Granola sem açúcar ou com? Saiba escolher!

Home > Lifestyle > Saúde > Granola sem açúcar ou com? Saiba escolher!

A granola é composta, basicamente, por cereais como aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo, flocos de milho e de arroz. Algumas versões ainda contêm frutas secas e oleaginosas como castanha-de-caju, castanha-do-pará, nozes e amêndoas. E, para que tenha o seu sabor realçado, também pode ser adoçada com açúcar, mel ou outros ingredientes.

Granola sem açúcar ou com? Saiba escolher!

Normalmente ela acompanha iogurte ou leite, mas também pode fazer parte de um bolo funcional, por exemplo. Existem muitas receitas de tortas de banana ou maçã que contemplam o produto. Uma outra forma de consumir é adicionando na salada de frutas.

Granola sem açúcar ou com? Saiba escolher!

Além disso, é importante lembrar das suas versões salgadas, excelentes para incrementar aquela salada do dia a dia. Existem muitas opções com diferentes tipos de tempero como: cebola e alho, bacon, queijo, entre outros.

Granola sem ou com açúcar?

A diferença na tabela nutricional de uma granola com ou sem açúcar está basicamente nas suas calorias totais por porção. Enquanto 30 gramas de granola com açúcar apresenta 126 calorias e 22 g de carboidratos, a mesma quantidade sem açúcar apresenta 116 calorias e uma redução de, aproximadamente, 2 g de carboidrato. Não é muita diferença.

Sendo assim, é importante estar atento à sua lista de ingredientes: prefira as marcas que não tenham açúcar invertido, frutose ou xarope de milho. Aromatizantes e excesso de sódio também podem estar ali para compensar a diminuição da gordura nas versões light, por exemplo, o que não é saudável.