O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, o FILE, é um evento de artes em novas mídias que mistura tecnologia, vídeos, animações e games com instalações interativas. Acontece anualmente em São Paulo desde 2000 e agora em sua 16ª edição, que abriu no dia 16 de junho, permanece até o dia 16 de agosto no Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso.
São vários trabalhos de diferentes países que ocupam a área expositiva do local e outros espaços abertos, como as estações de metrô da região e as calçadas da Avenida Paulista. Fomos dar uma conferida no festival e separamos algumas fotos para dividir com vocês.
Minha Yang – Meditation – Coreia do Sul
Através de instalações audiovisuais o som se transforma e resulta na imagem de ondas.
Donald Abad – Fated Ascent – França
Quando visto a olho nu, são somente pedras. Mas se visto através de um tablet percebemos que temos companhia de um visitante que está virtualmente ligado às pedras.
POLYMORF: Marcel Van Brakel & Frederik Duerinck – Hardwired – Holanda
Essa instalação consiste em cerca de 18.000 luzes LED que piscam, criam novos padrões, mudam de cores e simbolizam a transferência de conhecimento.
Christin Marczinzik & Thi Binh Minh Nguyen – Swing – Alemanha
Com um óculos 3D e um balanço, o sonho de voar vira realidade e somos levado a um mundo feito de aquarela.
Alexandra Dementieva – Breathless – Bélgica
As luzes acendem conforme um par de palavras relacionadas ao medo e ao desejo. Há um dispositivo para o visitante soprar, e quando isso ocorre o padrão das luzes muda e as palavras desaparecem, como uma resistência simbólica ao poder da mídia para as massas.
Há ainda muitas outras obras incríveis e que valem muito a pena serem visitadas. A dica é: leve um amigo com você e a diversão será garantida.
FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
LOCAL: Centro Cultural Fiesp – Avenida Paulista, 1313 – São Paulo, SP.
DATA: De 16/06 até 16/08 – Todos os dias das 10h às 20h.
VALOR: Gratuito.
Por: Juliana Nogueira e Victória Silva – Fala!Anhembi
0 Comentários