Home / Colunas / A Arquitetura da Hamburgueria Inspirada no Universo Harry Potter

A Arquitetura da Hamburgueria Inspirada no Universo Harry Potter

Texto por Jonas Alves dos Santos Costa

Fotos por Shura

Localizado na Rua Desembargador do Vale, número 836, no bairro de Perdizes, está a Hamburgueria temática mais mágica da cidade de São Paulo, O Vassoura Quebrada.

O projeto consiste em uma tematização baseada nas histórias de magia e bruxaria, apresentadas para nós através da cultura pop dos últimos anos. De maneira que esta tematização, seja o ponto de partida para a criação de uma nova história, tão magica e deliciosa quanto as que presenciamos nos livros, cinema e quadrinhos.

Como estamos falando de ambientes temáticos, logo a preocupação em relação à imersão surge, afinal muitos elementos decorativos poderiam deturpar a experiência do usuário do Vassoura Quebrada; Sendo assim, a tematização se inicia de uma maneira sutil com uma fachada que referencia às casas coloniais do Sec. X da Europa Medieval, causando assim um primeiro e leve contato aos olhos, não apenas do usuário, mas também do transeunte.

Ao adentrar, passa-se por um hall de entrada que frisa a tematização proposta, através de uma brincadeira entre luz e trevas, onde temos este ambiente com um tom de luminosidade mais baixa e logo à frente, damos de cara com o Bar e sua iluminação extremamente convidativa.

O bar é sem sombra de dúvidas um ambiente que surpreende o usuário por conta de sua ambientação, que faz uma referência direta às tabernas medievais, através da proposta de iluminação feita com arandelas e alguns pendentes; Sua decoração é composta por uma parede repleta de poções, garrafas, vasos com asas de morcego, plantas e raízes transpassando pele forro – que na verdade é o piso em madeira do pavimento superior – , quadros e livros dando assim início à experiência de estar em um ambiente magico dentro de um universo não magico.

O bar não se faz importante apenas pelo fato de enfatizar a tematização do projeto, mas também, porque é um ambiente de inclusão destinado aos usuários PNE, onde estes não irão sentir-se deixados de lado ou esquecidos. O bar conta com uma mesa destinada à este usuário tão importante e especial que a casa faz questão de receber.

Ao passar pelo bar, mais uma vez brinco com luz e trevas, fazendo com que entremos em um hall de passagem que leva para três caminhos distintos. O primeiro é ao banheiro PNE, o segundo para a cozinha e o terceiro para as escadas que levam aos salões do andar superior.

Quando resolvemos subir para os salões, nos deparamos com uma escada em madeira, cercada pela escuridão; Contudo ao pisar nos primeiros degraus, o usuário, se depara com um ambiente tão mágico e encantador quanto o bar. Na escadaria estão dispostos diversos quadros, iluminados por algumas arandelas e um grande lustre que desenha de maneira quase que artística, sombras por essa transposição vertical tão emblemática e importante para o projeto.

Já no pavimento superior temos o ápice da experiência que é comer no Vassoura Quebrada. Dois salões pequenos, mas que se fazem enormes por conta do conforto e aconchego, justamente contemplados em espaços pequenos e adaptáveis como estes. Ambos seguem a ideia de luz e trevas, sendo iluminados apenas por arandelas em alguns pontos e iluminação focal feita por pendentes nas mesas.

A ambientação se faz completa para o usuário pelo fato de serem ambientes menores que permitem um melhor controle da imersão. Nas paredes, rasgos revelam a história do imóvel através dos tijolos originais da construção que são acompanhados por livros, quadros tortos, caldeirões, vassouras e cálices; E ao olhar para o forro, nos deparamos com um telhado antigo e suas estruturas em madeira à vista.

O Vassoura Quebrada foi pensado para ser um lugar que traz grandes referencias e nostalgias ao público através da importância do espaço e o uso consciente deste, mas também foi pensado para ser um lugar de criação massiva de histórias de aventura, amizade, amor ,e claro, muita magia e bruxaria.

Confira também

Famosos com Tatuagens Feias

Se você acredita que dinheiro e fama podem livrar as pessoas das atitudes mais estúpidas, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *