Humilhação Ferrarista e vitória de Hamilton marcam a corrida em Spa
Menu & Busca
Humilhação Ferrarista e vitória de Hamilton marcam a corrida em Spa

Humilhação Ferrarista e vitória de Hamilton marcam a corrida em Spa

Home > Notícias > Esporte > Humilhação Ferrarista e vitória de Hamilton marcam a corrida em Spa

Em GP menos movimentado do que o esperado, desempenho da Ferrari só cai; Mercedes segue dominante, com vitória de Hamilton

Na manhã de ontem (30), aconteceu o tão tradicional e aguardado GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. Um circuito que faz parte do calendário da F1 desde seus primórdios, costuma ser sempre repleto de ultrapassagens e muita emoção, mas não foi exatamente o que aconteceu na corrida de ontem.

Hamilton
Hamilton subindo a famosa curva de Spa, a Eau Rouge. | Foto: Vavel.com.

Destaques do GP em Spa

O destaque positivo dos treinos e da classificação foi, sem dúvida, nenhuma a Renault, que costuma ter um desempenho melhor em pistas de alta velocidade, porém, nesse fim de semana a equipe foi, de fato, muito bem. Nos treinos, tanto Daniel Ricciardo quanto Esteban Ocon figuraram entre os primeiros no grid, e isso se manteve na classificação. Como de costume, as Mercedes mantiveram seu domínio, com Hamilton em primeiro e Bottas em segundo, Max Verstappen também manteve seu ótimo desempenho e largou em 3º. E a surpresa positiva, as Renaults largaram em 4º, com Ricciardo, e em 6º, com Ocon.

Agora, o destaque (muito) negativo do fim de semana: o desempenho da Ferrari. Desde os treinos livres, o carro da escuderia italiana demonstrava que seria um longo fim de semana de corrida. No treino livre 1, Leclerc e Vettel ficaram em 14º e 15º, no treino livre 2, Leclerc ficou em 15º e Vettel em 17º e, no treino livre 3, o monegasco ficou em 17º, enquanto o alemão foi o último colocado. Com esses resultados, já era de se esperar um desempenho pífio da Ferrari, e na classificação não foi diferente. Um carro que não tem potência e, ao mesmo tempo, não tem aerodinâmica, não foi capaz de passar para o Q3. Nenhum dos dois carros. Leclerc classificou em 13º, e Vettel, em 14º.

O fim de semana na Bélgica também foi marcado por muita comoção e homenagens a Anthoine Hubert, jovem piloto francês da Fórmula 2 que perdeu sua vida no ano passado em um acidente justamente na prova belga, em batida assustadora envolvendo o equatoriano Juan Manoel Correa. Uma das imagens que rodaram a internet e emocionaram muitos fãs do automobilismo, foi a imagem de Pierre Gasly, piloto da AlphaTauri e muito amigo de Anthoine, se ajoelhando no local do acidente e colocando flores para o amigo que nos deixou há quase um ano.

Pierre Gasly
A homenagem de Pierre Gasly a Anthoine Hubert. | Foto: ge.

Com muita emoção fora da pista, faltou dentro da pista. No domingo, apenas 19 carros largaram em Spa, pois Carlos Sainz, da McLaren, teve um problema na Unidade de Potência de seu carro, e sequer conseguiu largar.

As luzes se apagaram e três pilotos se destacaram na largada: Max Verstappen, Daniel Ricciardo e Charles Leclerc. O holandês e o australiano travaram uma bela disputa nas primeiras curvas do circuito, mas o piloto da Red Bull conseguiu segurar a 3ª posição. Charles Leclerc, mesmo guiando um carro horrível, conseguiu pular 5 posições na largada e dar alegria para sua fervorosa torcida, mas a alegria durou pouco e em questão de poucas voltas, Leclerc já tinha sido ultrapassado e perdido as posições que ganhou.

largada em Spa
A largada em Spa. | Foto: ge.

Na 11ª volta, o momento mais tenso de toda a corrida. Uma batida envolvendo Antonio Giovinnazi e George Russell deixou todos estáticos em frente à televisão, mas, após alguns segundos, ambos saíram dos carros ilesos. A roda de Giovinazzi se desprendeu após ele rodar sozinho e bater, e acabou acertando o carro de Russell, que disse que a presença do Halo no carro (estrutura acima do cockpit para proteger o piloto) o deixou muito mais seguro, e que sem ele, o acidente poderia ter sido muito pior.

fórmula 1
Acidente de Giovinnazzi e Russell. | Foto: F1 YouTube Channel.

A corrida foi pouco movimentada, mas uma cena “carimbou” o passaporte da Ferrari para o pelotão intermediário deste ano. Sebastian Vettel, em determinado ponto da corrida, foi ultrapassado com muita facilidade pela Alfa Romeo, de Kimi Raikkonen, e gerou muita ‘zoação’ na Internet, pelo desempenho terrível da equipe de Maranello.

Outro destaque foi a corrida de Pierre Gasly, em uma prova repleta de emoção para o francês, que pôde homenagear com maestria o seu amigo que partiu no ano passado. Realizou algumas das ultrapassagens mais bonitas da prova, e terminou em 8º após largar em 12º.

Assim como nos treinos, a Renault fez uma grande corrida e garantiu o melhor resultado da equipe no ano, ao terminar na 4ª e 5ª colocação, com Daniel Ricciardo na frente e Esteban Ocon logo atrás.

Destaque de Lewis Hamilton

Como de costume, mais uma corrida perfeita de Lewis Hamilton, que liderou de ponta a ponta e praticamente não foi ameaçado. Bottas ficou em 2º, e Verstappen fechou o pódio. As Ferraris terminaram como começaram, e ficaram em 13º e 14º, atrás da Alfa Romeo, de Kimi Raikkonen, que cruzou a linha de chegada em 12º.

Lewis Hamilton
O pódio da corrida. | Foto: ge.

No campeonato de pilotos, tivemos pouca mudança e o líder isolado segue sendo Lewis Hamilton, com 157 pontos, seguido por Max Verstappen, com 110 pontos, e Valtteri Bottas em 3º, com 107.

No campeonato de construtores, a Mercedes segue dominante, com 264 pontos, seguida pela RBR, com 158, e pela McLaren, com 68. Porém, apenas 9 pontos separam a 3ª colocada da 6ª, que é a Renault, e promete uma briga muito interessante até o final da temporada.

Na sexta-feira, já temos carros na pista novamente, dessa vez, em Monza, na Itália, circuito igualmente tradicional e que promete ser mais divertido do que o fim de semana em Spa. Será que alguém consegue superar a Mercedes? A Renault vai manter o seu bom desempenho? A Ferrari vai fazer tão feio correndo em casa? A partir de sexta, poderemos começar a ter essas respostas, mas o que importa é que tem muito mais da maior categoria do automobilismo ainda por vir.

fórmula 1 Hamilton
Classificação final da prova. | Foto: ge.

______________________________
Por Filipe Saochuk – Fala! PUC

Tags mais acessadas