Granola sem açúcar ou com? Saiba escolher!
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Granola sem açúcar ou com? Saiba escolher!

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A granola é composta, basicamente, por cereais como aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo, flocos de milho e de arroz. Algumas versões ainda contêm frutas secas e oleaginosas como castanha-de-caju, castanha-do-pará, nozes e amêndoas. E, para que tenha o seu sabor realçado, também pode ser adoçada com açúcar, mel ou outros ingredientes.

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Normalmente ela acompanha iogurte ou leite, mas também pode fazer parte de um bolo funcional, por exemplo. Existem muitas receitas de tortas de banana ou maçã que contemplam o produto. Uma outra forma de consumir é adicionando na salada de frutas.

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Além disso, é importante lembrar das suas versões salgadas, excelentes para incrementar aquela salada do dia a dia. Existem muitas opções com diferentes tipos de tempero como: cebola e alho, bacon, queijo, entre outros.

Granola sem ou com açúcar?

A diferença na tabela nutricional de uma granola com ou sem açúcar está basicamente nas suas calorias totais por porção. Enquanto 30 gramas de granola com açúcar apresenta 126 calorias e 22 g de carboidratos, a mesma quantidade sem açúcar apresenta 116 calorias e uma redução de, aproximadamente, 2 g de carboidrato. Não é muita diferença.

Sendo assim, é importante estar atento à sua lista de ingredientes: prefira as marcas que não tenham açúcar invertido, frutose ou xarope de milho. Aromatizantes e excesso de sódio também podem estar ali para compensar a diminuição da gordura nas versões light, por exemplo, o que não é saudável.

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