'Folklore': Confira tudo sobre o novo álbum de Taylor Swift
Menu & Busca
‘Folklore’: Confira tudo sobre o novo álbum de Taylor Swift

‘Folklore’: Confira tudo sobre o novo álbum de Taylor Swift

Home > Entretenimento > Música > ‘Folklore’: Confira tudo sobre o novo álbum de Taylor Swift

O oitavo álbum de estúdio lançado por Taylor Swift se chama Folklore (estilizado como folklore), a cantora divulgou algumas fotos em seus Instagram sem que os fãs soubessem do que se tratavam durante a manhã do dia 23 de julho e anunciou o lançamento do primeiro clipe e single, além do lançamento do próprio álbum à meia-noite do dia 24 no site oficial de Swift. O Folklore conta com 16 faixas e a versão física deluxe conta com uma música extra. 

No prólogo do álbum, ela explica que as músicas dessa vez não são sobre sua vida, e, sim, histórias que vieram em sua cabeça e ela transformou em canções, como a história de Rebeka Harkness, a dona da casa de Rhode Island antes da própria Swift.

Folklore
Confira tudo sobre o novo álbum de Taylor Swift, Folklore. | Foto: Reprodução.

Prólogo de Folklore

Aqui, o prólogo traduzido pela Taylor Swift Brasil:

“Tudo começou com imagens. Imagens que surgiram em minha mente e atiçaram minha curiosidade. 

Estrelas desenhadas ao redor de cicatrizes Um cardigã que mantém o cheiro de perda mesmo após 20 anos. Navios de guerra afundando, afundando, afundando no mar. A árvore balançando nas florestas da minha infância. Tons abafados de “vamos fugir” e nunca fugir de fato. O sol encharcando o mês de agosto e indo embora como uma garrafa de vinho. Uma bola de discoteca espelhada pairando acima da pista de dança. Uma garrafa de uísque convidando a chegar mais perto. Mãos dadas através de plástico. Um único fio que, para o melhor ou pior, te prende ao seu destino. 

Logo essas imagens na minha cabeça criaram rostos e nomes e se tornaram personagens. Eu me vi querendo escrever não só minhas próprias histórias, mas também escrever da perspectiva de pessoas que eu não conhecia, conhecia no passado ou aquelas que conheci e não gostaria de ter conhecido. Um homem exilado andando por uma terra que não é dele, se perguntando como tudo deu tão, tão errado. Alguém ressentido e atormentado aparecendo no funeral do seu objeto de obsessão que se foi. Um adolescente de 17 anos na varanda, aprendendo a se desculpar. Crianças apaixonadas perambulando para cima e para baixo em uma avenida. Meu avô, Dean, no Guadacanal em 1942. Uma viúva que não se encaixa se vingando de uma cidade que a excluiu.

Um conto que se torna folclore é passado adiante e sussurrado pelos cantos. Às vezes até mesmo cantam sobre ele. As linhas entre realidade e fantasia se atenuam e os limites entre verdade e ficção se tornam praticamente indiscerníveis. Especulação, com o tempo, se torna fato. Mitos, fantasmas, histórias e fábulas. Contos de fada e parábolas. Fofocas e lendas. Os segredos de alguém escritos no céu para todos contemplarem. 

No isolamento, minha imaginação correu solta e esse álbum foi o resultado, uma coleção de músicas e histórias que surgiram como um fluxo de consciência. Pegar uma caneta foi meu jeito de escapar para a fantasia, história e memória. Eu contei essas histórias com o melhor da minha habilidade e com todo meu amor, admiração e capricho que elas merecem. 

Agora cabe a vocês passar adiante.”.

Novo álbum de Taylor Swift

Durante o período de espera pelo clipe, Taylor estava respondendo algumas perguntas feitas por fãs. Algumas de suas falas foi referente ao álbum, como o folklore é melancólico e cheio de escapismo. Ela também comentou sobre cardigan (o nome do álbum, assim como das músicas foi estilizado em minúsculo), o primeiro single:

A música é sobre um amor perdido e porque o amor jovem geralmente é fixado de forma tão permanente em nossas memórias. Porque deixa uma marca tão indelével.

Também contou que há três músicas que falam sobre um triângulo amoroso do ponto de vista das três pessoas em pontos diferentes de suas vidas, os swifties creem que essas músicas são cardigan, august e betty. Taylor afirmou que, dessa vez, os easter eggs estão mais presentes nas letras do que vão estar presentes nos clipes e que ela têm as próprias interpretações das músicas, mas que cada um terá sua própria conclusão.

Até o dia 30 de julho, estiveram disponíveis 8 versões deluxe do CD, vinil e uma de um cassete para engajar a venda dos álbuns. De acordo com a gravadora, foram vendidos 1,3 milhões de cópias mundialmente em 24h. Isso fez com que Swift conseguisse o sétimo álbum com mais de um milhão de vendas na primeira semana e o número também foi maior do que o álbum anterior, o Lover.

Com mais de 800 mil vendas nos EUA, Taylor emplacou o álbum como #1 na Billboard 200, esse sendo seu sétimo álbum a também conseguir esse feito. E para também conseguir o primeiro lugar na Billboard 100 com o single cardigan, a cantora lançou outro clipe (cabinet in candelight version) além de um CD e um vinil do single. Com a música e o álbum em #1 em ambas as paradas da Billboard na mesma semana, a miss americana foi a primeira artista na história a conseguir esse feito. 

taylor swifty
Música cardigan. | Foto: Reprodução.

Atualmente, o álbum conta com 25 resenhas no site Metacritc, a maioria avaliou o álbum de 80 para cima, menos o The New York Times. Para os swifties, a nota 60 recebida se deve ao fato de o crítico Jon Caramanica ter afinidade e um possível relacionamento com o rapper Kanye West, que tem uma rixa pública com a cantora. E talvez também pelo fato de que West faria um lançamento na mesma madrugada que Swift, mas decidiu adiar por imaginar que poderia sair prejudicado ao lançar seu álbum junto a Taylor.

O álbum já está disponível em todas as plataformas digitais:

Os clipes de cardigan:

________________________________
Por Isabela Bumerad – Fala! Mack

Tags mais acessadas