Farinha de aveia ou de trigo: saiba qual escolher!

Home > Lifestyle > Saúde > Farinha de aveia ou de trigo: saiba qual escolher!

Com o crescimento da culinária saudável e funcional, diversos produtos aumentaram em vendas e consumo, entre eles os diferentes tipos de farinhas. Com propriedades nutricionais diversas, a farinha de aveia pode substituir a de trigo sem prejudicar o sabor.

Farinha de aveia ou de trigo: saiba qual escolher!
A farinha de aveia pode substituir a farinha de trigo em várias receitas

A farinha de trigo contém mais carboidratos do que a farinha de aveia, entretanto, a quantidade de calorias entre ambas tem pouca variação. Além disso, a farinha branca não contém quase nada de fibras e de micronutrientes. São aproximadamente 360 calorias em 100g do alimento. Confira a tabela nutricional!

Carboidratos75,10 g25,03%
Proteínas9,80 g3,27%
Gorduras totais1,40 g2,55%
Gorduras saturadas0,20 g0,91%
Fibra alimentar2,30 g9,20%
Sódio1,00 mg0,04%
Tabela nutricional da farinha de trigo | Retirada do site www.cuidai.com.br

Já a farinha de aveia contém proteínas, fibras e nada de sódio, ou seja, é um alimento mais saudável e que pode contribuir no processo de emagrecimento, por fornecer saciedade após a ingestão. São 380 calorias em 100g. Na tabela abaixo, também retirada do site “Cuidaí”, você confere os outros valores nutricionais!

Carboidratos66,00 g22,00%
Proteínas12,80 g4,27%
Gorduras totais7,60 g13,82%
Gorduras saturadas1,60 g7,27%
Fibra alimentar4,60 g18,40%
Sódio0,00 mg0,00%

Agora, com todas essas informações, ficará mais fácil decidir qual tipo de farinha utilizar em suas receitas. Lembrando que a versão de aveia fica excelente em bolos, pães e quitandas, assim como a de trigo.