O dia internacional da mulher, que é marcado por flores, chocolates e mensagens de afeto, deixou de ser apenas uma data comemorativa e se tornou um dia de luta das mulheres por respeito, espaço e direitos na sociedade machista em que vivemos.
A Praça da Sé, nesta última quarta-feira (8), foi palco para milhares de mulheres que se reuniram com dois principais propósitos: a Greve Internacional das Mulheres e a luta contra a Reforma da Previdência proposta pelo governo do peemedebista, Michel Temer.
A marcha com destino a Câmara Municipal seguiu a partir das 17:00h, com o grupo de manifestantes que contava com mulheres, crianças, e quem mais estivesse apoiando aquela causa.
Além da busca pela permanência de seus direitos, a ação coletiva levou para a rua outras diversas pautas, como o fim da violência machista, a legalização do aborto, a igualdade salarial, a batalha contra o racismo e preconceito aos homossexuais e a indignação com o governo ilegítimo de Michel Temer.
“Aposentadoria fica, Temer sai! Paramos pela vida das mulheres!”
Este foi o lema principal da manifestação.
Milhares de mulheres uniram suas forças e gritaram seus ideais através de marchinhas:
“Nossa luta é todo dia, nosso corpo não é mercadoria”
“Legaliza! O corpo é nosso. É nossa escolha. É pela vida das mulheres!”
“Ê, mulheres, mulheres, libertárias! Ê, Mulheres, mulheres, feministas, revolucionárias”.
Confira todas as fotos:























































O protesto, teve apoio de diversas organizações como Pão e Rosas, Ni Uma Menos, EducaFro, CUT (Sindicato dos Bancários e Financiários de SP), SINPEEM (Sindicato dos Professores em Educação no Ensino Municipal), Juventude Revolução, MST, LBL, Frente de Mulheres Imigrantes e Refugiadas, entre outros .
A garra com que essas mulheres lutaram por seus direitos, deixou registrado que há força e união. Dia 8 de março não será o único dia de luta. Elas não desistirão enquanto não conquistarem o respeito, a igualdade e a justiça.
Por: Ana Amorim – Fala! Anhembi
0 Comentários