Hambúrguer artesanal, caseiro ou vegetal: Conheça todos os tipos! Hambúrguer artesanal, caseiro ou vegetal: Conheça todos os tipos!
Menu & Busca
Hambúrguer artesanal, caseiro ou vegetal: Conheça todos os tipos!

Hambúrguer artesanal, caseiro ou vegetal: Conheça todos os tipos!

Home > Entretenimento > Cultura > Hambúrguer artesanal, caseiro ou vegetal: Conheça todos os tipos!

O hambúrguer artesanal dominou a vidas dos paulistas, que se entregaram ao delicioso sanduíche de carne moída (em sua maioria de carne bovina) com os mais diversos acompanhamentos, como queijo, bacon, alface, tomate e variados tipos de molho. 

burguer hamburguer artesanal
Hambúrgueres: Conheça os tipos mais famosos desse clássico. | Foto: Freepik.

Origem do hambúrguer

O corte que conhecemos como hambúrguer surgiu no final do século XIII, ao Leste Europeu, em algumas aldeias onde costumavam moer as carnes mais duras para comer e dar aos animais. Foi na Alemanha, mais especificamente em Hamburgo, que um sanduíche foi montado, dando o formato que conhecemos atualmente.

Atualmente, existem diversos tipos de hambúrgueres, servidos em diversas lanchonetes e hamburguerias e que atendem a todos os gostos. Conheça, a seguir, os mais populares e suas diferenças. 

Tipos de hambúrguer

Hambúrguer artesanal

A ideia migrou para os Estados Unidos, que popularizaram os hambúrgueres como uma comida rápida e saborosa, dando origem aos famigerados fast-foods. Porém, o alimento ganhou novas maneiras de ser produzido e comercializado, o que oferece às carnes e ao pão maior qualidade na hora do preparo.

Quando pensamos em algo artesanal, é tudo aquilo que é feito manualmente, todas as suas etapas são produzidas por uma pessoa. Pois então, os hambúrgueres artesanais nada mais são aqueles feito manualmente.

Desde o pão até a carne, tudo foi produzido por aqueles que preparam o alimento. Quando compramos, ele é algo artesanal produzido por outro, já quando preparamos, ele é artesanal e caseiro, o que remete ser feito em casa por nossas próprias mãos.

Este tipo de hambúrguer é confundido por diversas vezes com os hambúrgueres gourmet, mas a diferença é bem simples. A chamada cozinha gourmet possui uma seleção de ingredientes, em sua maioria nobres. São eles que diferem a carne, pão e acompanhamentos do sanduíche, feitos com alimentos mais diferenciados, como queijos menos populares, molhos com ingredientes exóticos e carnes nobres.

O hambúrguer artesanal não possui esta seleção dos ingredientes, mas isso não significa que não sejam utilizados em seu preparo produtos de qualidade. Ele tem muito mais sabor do que os que são encontrados em fast-foods, e é uma boa pedida para as sextas à noite e finais de semana.

Hambúrguer caseiro

Como já foi comentado, o hambúrguer caseiro é uma espécie de artesanal. Em casa, preparamos todos os processos deste sanduíche e escolhemos os ingredientes. Quando selecionados produtos de qualidade, produzi-lo fica bem mais fácil.

Ele é feito por nossas mãos, em uma cozinha pouco profissional e com nossos conhecimentos. Quando pensamos em um hambúrguer apenas artesanal, estamos comprando de um terceiro que produziu todo o lanche do zero, enquanto você apenas pagou por aquele serviço.

Hambúrguer vegetal

O hambúrguer vegetal é a melhor pedida para os amantes de um bom lanche, mas que deixaram de consumir produtos de origem animal. Ele é a substituição da carne por um preparado proteico, que irá imitar a textura, aroma e sabor de um hambúrguer convencional, com misturas vegetais compostas por soja, grão de bico, ervilhas, entre outros grãos.

Além disso, condimentos são adicionados para acrescentar sabor e, até mesmo a textura, como beterrabas, alho, cebola, entre outros. O que torna esse hambúrguer delicioso ainda é um segredo. Nem os grandes nem os pequenos produtores revelam a maneira que é feita a carne de vegetais, mais precisamente o que a torna tão saborosa e similar à carne de animais. 

Hambúrgueres vegano e vegetariano

Na montagem do sanduíche pode-se utilizar qualquer ingrediente desejado, seja ele de origem animal ou não. Normalmente o hambúrguer vegano é feito com “carne” vegetal e com condimentos também de origem vegetal, como queijos veganos, molhos sem ingredientes de origem animal, e salada.

Já o hambúrguer vegetariano pode conter algum alimento de origem animal, como o queijo e o ovo, apesar de não ser muito comum. Vale lembrar que esta opção é para todos, ou seja, tanto os adeptos ao consumo de carne quanto aqueles que deixaram de consumir produtos de origem animal. 

hamburguer carne
Existem muitos tipos de hambúrguer, para agradar a todos os gostos. | Foto: Reprodução / Instagram @souzahfabio.

Quem vem ganhando cada vez mais destaque, no cenário hamburguístico de São Paulo, é o Fábio Souza (Binho), Chef da Cozinha Itinerante. Ele desenvolveu o KIT Burger, uma combinação dos principais ingredientes, para o cliente ter a experiencia de assar e montar um lanche artesanal em sua casa.

Fábio oferece diversos kits, com as combinações mais tradicionais como o Cheese Burger e Cheese Bacon e também os lanches autorais Toscana Bacon, Sweet Chilli e Romeu&Julieta. Em seu Instagram, o chef mostra o passo a passo de como preparar e montar o seu burger. Oferece sugestões de molhos e acompanhamentos para turbinar a sua hamburgada em casa.

Fabio Souza iniciou sua carreira na hamburgueria Estella Burger, aperfeiçoando as suas técnicas de churrasco com Netão (Bom Beef) e a ciência da carne com Roberto Bocabello (OssoBoca). Binho também participou de eventos de churrasco como o Bárbaros BBQ ao lado de Cassiano Rubi (Lolla Meets Fire). Para conhecer mais o trabalho de Fabio, siga as redes sociais @souzahfabio e Fábio Souza Eventos.

_________________________________
Por Luiza Nascimento Lopes – Fala!PUC

Tags mais acessadas