Fábrica de Sorrisos: proporcionando alegria por onde passam
Fábrica de Sorrisos: proporcionando alegria por onde passam

Home > Lifestyle > Fábrica de Sorrisos: proporcionando alegria por onde passam

Propósito

O objetivo da ONG é ajudar crianças e adultos carentes através de doações de brinquedos, roupas e comida. Oferecem palestras gratuitas sobre uso de drogas, estudos, honestidade, entre outros assuntos. O principal plano para o futuro é conseguir um local fixo para trabalhar com mais organização. Além disso, sonham em disponibilizar aulas de reforço escolar e conseguir um lugar de lazer e cultura para as crianças.

Voluntariado

Todo o trabalho e as ações realizadas pela ONG são feitas por voluntários e alguns colaboradores. Atualmente, a instituição possui 23 voluntários fixos, e conta com auxílios pontuais para levar sorrisos e alegria para aqueles que mais precisam. A experiência de ser voluntário da Fábrica de Sorrisos é sempre exaltada, como é mostrado no relato de Flávia Persoli: “Ser voluntária pra mim é vida. A gente leva esperança, sorriso, conforto e abraço para quem precisa. A Fábrica de Sorrisos é minha segunda família, onde eu transbordo amor”, conta a voluntária.

Sobre a ONG

A Fábrica de Sorrisos foi fundada em 2001 por Lucimar Alves de Souza. A sede é a própria casa da presidente, que fica na Vila Sônia, zona oeste da capital paulista, próxima ao Morumbi. Os integrantes não fazem ações apenas em São Paulo; eles já atenderam mais de um milhão e quatrocentas crianças em 9 estados no Brasil.

Luci, como prefere ser chamada, decidiu montar esse projeto após conhecer o trabalho voluntário de uma palhaça chamada Consuelo no Hospital Universitário da USP. Ela se encantou com a possibilidade de melhorar a vida de várias pessoas apenas distribuindo sorrisos. Eles conseguem se manter com o pouco dinheiro resultante de patrocínios e doações. O resto das despesas saem  do próprio bolso de Luci, que trabalha como babá.

Outubro Rosa

Apesar do mês de Outubro já ter finalizado, e junto com ele a ação do “Outubro Rosa”, a ONG ainda está com um projeto de arrecadar lenços para levar às mulheres com câncer no A.C. Camargo Câncer Center, na Liberdade, em São Paulo. A instituição também fez isso no ano passado. “Foi maravilhoso, muitas mulheres ficaram tocadas. São mulheres que lutam pela vida, lutam para ter seus filhos pertos e para continuarem a vê-los crescendo. Estão muito machucadas, tanto fisicamente quanto emocionalmente, e às vezes, um abraço é tudo para elas”, revela Lucimar.

“Ubuntu”

O lema da ONG é “Ubuntu”, palavra africana que significa algo como “humanidade para os outros” ou também “sou o que sou pelo que nós somos”. Eles finalizam todos os projetos proferindo essa palavra, literalmente como um grito de guerra.

Qualquer um pode se voluntariar ou ajudar nas ações, seja com presença física ou com doações. Mais informações estão disponíveis no site www.fabricadesorrisos.com.br e nas redes sociais da ONG. O Instagram é @fabricadesorrisos.brasil e o Facebook, “Fábrica de Sorrisos”.