente nos EUA. Se tal feito realmente acontecer, a música marcará a maior entrada do grupo na tabela musical mais importante do mundo, o que caracterizará um grande desempenho que auxiliará na divulgação do álbum de estreia das meninas. Além disso, marcará também o décimo Top 15 de Selena Gomez na tabela.
Sobre o suspense
Antes de ser anunciado qual artista integraria a parceria com as meninas do Blackpink, os internautas, em sua maioria, especulavam a cantora Ariana Grande como a surpresa da YG Entertainment, por acharem que elas estariam trabalhando juntas há algum tempo. No dia da divulgação, a hashtag ARIPINK (em alusão à junção dos nomes da artista com o grupo) ficou no topo dos Trending Topics do Twitter.
No entanto, ao anunciarem Gomez como a participante especial, muitos ficaram chateados e acabaram destilando ódio à artista, afirmando que ela não combinava com a música que sequer tinha sido lançada na época. No mesmo dia do anúncio da parceria, a empresa teve a maior ação na Bolsa de Seul desde a estreia do grupo.
De fato, elas conversaram, mas isso aconteceu no processo de composição da canção. Ariana, juntamente com Victória Monet, que também já trabalhou com Grande, Selena Gomez e os produtores Teddy, Tommy Brown e Mr. Franks trabalharam em Ice Cream. Pelas redes sociais, Ariana Grande parabenizou Blackpink e Selena pelo resultado final deste trabalho conjunto.
Vale ressaltar que a colaboração faz parte do primeiro álbum de estúdio do grupo, intitulado The Album, que será lançado no dia 2 de outubro de 2020 pela YG Entertainment, empresa que também agencia a carreira das meninas desde o single de estreia, BOOMBAYAH, em 2016. Atualmente, a faixa conta com mais de 37 milhões de reproduções no Spotify, quase 200 milhões de visualizações e ainda continua dentro do Top 50 do Spotify, fazendo mais de três milhões de streams diários.

_________________________________
Por Renato Menezes – Fala! Universidade Federal do Acre