Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Guia de Sobrevivência para os bixos

Guia de Sobrevivência para os bixos

Por Bianca Dias, Fernanda Ming e Gabriela Henrique – Fala! Anhembi


Dicas para sua Vida Universitária

Os anos na faculdade podem ser a melhor fase da sua vida, com muita festa, curtição, novas amizades e novas experiências, mas vá com calma: sobreviver à faculdade ainda é a regra número 1. Então, para a saúde e bem estar dos calouros, trouxemos um guia para te ajudar a chegar inteiro no final da faculdade.


  • Participe do trote

O trote é um dos eventos mais divertidos e tradicionais do mundo universitário, uma das formas mais fáceis de conhecer as pessoas do seu curso e, para os calouros, oportunidade de fazer amizades com a nova turma. Além disso, é interessante ter contato com veteranos. Eles podem ser ótimos orientadores durante o curso, então converse com eles também!

  • Ouça e converse com os professores

Preste atenção nas inúmeras dicas de seus professores durante o semestre, elas ajudam a passar pelo seu curso de forma mais simples e ajudarão também na sua vida profissional. Converse com seus professores sobre ideias de pesquisas e pontos de vista diante dos assuntos discutidos em sala de aula. Leia as indicações de livros e assista às apresentações recomendadas por eles. Lembre-se, seu professor é um profissional experiente da sua área, então usufrua desse conhecimento, anote o e-mail dele e troque ideias!
[read more=”Leia Mais” less=””]
Sempre que o professor der o e-mail dele, ANOTE.

Pode parecer óbvio, mas o e-mail do professor é muito importante. Apesar do sistema da faculdade disponibilizar um canal de comunicação entre você e seu professor, o e-mail que ele passa na sala de aula é o caminho mais fácil de obter contato com ele. Deixe anotado e guarde porque será muito útil durante todo o semestre.

  • Os professores observam tudo.

Quando dizem que a faculdade abre portas e que bons contatos fazem a diferença, estão dizendo a verdade. Ser um bom aluno, mostrar dedicação e se esforçar conta demais no olhar de um professor. Esses fatores fazem com que o professor reconheça seu potencial, e talvez possa abrir portas, tanto no mundo acadêmico quanto no profissional.

  • Tire ótimas notas nas primeiras provas.

Notas boas tem que ser mantidas o ano todo, #fato, mas garantir uma boa nota na primeira prova faz com que o final do semestre não seja aquele caos: cheio de trabalhos, de provas e estresse.

  • Faça TODOS os trabalhos o quanto antes possível.

Na faculdade, a quantidade de trabalhos aumenta bastante em relação ao ensino médio. Então tente não atrasar os trabalhos, mantenha sempre uma meta de entrega. Tente conciliar as datas. E esqueça a história de papel almaço e feito à mão, na faculdade separe as economias porque os trabalhos são os mais diversos possíveis desde o mais prático até o impresso.

  • Your new bff: Xerox

Quando dizem que o lugar onde você mais gasta dinheiro na faculdade é o xerox, isso não é uma mentira. Na maioria das vezes, os docentes costumam passar muitos livros, PDFs, matérias para ler e trazer em sala de aula. Então acostume-se, pelo menos uma vez por semestre você vai precisar tirar xerox.


  • Converse com todos da sala de aula

É na faculdade onde os contatos profissionais se iniciam, começam desde trabalhos até a própria sala de aula. Todos os alunos podem se tornar futuros contatos para sua vida acadêmica e profissional.

  • Participe dos eventos da faculdade

Eventos é algo que não faltará durante sua vida acadêmica. Participe do maior número possível de eventos da faculdade, inclusive o JUCA (jogos universitários de comunicação e artes) e das atléticas. Você não vai se arrepender de participar desses eventos, pode ter certeza!


  • Não estude na véspera da prova

Essa dica pode até ser “clichê”, mas não quer dizer que você deve deixar de lado. Quando chegamos na faculdade, ficamos deslumbrados com tanta novidade e acabamos nos esquecendo daquilo que é importante: os estudos. Então se organize. Monte uma tabelinha organizando os dias e as matérias que você vai estudar, depois faça resumos, que vão te ajudar, com certeza, quando as provas estiverem próximas. Isso vai te ajudar muito a estudar com calma e não ficar nervoso na hora das provas. Fica dica!

  • Esteja aberto à novas amizades

Essa é uma das dicas mais importantes do Guia de Sobrevivência, já que essas amizades vão estar com você na hora de fazer trabalhos, provas e muitas outras coisas durante todos os anos do seu curso e, além disso, você pode criar laços que podem durar para sua vida inteira.

  • Se tiver dúvidas, pergunte!

Quando estiver nas aulas, não deixe de tirar dúvidas com o seu professor ou até com os seus colegas caso não tenha entendido alguma coisa. Não tenha medo de perguntar e mergulhe de cabeça nas aulas e nos estudos.

  • Deixe o bar pra sexta feira. Ou pelo menos tente.

Eu sei que é uma perdição e que agora as coisas são um pouco diferentes, porque você tem uma liberdade que você não tinha tanto antes, mas dá uma segurada. Leve a sério os estudos e deixe a sexta feira para se divertir no bar com seus amigos, ou seja, permaneça focado. Você não vai se arrepender.

  • Vista-se para a aula confortavelmente

Uma vestimenta confortável para a aula é um ponto importante, assim, não há distrações como incômodos da roupa ou por estar passando frio ou calor. Escolha uma roupa com a qual sente-se bem para passar o dia e que não precisa da sua atenção.

[/read]

 

Confira também:

Dicas Simples para Melhorar o Inglês

Artistas Brasileiros no Lollapalooza 2018

 

0 Comentários

Tags mais acessadas