Fim de Semana em São Paulo: A Intimista Vila Butantan

Por Ana Carolina Prado e Gabriela Girardi – Fala!Cásper

Acolhedora e descontraída. Talvez essas sejam as palavras que melhor descrevem a Vila Butantan. Localizada na Rua Agostinho Cantu, 47 – Butantã, Zona Oeste de São Paulo,  a Vila atrai olhares curiosos por sua aparência moderna e ao mesmo tempo sofisticada, que se deve em grande parte à arquitetura baseada em contêineres.

O público é diverso. O local atende desde executivos na hora do almoço, até amigos e familiares em busca de entretenimento aos fins de semana.

Nossa dupla, ao visitar o ambiente, se encantou com a diversidade, tanto comercial quanto gastronômica. Em meio a artes urbanas, encontram-se lojas, restaurantes, food trucks e bares para todos os gostos.

Dentre as inúmeras opções, selecionamos três estabelecimentos gastronômicos, um por andar, que nos chamaram a atenção.

Vinil Burguer térreo

A hamburgueria se destaca logo de início pela proposta diferenciada. Sua exclusiva grelha giratória, inspirada em um disco de vinil, é o que dá nome ao estabelecimento. Este conta com uma decoração inspirada em grafites de rua, que estão presentes inclusive nas embalagens.

Das mesas, é possível acompanhar a preparação dos pedidos, que são feitos diretamente do caixa em uma dinâmica “monte seu hambúrguer”.  Dentre as opções, estão presentes saborosos hambúrgueres de frango, carne bovina e vegetariano, um blend de berinjela e parmesão. As fritas são igualmente deliciosas, sendo o carro chefe as chilli fries.

Todos os ingredientes são frescos e entregues diariamente, já que o restaurante não dispõe de nenhum produto industrializado. Os molhos, maionese e ketchup, são, inclusive, feitos na casa.

Tudo isso por um preço justo. As fritas individuais variam de R$10, a simples, a R$17, a com complementos. Já os hambúrgueres custam R$24, o normal e R$21, o vegetariano, que ousamos dizer ser um dos melhores de São Paulo.

Para os interessados, a hamburgueria ainda conta com mais dois endereços, um em Pinheiros e outro no Jardins.

Forneria Urbana 1º andar

Em meio a um design, ao mesmo tempo, rústico e industrial, a Forneria Urbana nos surpreende. Ao entrar no estabelecimento, já se é recebido pelo delicioso cheiro de pizza recém saída do forno, que unido à decoração cria um ambiente aconchegante.

Inicialmente, a forneria servia apenas as pizzas, nomeadas em homenagem a pontos importantes da capital paulista. As massas tem como diferencial duas horas de fermentação natural. Esse talvez seja o principal fator que resulte em uma massa leve e crocante. A escolha das combinações de recheios são criativas e de muito bom gosto, com destaque pessoal da dupla à pizza Elevado.

Contudo, o cardápio do estabelecimento proporciona muito mais. O restaurante conta com opções de lanches, saladas e pratos diversos. Durante a semana, também são servidos pratos e combos executivos.

Os preços, incluindo as entradas, vão de R$8 a R$35.

Lá em cima bar – terraço

Dos mesmos donos da Forneria Urbana, o bar une modernidade e descontração. A proposta é que os clientes da forneria possam pedir seus pratos e comê-los “lá em cima”, acompanhados de um belo drink.

O cardápio inclui cervejas, vinhos, caipirinhas e drinks como gin e tônica, moscow mule e as criações da casa. Quanto visitarem o bar, não deixem de experimentar os drinks Mussum e Negroni!

A experiência se torna ainda melhor se incluirmos a linda vista do local e a decoração inovadora, composta por objetos reutilizados, como uma asa de avião, um carro e um ponto de estação ferroviária.

O bar ainda apresenta programações extras, como música ao vivo, happy hour e eventos específicos. Também pode ser reservado para comemorações de aniversário.

Além dos estabelecimentos acima, também vale a pena conhecer as lojas presentes na Vila, das quais destacamos Farm, versão pop-up, Clube Vintage e Tule, e ficar de olho na programação mensal.

Segue aí a programação do fim de abril:

25/04 – quintaneja

26/04 – sexta música

27/04 – show de sábado

28/04 – show de domingo

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como