Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Festival do Fazer: um mundo feito à mão já existe

Festival do Fazer: um mundo feito à mão já existe

Imagine-se em um festival onde o tema é o feito à mão, onde aprender fazendo é o lema e que as pessoas todas que estarão por lá acreditam em um mundo feito à mão – transformado.

O Festival do Fazer é um convite a celebrar e a interagir com o universo temático do fazer artesanal. Este é o terceiro ano que Revolução Artesanal produz artesanalmente este evento, oferecendo um espaço de fazer, de estar e de conviver.

Serão dois dias de imersão do que você pode manifestar por meio de suas mãos, saindo das armadilhas e ilusões do mental para ver, sentir, trocar e prestar atenção ao seu processo de dar forma a algo no mundo.

Diferentemente das feiras de artesanato, que focam os produtos feitos à mão, o Festival do Fazer inova destacando o papel do processo artesanal. Segundo Bruno Andreoni, organizador do Festival, o convite da Revolução Artesanal é voltado ao desacelerar para entrar em contato consigo e desenvolver ou mesmo resgatar um olhar mais generoso sobre si com a finalidade de produzir algo autoral.

“Criamos uma atmosfera para que o participante acesse seu poder único de dar forma a algo, observar o que essa forma conta a seu respeito e como o fazer artesanal o desperta para outros fazeres em sua vida”, conta Andreoni.

O que esperar do Festival do Fazer 2019?

Um grande portal de vivência e experiência do fazer manual. Este ano o Festival do Fazer acontece nos dias 7 e 8 de junho (sex e sáb) na Unibes Cultural, Rua Oscar Freire, 2500, ao lado do metrô Sumaré.

A programação foi produzida e curada artesanalmente por Ciça Costa e Bruno Andreoni e trará diversas formas de contato com o mundo feito à mão, mostrando como o artesanal já está ou pode estar presente em nossa vida por meio de espaços de:

Oficinas do Fazer Manual

18 oficinas que promovem contato com técnicas artesanais e ligação entre pessoas e sua relação com o fazer, sempre com a qualidade de vivência, não de uma “tarefação”.

Oficina de Joalheria; Ecoprint; Tingimento Natural – índigo; Pão de Forma de fermentação Natural; Marmita Vegana; CosméticaNatural; Artigos em Couro; Ecobolsa de banner; Tear Circular; Horta para pequenos espaços; Retalhos patchwork; Aquarela intuitiva; Marcenaria; Modelagem em Argila; Palavras em arames; Luminária; Infantil de criação de personagens. 

Diálogo

Rodas de conversa para discutir temas ligados ao mundo artesanal com convidados que vivem do feito à mão, como: economia criativa e a parte financeira de negócios artesanais; cultura artesanal e a transformação da sociedade; o futuro feito à mão e o papel do novo artesão, que vislumbra para além do produto que faz, um modo de viver.

As Rodas de Conversa serão conduzidas pela Ana Biglione e Carla Cabrera da Noetá, Michelle Prazeres do Desacelera-SP, Flávia Cunha e Lu Annunziata da Casa Causa, além de outros convidados como Priscila Canhedo e Ana Moraes, Giuliano Tierno – casa Tobada, Marcelo Rosenbaum – A gente transforma, Sonia Quintela – ArteSol, Gustavo Silvestre – Ponto Firme.

Expositores e Exposição

Feira de arte – artesanato e design com diversos artesãos, para mostrar a diversidade, a beleza, os produtos e, sobretudo promover um espaço de encontro das pessoas com os próprios criadores e suas “criaturas”.

Alimentação

Um convite à culinária feita à mão, um espaço para estar junto, saborear e se nutrir.

Palco

Em uma curadoria junto com C de Cultura, parceiro do movimento, na sexta será feita a contação de histórias de pessoas que fazem um mundo a mão e se empreendem e no sábado o Show acústico do Aborigens.

Venha vivenciar esta experiência com seus sentidos a partir de suas mãos! O Festival do Fazer busca ampliar o seu olhar e trazer mais verdade para sua vida e para o seu fazer, seja consumindo, conversando, observando, trocando, produzindo…

4º Festival do Fazer

Quando: 7 e 8 de junho de 2019 (sexta e sábado, das 10h às 20h)

Onde: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2.500 – Ao lado do metrô Sumaré – São Paulo, SP

Quanto: Entrada gratuita no espaço onde acontecem a feira, alimentação e as rodas de conversa. Oficinas do Fazer terão valor definido e número de vagas determinados com inscrição prévia pelo site.

Informações e inscrições: www.revolucaoartesanal.com.br/festival/

Quem promove: Revolução Artesanal

Dúvidas? Entre em contato conosco pelo e-mail contato@revolucaoartesanal.com.br ou telefone 11 3825-6264 (seg a sex, das 9h às 17h).

0 Comentários

Tags mais acessadas