Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Os movimentos feministas em fotos

Os movimentos feministas em fotos

Os Movimentos Feministas, não são de hoje, e nem de ontem. Essa onda de mulheres buscando sua independência, liberdade de expressão e uma voz ativa na sociedade vem de séculos atrás.

O movimento que se iniciou em meados do século XXI e teve como estopim a infelicidade das mulheres com tamanha desigualdade imposta pela sociedade, onde tinham pouquíssimos privilégios dos quais os homens já possuíam, como direito ao voto, participar de plebiscitos, direito de trabalhar, entre outros.

Neste período de descontentamento, as mulheres se reuniram com o intuito de mudar essa situação. Com isso, criaram um movimento sufragista, na qual tinham o objetivo de garantir o direito da participação feminina em questões políticas como nas eleições. Podemos citar como pioneira neste ato Emmeline Pankhurst e Mary Wollstonecraft.

Após esse período, tiveram outras ondas feministas que foram intensificando, e cada vez mais, as mesmas questionando todas as formas de submissão e desigualdade que enfrentavam, e levantando abordagens relacionadas com a liberdade sexual, maternidade, direitos de reprodução, além da enorme discrepância em função de sua raça, classe, comportamento ou orientação sexual, por exemplo.

Abaixo, mostraremos em algumas fotos de alguns dos muitos movimentos feministas. Dos primeiros aos mais atuais. Confira:

Primeiro movimento: mulheres reivindicam o direito ao voto

Eva Todor (1919-2017) na passeata dos 100 mil em 1968

Mulheres protestando contra o caso Roe contra Wade, uma mulher que havia sido estuprada e engravidou. O estado do Texas se opunha a legalização do aborto. Isso aconteceu no ano de 1970.

Movimento que aconteceu ano passado denominado “Ele não”, na qual cerca de 500 mil pessoas foram às ruas em São Paulo em forma de repúdio ao candidato a presidente Jair Bolsonaro

“Marcha das Vadias” na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, – Julho de 2013

Mulheres protestam contra lei aprovada pela Assembleia que prevê vagão exclusivo para mulheres no transporte público. – Julho de 2014, Praça da Sé


0 Comentários