Quais são os filmes brasileiros que mais fizeram sucesso lá fora?
Quais são os filmes brasileiros que mais fizeram sucesso lá fora?

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Quais são os filmes brasileiros que mais fizeram sucesso lá fora?

Confira uma lista com filmes brasileiros que fizeram sucesso em outros países, incluindo Bacurau, Que Horas Ela Volta e Aquarius.

Filmes brasileiros
Filmes brasileiros que fizeram sucesso no exterior. | Foto: Reprodução.

6 filmes brasileiros que fizeram sucesso em outros países

1. Bacurau (2019)

A história do filme gira em torno de moradores de um pequeno povoado do sertão brasileiro, chamado Bacurau. Quando a população descobre que a comunidade não consta mais em qualquer mapa, decide investigar, suspeitando de estrangeiros que chegam à cidade.

O filme, dirigido por Kleber Mendonça Filho, ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019. O filme também foi selecionado para mostras principais de eventos de prestígio mundial, como o Festival de Nova York (NYFF).

2. Tropa de Elite (2007)

A trama fala sobre o capitão da força especial da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que treina dois recrutas novatos para que possam sucedê-lo. O filme é o mais famoso do cineasta José Padilha e do ator Wagner Moura, sendo o mais pirateado da história do Brasil. A produção ganhou o Urso de Ouro, o principal prêmio do Festival de Cinema de Berlim e ganhou como Melhor Filme no Festival Hola Lisboa.

3. Que Horas Ela Volta (2015)

A sinopse da produção brasileira retrata a história da pernambucana Val, que se mudou para São Paulo para trabalhar como governanta em uma casa de pessoas ricas com o objetivo de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Mais velha, Jéssica se muda para a casa dos chefes de Val para prestar vestibular, mas sua presença gera conflitos entre o pessoal da casa.

Estrelado por Regina Casé, o filme é dirigido pela brasileira Anna Muylaert, ficou na lista de melhores filmes estrangeiros do ano divulgada pelo National Board of Review

4. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Leonardo é um adolescente cego que precisa lidar com os preconceitos perante sua deficiência visual, sua mãe superprotetora e as descobertas da adolescência. Em busca de seu primeiro beijo, Leonardo faz amizade com Gabriel, aluno novo de seu colégio, despertando novos sentimentos e o fazendo-o entender mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

O filme foi escolhido o melhor da mostra Panorama do Festival de Berlim pelo voto da crítica e ganhou o prêmio Teddy no mesmo evento. Ganhou o prêmio de Melhor Filme na escolha do público no Festival de Cinema de Guadalajara. Também levou o troféu em festivais especializados em produções LGBTQIA+ em Honolulu, Los Angeles, Nova York, São Francisco e Torino.

5. Cidade de Deus (2002)

A trama retrata a história de Buscapé, um jovem negro e pobre que mora na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio. Com medo de se tornar um bandido, Buscapé muda o rumo de sua vida devido ao seu talento como fotógrafo. Por meio de suas fotografias, o protagonista retrata o dia a dia da favela em que vive.

O filme foi indicado ao Oscar 2004 nas categorias de melhor direção, melhor roteiro adaptado, melhor edição e fotografia. A produção também foi indicada ao Globo de Ouro e ao BAFTA como melhor filme estrangeiro, no Festival de Havana e levou os prêmios de melhor filme, melhor ator, melhor fotografia e melhor montagem.

6. Aquarius (2016)

Uma jornalista aposentada compra briga com uma construtora ao se recusar a abrir mão de seu apartamento, onde viveu a vida toda, para dar lugar ao projeto da empreiteira: demolir o edifício Aquarius e dar lugar a um grande empreendimento. O filme foi indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes e venceu a categoria melhor filme no Festival de Sidney, de Lima, Amsterdã.