Final da Uefa Europa League: Villarreal x Manchester United
Menu & Busca
Final da Uefa Europa League: Villarreal x Manchester United

Final da Uefa Europa League: Villarreal x Manchester United

Home > Notícias > Esporte > Final da Uefa Europa League: Villarreal x Manchester United

Confronto da Uefa Europa League marcou o encontro dos Red Devils contra o time de Unai Emery, um dos técnicos mais vencedores da competição

Europa League
Unai Emery. |  Foto: Reprodução.

O pré-jogo da Uefa Europa League

Villarreal 

O jogo que marca a primeira temporada de Unai Emery, no Villarreal, técnico considerado um dos maiores vencedores e finalistas da Europa League, com seus 3 títulos com o Sevilla, chega agora para a sua quinta final na competição com o time do Villarreal, logo após uma competição europeia impecável, com a invencibilidade mantida até a final do torneio.

“O Submarino Amarelo”, apelido do time que também disputa a La Liga Santander, conta com um de seus principais jogadores como esperança para vencer o título europeu, Gerard Moreno, que chega à final com seus 6 gols marcados, disputando a artilharia com os já eliminados Harry Kane, artilheiro inglês do Tottenham e Mikhael Ishak, do Lech, ambos com 8 gols na competição. 

Manchester United

Por outro lado, o Manchester United, chega para a final após uma temporada de grande evolução, principalmente, pelo vice-campeonato na Premier League, ficando somente atrás do City, de Guardiola, na liga inglesa.

O time de Manchester vem de um ano marcado pelo brilhante desempenho de um de seus craques, o meia português Bruno Fernandes, com 18 gols e 12 assistências na liga em 37 partidas disputadas, sendo o 3º maior artilheiro da liga, e vice em assistências na competição nacional. Já na competição europeia, o português conta com 5 gols e 4 assistências em 8 partidas disputadas, e espera unir as forças com o restante do elenco, que conta com jovens promessas, como os atacantes ingleses Marcus Rashford e Mason Greenwood, além da experiência de Edison Cavani para conquistar a taça europeia.

As escalações da Uefa Europa League

O time espanhol vem escalado na 4-4-2, com Rulli no gol, com a linha defensiva composta por Foyth na lateral direita,  a dupla de zaga conta com a presença do capitão Raul Albiol e Pau Torres, com a lateral-esquerda realizada pelo defensor Alfonso Pedrazza. No meio de campo na dupla dos meias centrais, o francês Capoue faz parceria com o meio campo espanhol Dani Parejo, nas alas Pino pela direita, conta também com Manu Trigueiros fazendo a ala esquerda. A dupla de ataque é composta pelo artilheiro espanhol Gerard Moreno e Carlos Bacca, atacante colombiano.

Já os Red Devils, vêm escalados com De Gea no gol, Wan-Bissaka fazendo o lado direito defensivo, Luke Shaw na esquerda, a dupla de zaga é composta por Lindelof e Bailly, zagueiro marfinense que substitui o zagueiro inglês Harry Maguire, que está lesionado.

No meio de campo, a dupla de volantes é composta por Scott McTominay e pelo vencedor da última Copa do Mundo pela França, Paul Pogba, os meias ofensivos contam com o craque Bruno Fernandes pelo centro e os jovens Rashford e Greenwood pelos cantos. À frente, o centroavante uruguaio Cavani marca presença contra a defesa adversária.

O jogo da Uefa Europa League

A partida

A partida foi marcada por uma maior posse de bola do time inglês, com 61% contra os 39% do Villareal, enquanto o time espanhol teve mais escanteios, tendo 7 contra 3 dos ingleses, sendo as bolas paradas uma das principais armas do Villarreal durante a partida, que foi uma ferramenta que deu origem ao gol do artilheiro Gerard Moreno. 

O primeiro tempo foi marcado pelo gol de Gerard Moreno aos 29 minutos do primeiro tempo, que fez o Villarreal abrir o placar na final da Uefa Europa League, após assistência de Dani Parejo em cobrança de falta. O goleador da temporada do time, Moreno, após o gol, aproximou-se do feito de se tornar o maior artilheiro da história do Villarreal, ficando 1 gol apenas atrás do atual dono do posto, Giuseppe Rossi.

No segundo tempo, o United teve uma grande melhora e acabou criando mais oportunidades que o Villarreal, e após sobra dentro da área, aos 15 minutos, Cavani empatou o jogo para os ingleses, com um chute de bico, colocando fogo no jogo. Na segunda parte da partida, teve um lance polêmico, com um suposto toque de mão por Fred, que depois de checagem do VAR, não foi confirmada a penalidade.

Na prorrogação, os espanhóis avançaram mais com o time, porém não aproveitaram as oportunidades para desempatar o placar, o time inglês teve chances de criar contra-ataques, que também não foram convertidos em gols, levando a disputa para as penalidades.

Pênaltis

Em uma das disputas de pênaltis mais emocionantes de finais disputadas, o Villarreal venceu por 11 a 10, após De Gea perder a sua cobrança.

O Villarreal começou a cobrança com Gerard Moreno, enquanto o United começou com Mata, que entrou na final da prorrogação, com o objetivo de realizar a cobrança. No começo das séries alternadas todos converteram incluindo Mata, Alex Telles, Bruno Fernandes, Rashford e Cavani para os Red Devils, e para o “Submarino Amarelo”, Gerard Moreno, Dani Raba, Paco Alcácer, Alberto Moreno e o meio-campo Dani Parejo converteram para o time espanhol.

Nas séries alternadas, o time espanhol converteu com Mói Gomez, cobrança que também foi convertida por Fred, volante brasileiro, para os “Diabos Vermelhos”.

As cobranças foram convertidas até a decisão ficar para a cobrança dos goleiros, com Rulli convertendo para os espanhóis, mas com David de Gea, goleiro espanhol do Manchester United, perdendo a última cobrança e dando o título para o time de Unai Emery, levando o técnico a conquistar seu quarto troféu na Europa League.

___________________________________
Por Guilherme Azarias de Souza – Fala! Cásper

Tags mais acessadas