Férias em casa? Confira dicas do que fazer!

Home > Universidades > Férias em casa? Confira dicas do que fazer!

Neste período de quarentena em que muitos estudantes vão passar as férias de julho em casa, nada melhor do que dicas de programação para sair do tédio, não é mesmo?! Confira opções para todos os gostos e não deixe de aproveitar!

Diálogos no Acervo – MASP

Seguindo as recomendações do Governo do Estado de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo – MASP está fechado. Assim, muitas atividades foram modificadas e adaptadas à nova rotina. O programa Diálogos no Acervo, por exemplo, substitui o antigo modelo de visitas guiadas, em que as pessoas são conduzidas por um percurso para abranger a totalidade ou os destaques de uma exposição. Por meio de mediações semanais, o projeto visa instigar novas relações entre obras, visitantes e mediadores, repensando as formas possíveis de experiência na galeria. Evitando práticas educativas em que um fala e os outros apenas escutam e assentem, os encontros buscam promover diálogos múltiplos, com todos os tipos de público.

Durante o isolamento social, acontece semanalmente às quartas-feiras, a partir das 16h, pelo perfil @masp no Instagram, por meio de lives. Para conferir, basta entrar no aplicativo. Uma dica: tenha um bloco de notas e escreva todas as curiosidades!

E atenção! Algumas faculdades, entre elas a Cásper Líbero, estão aceitando atividades online como horas complementares. Pode ser que a sua participação valha, basta comprovar por meio de prints que você estava presente.

Podcasts do Itaú Cultural

Os temas variam entre questões indígenas, literatura e música. Algumas opções são: Mekukradjá, com Ará Mirim; Paiol Literário com Paulo Venturelli e Toca Brasil, com Rubens Amatto.

Mekukradjá

O último episódio foi sobre a luta junto ao povo Guarani-Mbya da Terra Indígena Jaraguá e sobre a importância da manutenção da língua como estrutura da cultura de um povo. Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast Mekukradjá no site do Itaú Cultural clicando aqui, no Spotify ou no Apple Podcasts, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome dos programas.

Paiol Literário

No último episódio, Paulo Venturelli fala de sua formação como leitor, de seu ingresso na literatura e por que considera que ela pode mudar o ser humano. De acordo com ele: “A literatura só é literatura se efetivamente inquietar, arrancar a casca da ferida, jogar vinagre em cima e ainda cutucar com a agulha. A literatura não tem a função de colocar você no colo, cantar uma canção de ninar para você dormir”.

Toca Brasil

O podcast expõe a riqueza da música brasileira em conversas com pessoas de destaque no mundo da música. O último episódio falou sobre a trajetória do designer Rubens Amatto, regente da orquestra multimusical Casa de Francisca, espaço de referência em São Paulo.

Palco Virtual – Itaú Cultural

O Itaú Cultural tem buscado alternativas para que a cultura brasileira continue em movimento em meio à pandemia. No âmbito das artes cênicas, a novidade é o Palco Virtual, uma série de espetáculos que será disponibilizada no próprio site da empresa.

Férias em casa? Confira dicas do que fazer!

A programação será composta por peças tanto para crianças quanto para adultos, além de cenas que abrem as exibições. Entre outras atrações, há produções como a do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz e uma (Fim de Jogo) que traz o ator Renato Borghi. A programação vai até 10 de julho (exceto os episódios de Fim de Jogo, que ficarão disponíveis até 3 de agosto no site). Confira a agenda completa clicando aqui!

Camarim em Cena – Itaú Cultural

O cenário de um camarim molda o programa Camarim em Cena, composto por uma série de entrevistas produzidas pelo Itaú Cultural. Ao todo são quatro temporadas, totalizando 16 episódios que equilibram personagens e histórias diversas. São conversas com artistas do teatro, da dança, do circo e da música sobre o ofício, suas formações e seus processos criativos.

Até o dia 22 de agosto de 2020, sempre às 14h dos sábados, no siteno YouTube do Itaú Cultural.

Cursos livres

Diversas faculdades estão com agenda de férias e já disponibilizaram a programação. A Cásper Líbero oferece cursos relacionados à comunicação e Belas Artes desde moda até marketing digital. Clique no nome da faculdade e confira!

Férias em casa? Confira dicas do que fazer!
Os cursos livres são opções boas para as férias

O Senac, a Cruzeiro do Sul e FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista também já postaram em seus sites quais são as opções que oferecem.

Referências: site do Museu de Arte de São Paulo – MASP; site do Itaú Cultural; site da Faculdade Cásper Líbero e da faculdade Belas Artes.