Frio pode ajudar a emagrecer rápido e com saúde? Saiba mais!
Menu & Busca
Frio pode ajudar a emagrecer rápido e com saúde? Saiba mais!

Frio pode ajudar a emagrecer rápido e com saúde? Saiba mais!

Home > Lifestyle > Saúde > Frio pode ajudar a emagrecer rápido e com saúde? Saiba mais!

Por mais que pareça uma tarefa difícil, é possível emagrecer no frio. Seja no inverno ou no verão, a junção de uma alimentação saudável com uma rotina de exercícios físicos pode resultar na perda de peso. Sendo assim, não há um impedimento propriamente dito para o emagrecimento em estações mais frias. No entanto, a oferta de alimentos mais calóricos pode ser um grande desafio para muitos.

Chocolate quente, massas e fondue são algumas das tentações de épocas mais frias. Por outro lado, há alimentos tão saborosos quanto esses e que são mais nutritivos. Dessa forma, a seguir, entenda como o frio pode ajudar a emagrecer. Além disso, saiba como perder peso de maneira rápida e com saúde.

emagrecer
Frio pode ajudar a emagrecer rápido e com saúde? Saiba mais! | Foto: Montagem/Reprodução.

É verdade que frio emagrece?

Apesar de muitos acreditarem que o frio emagrece, na prática, não há estudos que comprovem a hipótese. No entanto, uma coisa é certa: em temperaturas inferiores a 23ºC, o corpo aumenta seu gasto energético. Mas como e por que isso acontece?

Para manter a temperatura próxima a 37ºC, o corpo realiza diversas atividades. Sendo assim, além de passar por um processo interno de termorregulação, há estímulos que tentam manter a temperatura do corpo. Dessa forma, destacam-se os tremores, a vasoconstrição e nota-se que a pele fica arrepiada – ação denominada piloereção.

Esses processos ocorrem para que o indivíduo mantenha-se vivo, para evitar que tenha problemas em decorrência do frio. No caso de hipotermia, quando a temperatura corporal fica abaixo de 35ºC, o corpo perde mais calor do que gera. Dessa maneira, em situações graves e de extremo frio, o organismo pode parar e levar o indivíduo à morte. Por isso, é importante que, em circunstâncias assim, procure-se locais aquecidos e agasalhos que supram o frio.

Frio é a melhor época para emagrecer?

Algumas pessoas acreditam que o inverno e o outono, estações de clima frio, são as épocas do ano mais difíceis de emagrecer ou manter uma dieta. Por outro lado, a nutricionista Vivian Goldberger afirma que isso não é verdade. “Quando a temperatura ambiente abaixa, o metabolismo fica mais acelerado, porque o corpo precisa gastar mais energia para manter a temperatura interna. Por isso, é mais fácil emagrecer no frio do que no calor.”

Contudo, o emagrecimento só é viável se a pessoa mantiver uma alimentação saudável no período. Sendo assim, verduras, legumes e frutas são ótimas opções. Para aqueles que sentem mais frio, uma alternativa é fazer o cozimento desses alimentos. Portanto, ficarão “quentinhos” e serão uma sugestão saudável de cardápio. Caldos e sopas também são grandes apostas, desde que não sejam feitos a partir de industrializados e alimentos ricos em sódio.

Como emagrecer rápido

Não há uma receita mágica que mostre como emagrecer rápido e com saúde. Entretanto, alguns hábitos podem cooperar para um emagrecimento saudável. Beber quantidade suficiente de água – em média, 2 litros por dia -, praticar atividades físicas e ingerir alimentos ricos em proteínas e nutrientes são alguns dos passos simples que podem ajudar no processo.

Vale ressaltar que calcular a quantidade de comida, não ficar longos períodos sem comer e ter boas noites de sono também são grandes aliados na hora de emagrecer. Ademais, é importante reforçar que a pessoa que almeja seguir uma dieta de emagrecimento, tenha acompanhamento médico ou de outros especialistas da saúde, como educadores físicos e nutricionistas. Assim, poderá chegar ao resultado que deseja de forma rápida e com saúde.

__________________________________
Por Isabela Cagliari – Redação Fala!

Tags mais acessadas