Futebol: Supercopa do Brasil, análise sobre os times e temporada 2022
Menu & Busca
Futebol: Supercopa do Brasil, análise sobre os times e temporada 2022

Futebol: Supercopa do Brasil, análise sobre os times e temporada 2022

Home > Notícias > Esporte > Futebol: Supercopa do Brasil, análise sobre os times e temporada 2022

A final da Supercopa do Brasil agita o início da temporada do futebol nacional e dá indícios de que este será mais um ano de muitas emoções para os apaixonados pelo esporte da massa.

Atlético-MG e Flamengo fizeram o grande jogo que definiu o supercampeão do Brasil na temporada 2021 e prometem muita qualidade nos próximos meses. Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores da América. Quem será o campeão ao final de cada competição? Vamos descobrir juntos!

Futebol
Godín e Bruno Henrique na final da Supercopa do Brasil. | Foto: Reprodução

A final da Supercopa do Brasil

Aconteceu, no último dia 20 de fevereiro, a final da Supercopa do Brasil. Frente a frente, estavam Atlético-MG e Flamengo. O Galo, vencedor da Copa do Brasil e do Brasileirão, e o Flamengo, vice-campeão brasileiro, duelaram para definir quem seria o grande campeão do ano. 

Em campo, os grandes destaques da temporada passada: Hulk, artilheiro do Brasileirão, com 19 gols, Nacho Fernández, Keno, Guilherme Arana, Éverson, o elenco que conquistou o Brasil em 2021.  E no banco de reservas, comandando a equipe, o novo técnico argentino Antonio Mohamed. Do outro lado, Gabigol e companhia, sob o comando de Paulo Sousa, português também recém-chegado. Dois treinadores novatos, estrangeiros, mas com equipes já consolidadas. 

Em jogo estava a primeira conquista para ambos. O Flamengo defendia o bicampeonato e o Atlético, o título inédito para consolidar ainda mais a força do atual elenco. O jogo foi intenso o tempo todo. Em busca do gol, os times foram pro ataque. Mas o primeiro gol só saiu aos 41’ com Nacho Fernández. Em finalização de Guilherme Arana, Hugo deu o rebote e Nacho empurrou para o fundo das redes. 

A recuperação flamenguista veio apenas na segunda etapa. Aos 10’, Bruno Henrique cabeceou, Éverson defendeu e no rebote do goleiro, Gabigol finalizou e empatou a partida. Tudo igual em Cuiabá(o jogo aconteceu na Arena da Baixada). E a virada saiu aos 18’ . Em contra-ataque, Lázaro encontrou Bruno Henrique livre na área. O atacante apenas deu uma cavadinha por cima de Éverson para decretar a virada. Mas o Galo não se abateu e o empate veio com ele: o melhor jogador do elenco atleticano. Hulk recebeu de Vargas, ajeitou e chutou forte para estufar as redes. 

Assim finalizou no tempo regulamentar e a decisão foi para os pênaltis. Foi eletrizante. Nas cinco primeiras cobranças, todas convertidas para os dois lados. Nas cobranças alternadas, Guga parou em Hugo. Arão não passou por Éverson. Jair marcou para o Atlético e João Gomes para o rubro negro. O goleiro alvinegro foi para a cobrança e isolou. O Mengão tinha a chance de acabar com o jogo e se sagrar campeão. Mas o paredão atleticano se redimiu.

Na cobrança de Matheuzinho, defesa do goleiro. Na sequência, Nathan converteu mais uma. Léo Pereira também não desperdiçou. Fabrício Bruno e Hugo Souza isolaram o Flamengo. Godín e Mariano também erraram o alvo. Após todos os 11 terem batido, coube a Hulk o decisivo. Foi pra bola e não errou. Do lado Flamenguista, Vitinho parou em Éverson e assim finalizou: 8 a 7, Atlético-MG campeão da Supercopa do Brasil.

A temporada de futebol 2022

A temporada do futebol 2022 será marcada pela realização da Copa do Mundo do Qatar, que será realizada apenas no final do ano, entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro, tendo em vista o clima quente e as altas temperaturas no verão do país árabe, o torneio foi remanejado para os últimos meses do ano, época em que o clima é mais ameno na região. 

Mas até lá, tem muito pra acontecer. Os principais torneios do calendário vão rolar normalmente e para enfrentá-los, os clubes brasileiros investiram em novas contratações, reorganização de elenco para brigar por mais títulos em 2022 e os atletas buscam se destacar para conseguir uma vaga na seleção brasileira.

Além dos times já citados, pode-se destacar também o Palmeiras, atual bicampeão da Libertadores da América e vice-campeão do Mundial de Clubes da Fifa, o Corinthians, que trouxe jogadores experientes, demitiu Sylvinho e contratou o técnico português Vítor Pereira. Atlético, que vem figurando sempre entre os principais competidores do país. Não esquecendo também de Fortaleza e Ceará, em forte ascensão no futebol brasileiro. O Leão do Pici vai disputar a Copa Libertadores pela primeira vez em 2022 e o Vozão estará na Sul-Americana pelo segundo ano seguido. Na temporada anterior, acabou não passando da primeira fase. 

O RB Bragantino também merece destaque. Finalista da Sul-Americana em 2021, e sexto colocado no Brasileirão, disputará também pela primeira vez a competição continental. Vai muito bem no Paulistão e chega para mais uma temporada em busca da consolidação entre os grandes do nosso futebol. São Paulo, Santos, Internacional e Fluminense buscam reformular-se para chegar mais longe nas competições.

Estes clubes, juntamente com Flamengo e Atlético-MG farão uma super temporada.

Acompanhemos!

_________________________________
Por Franklin Rocha – Fala Universidade Anhanguera! 

Tags mais acessadas