Férias Universitárias: Visite museus brasileiros sem sair de casa
Férias Universitárias: Visite museus brasileiros sem sair de casa

Home > Entretenimento > Cultura > Férias Universitárias: Visite museus brasileiros sem sair de casa

Engana-se quem pensa que museu é coisa do passado. De olho no futuro e na diversidade do público presente no TikTok, principal destino para vídeos de formato curto no Brasil e no mundo, 12 instituições brasileiras participam de uma semana inteira dedicada a lives de museus na plataforma.

Museus brasileiros
Visite museus brasileiros sem sair de casa. | Foto: Reprodução.

Visite museus brasileiros sem sair de casa durante as férias universitárias

Já realizada em países da Ásia e da Europa, por aqui, a campanha #MuseuSemFronteiras acontece entre os dias 27 de julho e 2 de agosto, a partir de uma parceria inédita com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Os usuários do aplicativo poderão acompanhar os variados conteúdos preparados pelas instituições – que vão desde temas como racismo e higiene até um passeio noturno com música e poesia. A ideia é matar a saudade do passeio cultural, já que todos os museus seguem fechados devido à pandemia da Covid-19.

Quem também quiser aderir à campanha poderá postar seus próprios vídeos com dados, curiosidades, memórias e experiências de suas visitas usando a hashtag #MuseuSemFronteiras.

A parceria com o TikTok demonstra a força e o impacto cultural dos museus brasileiros e da cultura em geral. Esta parceria é uma iniciativa importante no sentido de potencializar a visibilidade dos museus, que são espaços de construção de memórias e de transformação social. Agradecemos, em nome do Ibram, o TikTok e toda equipe envolvida nesta ação.

Agradecemos também aos museus participantes, que toparam esse desafio e que, não só representam cada instituição participante, mas como também os mais de 3.800 museus localizados nas cinco regiões do país.

Conta Ana Lourdes Costa – Coordenadora de Promoção e Gestão da Imagem Institucional do Ibram.

Entre os participantes estão o Museu Regional de Caeté, o Museu Imperial, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, o Museu de Índia Vanuíre, o Muquifu, o Museu Casa de Portinari, o Museu Histórico Nacional, o Museu PUC/RS, o Museu do Pão/RS, o Museu da República, o Museu Felícia Leirner e o Museu do Ouro.

Todas as lives serão exibidas nas páginas das próprias instituições no TikTok e terão entre 30 minutos e 1 hora de duração. A agenda completa com horários e temas segue abaixo.

A parceria com o Ibram reforça a vocação de Tiktok de ser um aplicativo que fornece aos usuários novas experiências por meio de um conteúdo diversificado, educativo e criativo. A campanha faz parte de um projeto global da plataforma para aproximar o público dos museus fechados durante a pandemia e já aconteceu em outros países.

Finaliza o TikTok.

Programação:

27 de julho

• 15h – Museu Imperial ( @museu.imperial )
    Tema: Higiene e racismo
  • 16h – Museu Regional de Caeté (@museu_regional_de_caete)
    Tema: Museu nos Trezentos anos de Minas

28 de julho

• 15h (no horário de Brasília e às 14h no de Mato Grosso) – Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (@museudeartesacramt)
    Tema: Altares Neoclássico e Barrocos do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso.
  • 15h – Museu de Índia Vanuíre (@museuindiavanuire)
    Tema: Conheça o Museu Índia Vanuíre e seus bastidores!

29 de julho

• 14h – Muqifu (@muquifu)
    Tema: Audiovisual de favela
  • 19h – Museu Case de Portinari (@museucasadeportinari)
    Tema: “Uma Noite no Museu” – Como será o Museu à noite? Como é a casa banhada pela lua, o jardim sem a revoada dos pássaros. Todas essas curiosidades serão apresentadas na live. Os educadores mostrarão detalhes do Museu Casa de Portinari com um olhar noturno, em um passeio repleto de música e poesia.

30 de julho

• 15h – Museu Histórico Nacional (@museuhistoriconacional)
    Tema: “Uma pequena sábia” ou “uma grande louca”: Sophia Jobim, uma indumentarista dos trópicos.

31 de julho

• 10h – Museu PUC/RS (@museudapucrs)
    Tema: O espaço de exposição do museu
  • 15h – Museu do Pão/RS (@moinhocolognese)
    Tema: A cultura, a memória e a panificação no coração do Caminho dos Moinhos, uma apresentação do Museu do Pão, da Escola de Panificação e do Moinho Colognese – os prêmios nacionais e internacionais, os projetos de preservação de patrimônio material e imaterial, e o impacto desse conjunto de ações no turismo da região do Vale do Taquari.
  • 15h – Museu Felícia Leirner ( @museufelicialeirner )
    Tema: Do portão aos bastidores: quem dá vida ao Museu?

1º de agosto

• 16h – Museu da República (@museudarepublica)
    Tema: A educadora do museu da República e historiadora, Ana Paula Zaquieu, e a artista e ativista, Panmela Castro, conversam sobre o papel dos museus na luta contra o racismo

• 15h – Museu do Ouro (@museudoouro)