Hospedar-se em Cuba é uma imersão
Menu & Busca
Hospedar-se em Cuba é uma imersão

Hospedar-se em Cuba é uma imersão

Home > Lifestyle > Viagens > Hospedar-se em Cuba é uma imersão

Se você já pensou em conhecer Cuba, com certeza deve ter pesquisado sobre as suas acomodações. Afinal, depois de comprar as passagens, reservar os hotéis é a segunda maior preocupação. Hoje, não é mais necessário buscar agências de turismo para este tipo de serviço, e existem opções mais em conta como os hostels. Já na ilha cubana, as casas de família ou também chamadas de casas particulares são opções economicamente viáveis.

purple sedan on road near building during day
Havana

O Estado começou a permitir que cubanos hospedassem turistas em suas casas como uma nova fonte de renda. Mas não é tão fácil assim: todos os estabelecimentos devem ter licença para o seu funcionamento e uma pequena taxa fica destinada ao governo. O Hostal Peregrino foi um dos primeiros a ser aberto no país quando houve a permissão.

Como o dinheiro dos turistas (CUC) é diferente do dinheiro dos moradores (CUP) e acaba valendo mais, é importante que os nativos tenham contato com esta moeda para terem condições melhores de vida, e nós, turistas, podemos contribuir com isso.

Outro detalhe para quem tem a intenção de um dia conhecer o local é se atentar ao uso do Airbnb. Esta plataforma, que para nós parece ser a melhor opção, pode prejudicar a economia local. As famílias mais tradicionais que têm pouco ou zero acesso à internet não podem fazer uso deste sistema e as que têm acesso acabam cobrando preços mais altos, que pela credibilidade e facilidade acabam sendo aceitos.

pathway near open cottage at daytime
Cuba

Em relação à arquitetura e à decoração, não existe um padrão entre as construções. As casas em Havana Vieja aparentam ser mais velhas, é uma característica predominante. Também é possível encontrar casarões ao caminhar por este centro histórico. Os móveis acompanham o estilo mais antiquado e as refeições, como o café da manhã, são oferecidas por aproximadamente 5 CUC’s.

Entretanto, além da economia que você terá, presenciar o dia a dia de uma família cubana; sentir-se em casa, acolhido e aconchegante e conhecer a história por meio de longas conversas farão da sua viagem uma verdadeira imersão!

Por: Izadora Del Bianco (@izadbr)

0 Comentários

Tags mais acessadas