Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Festival Path – O peso da internet no voto

A pesquisadora Ellen Aquino explicou no último sabádo em palestra no Festival Path os resultados obtidos na pesquisa “Desinformação em Eleições: desequilíbrios acelerados pela tecnologia”, do Instituto Tecnologia & Equidade, que mostra o poder que as redes sociais possuem para influenciar votos e construir imagens de políticos.

Pesquisadora do Instituto IT&E, Ellen Aquino é mestranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade e Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação, com formação complementar em Engenharia Telemática na Espanha além de ter participado projeto QA na Photozig, Inc alocado no Nasa Research Park.

Ellen também é Coautora do projeto Desinformação em Eleições: desequilíbrios acelerados pela tecnologia.

A internet já é inerente ao ser humano?

Ao acordarmos a primeira coisa que fazemos é olhar o celular. A internet, as redes sociais e a tecnologia já fazem parte da nossa vida de forma profunda e quase inerente a nós pois nos acostumamos com essa realidade.

A tecnologia não define mas condiciona – Falou Ellen em sua palestra, enfatizando a importância de usar a internet e afins de maneira consciente.

As informações chegam até nós com muita rapidez e em grande escala, tornando difícil filtra-las e rete-las, fazendo com que ao mesmo tempo que possuímos muito conteúdo dentro da nossa cabeça, não exista nada aprofundado ou completo. Sendo assim, acreditar em noticias falsas ou ser manipulado por um BOT ficar muito mais fácil.

O mundo imaterial

A rede de internet ou, como também pode ser chamada, o ciberespaço não pode estar em nossas mãos pois faz parte de um mundo imaterial. Porém, a influência do ciberespaço no mundo físico é muito grande.

As ciberguerras, termo usado para designar ataques, represálias ou intrusão ilícita num computador ou numa rede tem como seus potenciais alvos as infraestruturas críticas, nomeadamente as redes de energia elétrica, de gás e de água, os serviços de transportes, os serviços de saúde e financeiros

Apesar de uma ciberguerra em seu conceito genuíno não ter ocorrido de forma plena, guerras hibridas já foram travadas como por exemplo em hamas e israel em (((( onde …

Como isso influência na política?

O poder que as redes sociais possuem acabam influenciando os votos, construindo imagens de políticos idealizados por informações rasas além da execução de BOTs políticos.

O BOT é uma aplicação de software concebido para simular ações humanas repetidas vezes de maneira padrão, da mesma forma como faria um robô.

Os perfis de BOTs politícos são criados para influenciar usuários nas redes. Eles podem ler os dados cadastrados em seu perfil e sugerir publicações e anúncios específicos, além de serem usados ativamente para manipular o debate político durante as eleições, influenciando a opinião pública e tirando seu direito de sufrágio.

Existem dimensões exploradas na manipulação politica: A dimensão psicológica, onde é explorado o realismo ingenuo e a falta do viés de confirmação das pessoas. As pessoas acreditam no que leem sem buscar a fonte ou a confirmação do fato.

A dimensão social que causa o efeito manada, que é quando os indivíduos em grupo reagem todos da mesma forma, embora não exista direção planejada.E a dimensão tecnológica, onde ocorre a manipulação e a amplificação digital da informação.

A política é fundamentalmente emocional – Manuel Castells

A necessidade de resgatar e fortalecer os valores democráticos

#NãoValeTudo é uma carta que preza pela ética tecnológica nas eleições

As novas tecnologias devem representar uma oportunidade para um debate mais amplo, consciente e um campo fértil para inovação política. Precisamos informar, mobilizar e sensibilizar para que estas novas tecnologias sejam utilizadas a favor da construção de uma democracia mais aberta, participativa e justa.

Outros projetos como o Pega BOTs e o Voto Legal também compartilham da mesma iniciativa, prezando pela ética nas eleições, informações verdadeiras e o direito do sufrágio do voto.