Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Game of Thrones: por que Jon Snow foi para (…) ?

Cuidado, Spoilers

Para a surpresa de muitos, Game of Thrones não terminou com Jon Snow no Trono de Ferro, mas com a volta dele à Patrulha da Noite como punição por matar Daenerys Targaryen. É um desfecho que faz com que a história de Jon dê uma volta completa, já que Game of Thrones começa com o bastardo da família Stark escolhendo vestir o negro e indo à Muralha com a ambição de proteger o reino. Contudo, Os White Walkers já foram combatidos, a Muralha já foi comprometida e os Patrulheiros da Noite praticamente erradicados, então vestir o negro não tem mais o mesmo significado que antes.

Mandar Jon para a Muralha foi um acordo. Como Tyrion explicou, tanto entregar Jon aos Imaculados quanto deixá-lo livre daria início a uma guerra. Jon continuava sem vontade de governar Westeros, então a punição escolhida foi perfeita para ele. Ele deu as costas à herança Targaryen e ao Trono de Ferro e, no lugar, voltou para o Norte, onde sempre pareceu se sentir mais confortável. Como Tormund disse a ele na última vez que partiram, “O Norte está com você”.

Quando chegou ao Castelo Negro, Jon encontrou Tormund, Ghost e os Wildings esperando por ele. Fica claro que inspecionar a Muralha deixou de ser um trabalho importante, então Jon decidiu se arriscar no norte da Muralha com seus companheiros. Com o fim dos White Walkers e sem Patrulheiros cuidando da Muralha, as extensões geladas são um lugar mais seguro para o Povo Livre viver. É possível que Jon estabeleça um novo reino como o novo Rei Depois da Muralha. No entanto, como não vai ter uma 9ª temporada de Game of Thrones, nunca teremos certeza disso.

O que é poético a respeito da cena final Game of Thrones é como reflete a primeira cena do episódio piloto. A série começa com os três irmãos da Patrulha da Noite abrindo o portão do Castelo Negro e seguindo para o norte pela floresta, introduzindo a audiência aos White Walkers pela primeira vez. O desfecho do último episódio também é assim, exceto que, dessa vez, é Jon quem sai para explorar e não é mais preciso temer os mortos.

Jon não é o único que começa a própria jornada no final da série, já que Drogon voou para o leste com o corpo de Daenerys, Grey Worm levou o exército Imaculado para Naath e Arya decidiu explorar o oeste de Westeros. Seria possível fazer meia dúzia de sequências do show explorando o que acontece com cada um dos personagens, mas talvez seja melhor deixar a criatividade por conta dos fãs.