Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
O que você precisa saber sobre o Economíadas

História do Econo

O Economíadas é o jogo universitário das faculdades de Economia e Administração de São Paulo. Organizado pela LAACE (Liga Atlética Acadêmica de Ciências Econômicas), teve sua primeira edição em 1991 em Bauru e contou com a participação de sete faculdades: Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mackenzie, USP, UNICAMP, ITE Bauru e IMES São Caetano.

Somente 3 dessas participam até hoje: FGV, Mackenzie e PUC-SP. No entanto, o Econo agora conta com a participação de outras 3 faculdades, sendo elas a ESPM, o Insper e a FECAP.

O evento é realizado anualmente em cidades diversas do estado de São Paulo, sendo que, em 2019, a sede será Bauru pelo segundo ano consecutivo. O Econo acontece no feriado de Corpus Christi e são competidas 16 modalidades de esporte diferentes que contam para a pontuação geral.

Atualmente, para alcançar o 1º lugar no Econo, as universidades disputam Vôlei, Tênis de Mesa, Tênis de Campo, Handebol, Futsal e Basquete, todos feminino e masculino e Rugby, Judô, Jiu Jitsu e Futebol de Campo, apenas masculino.

Alguns esportes, como o Rugby, têm competição feminina também, mas não contam para a pontuação geral pois nem todas as faculdades possuem times para entrar no jogo.

Quem já ganhou o Econo?

Na tabela, confira quem são os ganhadores do Economíadas.

Curiosidades

Mackenzie no Econo

A Mackenzie é a maior ganhadora do Econo, com 21 vitórias contabilizadas. Ela foi a única ganhadora durante os 15 primeiros anos dos jogos!

ESPM x Mack

O Econo de 2016 foi levado pelo Mackenzie, mas tem quem discorde. A ESPM já estava comemorando a vitória, era só o Mack perder o jogo de tênis para a FGV que a vitória espmiana estava garantida. Mas, de acordo com os alunos da ESPM, a GV entregou o jogo para o Mackenzie. A ESPM não perdoa esse Economíadas, e até se declara tricampeã.

Cidade sede campeã

Americana é a cidade que sediou o Econo por mais vezes. Ela foi sede 5 vezes, das quais 4 o Mackenzie foi campeão. Seguido de Americana, estão Bauru, Avaré, Guaratinguetá e Araraquara, que sediaram o Economíadas 3 vezes.

Novidade do ano

Esse ano, é a primeira vez que Fecap, Insper, FEA PUC e ESPM se unem para fazer uma única tenda. E a atração é Henrique e Diego! Se você é de uma dessas quatro faculdades, não deixe de conferir!