Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Figurado – Conheça o aplicativo que auxilia no raciocínio lógico

Estudantes criam jogo de entretenimento indicado a Melhor Jogo Educacional e de Aprendizado pelo BIG.

O aplicativo de celular, chamado Figurado, foi criado pelos estudantes Vinícius Couto (24), Victor Matsuguma (23) e Pedro de Almeida (22). O jogo possui um formato de gibi composto por diversas imagens que formam uma palavra a ser descoberta.

img_8411

O intuito é “oferecer entretenimento acessível a todos através de quebra-cabeças lógicos baseados na língua portuguesa”, relataram os estudantes. Com criatividade, o jogo exige imaginação, concentração e exercita o raciocínio lógico dos jogadores.

Seu lançamento ocorreu em fevereiro deste ano, e desde então são lançadas novas atualizações. O processo de criação durou cerca de três meses até ser lançado. Por conta de todas as atualizações que estão por vir, eles não consideram o aplicativo como finalizado, e sim, em constante evolução.

figurado

O aplicativo foi inspirado no jogo Rebus, disponível apenas em inglês, semelhante ao Sudoku e ao clássico da Palavra Cruzada. Após pesquisarem jogos do gênero que explorassem o raciocínio lógico, os universitários não obtiveram resultado. Dessa maneira, “resolvemos criar o nosso próprio. Foi assim, dentro de um quarto com nossos computadores em mãos, que surgiu o Figurado”, descreveram.

Em julho de 2016, o jogo ganhou o prêmio de Menção honrosa no Simpósio Basileiro de Jogos (SBGames). Os jovens demonstraram extrema alegria nas redes sociais relatando estarem “felicíssimos” com a notícia. Neste mesmo ano, eles também foram indicados a Melhor Jogo Educacional ou de Aprendizado no Festival Brasileiro de Jogos Independentes (BIG), em que concorreram com mais de 515 jogos de 48 países.

screen696x696

Com o orçamento apertado, os estudantes tiveram que fazer todo o processo de criação por conta própria. Eles ressaltaram esse orçamento quase nulo como algo positivo, dando mais liberdade a eles de explorar seus conhecimentos e ideias. Pedro, por exemplo, foi o responsável por desenvolver o logotipo e a arte do aplicativo, com o auxílio do Vinícius e do Victor.

Para baratear os custos, eles adquiriram o costume de chamar os amigos para testar o jogo, opinar e contribuir sugerindo inovações. O que começou como uma necessidade, hoje, virou algo regular. “Acreditamos que isso contribui muito para a qualidade do nosso trabalho”.

sc1024x768

Em todo o processo de criação eles se atentaram em fazer algo acessível a todos os públicos. “Tivemos a preocupação constante de fazer um jogo acessível às pessoas de todas as idades, tanto em relação aos próprios desafios quanto em relação à usabilidade do aplicativo”.

Eles mencionaram a dificuldade de acesso a grandes formas de divulgação, por conta do alto preço e a concorrência do mercado. Então, para divulgar o aplicativo, os jovens costumam ir em feiras de games, como por exemplo a Age Prime SP 2016, ou mandar e-mail para sites de jogos. Porém, eles explicaram que o maior resultado tem sido por meio da divulgação no boca a boca. “Pessoalmente convidamos as pessoas para conhecerem o jogo. Isso significa que nosso alcance é muito pequeno”.

figurado2-playreplay-620x551

Trabalhos como o aplicativo Figurado nem sempre são bem valorizados pelas pessoas. O jogo de entretenimento possui cerca de doze fases gratuitas e algumas especiais que são pagas. Os criadores disseram que “mesmo com tanto conteúdo gratuito, ainda recebemos queixas de pessoas que se recusam a pagar”. Isso ocorre pelo fato da tendência atual do mercado em possuir conteúdos de fácil acesso a diferentes tipos de usuários.

Com mais de 1000 downloads, o jogo está disponível gratuitamente nos sistemas Android (via Google Play) e IOS (via App Store).

Além do Figurado, eles possuem o jogo Conexus, disponível em Android, IOS e Windows Phone – além de pequenos jogos em Game Jams, disponíveis no site antworks.itch.io, ambos gratuitos.

Para ficar por dentro das novidades sobre o aplicativo, acesse @antworkstudio no Twitter e @antworkstudio ou Figurado no Facebook (clique e acesse).

artwork-00

Para contatos profissionais, envie email para antworks.studio@gmail.com.

Por Louise Diório – Fala! M.A.C.K

1. Avatar
    Irailde Alcantara
    1 ano ago

Parabéns pela iniciativa, pois o mundo precisa de jovens inovadores como vocês para podermos evoluirmos.