Menu & Busca
Game of Thrones: entenda como as diferenças entre a série e o livro afetam o final

Game of Thrones: entenda como as diferenças entre a série e o livro afetam o final


As diferenças entre Game of Thrones e Uma Canção de Gelo e Fogo são gritantes. Entenda como o final do livro pode ser diferente da série, seja por causa dos Night Walkers, Daenerys, Bran, Tyrion ou pela falta de elementos e personagens da história original.

Game of Thrones foi concluído com a 8ª temporada. Mas os livros nos quais a série da HBO foi baseada, Uma Canção de Gelo e Fogo, ainda não foram terminados. Então, o quão diferente o final da obra de George R.R. Martin será do que a audiência assistiu em Game of Thrones?

A temporada final de Game of Thrones tem sido fonte de muito debate, com alguns fãs tão decepcionados que até assinaram uma petição exigindo que ela fosse refeita. A HBO, no entanto, parece estar mais do que satisfeita com a conclusão de Game of Thrones, já que o episódio final se tornou a transmissão de série mais assistida da emissora.

Continuação de Game of Thrones

A HBO já tem muitos spinoffs em desenvolvimento, sendo que um deles, The Long Night, terá o episódio piloto filmado ainda esse ano. Mas não ache que, em algum momento, você vai visitar essa época de Westeros novamente: a HBO já anunciou que Game of Thrones nunca terá uma sequência direta. Pelo menos, os fãs vão poder ler mais aventuras dos personagens mais queridos nos livros de Uma Canção de Gelo e Fogo que ainda estão por vir.

George R.R. Martin ainda tem mais dois livros para lançar da série Uma Canção de Gelo e Fogo: Os Ventos do Inverno e Um Sonho de Primavera. Não da para confiar nas datas de lançamento de Matin, já que ele já atrasou a publicação algumas vezes. Mas tudo indica que o primeiro dos dois livros chega em 2020.

No entanto, uma pergunta só vai ser respondida quando eles forem lidos: o quão diferente o final do livro vai ser do final da série? Game of Thrones fez mudanças severas e notáveis para a adaptação. Por isso, é impossível que os finais sejam exatamente os mesmos.

8ª temporada VS Final dos livros

As diferenças entre a série e o livro começaram a acontecer muito antes do início da última temporada de Game of Thrones. Matin referiu a isso como “efeito borboleta”, porque as mudanças que pareciam menores em um primeiro momento afetavam significativamente o decorrer da história, distanciando ainda mais os desfechos das obras.

Para começar, alguns personagens que morreram na série ainda estão vivos nos livros. Sor Barristan Selmy, por exemplo, não morreu e é quem supervisiona Meereen na ausência de Daenerys, não Tyrion. Melisandre não queima Mance Rayder e, no lugar, ele é enviado para se infiltrar na Winterfell controlada por Bolton.

Estes personagens, mesmo que não sendo protagonistas, desenvolvem um papel muito importante nos livros. Por mais que seja possível que, eventualmente, eles morram nos livros, a presença deles já afetou a narrativa, mesmo que o final acabe por ser similar.

Além disso, existem parcelas grandes dos livros que foram ignoradas completamente ou condensadas para abrir ala à uma narrativa alternativa para Game of Thrones. Principalmente envolvendo Dorne. Na série, tudo acaba agregando questões pessoais entre os Sand Snakes e Cersei, mas, nos livros, o Dornish envolve alianças entre dois invasores Targaryen. Outros elementos faltaram na série e algumas funções foram transferidas entre os personagens na adaptação.

Como mencionado anteriormente, muitos personagens de Uma Canção de Gelo e Fogo nem apareceram em Game of Thrones: Quentyn Martell, Victarion Greyjoy, Willas Tyrell, Patchface, Edric Storm e Penny são só alguns deles.

Na maioria dos casos, esses cortes funcionam bem em adaptações, mas criam uma disparidade ainda maior entre as duas versões da história. Remover personagens como Arianne Martell, uma força líder no Dorne que primeiro desafia seu pai e depois cai nos seus esquemas muda a história fundamentalmente.

Esses são apenas alguns exemplos do quão vasta é a diferença entre Game of Thrones e Uma Canção de Gelo e Fogo quando falamos de detalhes. E, certamente, essas pequenas coisas vão refletir no final dos livros.

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas