Por Bianca Dias – Fala! Anhembi
A escolha da obra que será a nossa próxima leitura é sempre uma busca instigante. Entre recomendações de amigos, resenhas, críticas de especialistas, gêneros e características distintas, um bom critério para a escolha de um livro pode ser seu tema. E tratando-se dos temas empatia e humanidade, talvez não há leitura melhor que “Extraordinário”, de R.J. Palacio.
O livro foi #1 na lista de best-sellers do The New York Times e teve mais de 500 mil cópias vendidas por todo o Brasil. Apesar de ter sido lançado em 2012, quando fez algum sucesso, foi após o lançamento do filme “Extraordinário”, dirigido por Stephen Chbosky, que fez o livro voltar ao topo dos mais vendidos.
Extraordinário conta a história de Auggie, um garoto que possui uma deformidade facial que fez com que ele passasse por 27 cirurgias plásticas, e que só aos seus 10 anos de idade irá iniciar sua vida escolar. Com tramas paralelas, o livro conta também sobre a família de Auggie, sua relação com os pais, seus amigos e suas dificuldades.
Se você ainda não está convencido, aqui vai uma lista com seis motivos para você não deixar de ler Extraordinário:
6 motivos para ler o livro Extraordinário
01. A empatia e respeito às diferenças
Os personagens exercem o poder da empatia: eles vão fazer com que você se coloque no lugar do outro. A autora da obra, R.J. Palacio, deixa claro que o livro foi inspirado em uma situação real, vivenciada por ela e seus filhos. Isso fez com que ela entendesse o quanto esse assunto deveria ser discutido, e a inspirou a criar uma obra que lembrasse a todos como devemos respeitar as diferenças, sempre.
02. O livro é inspirador
Em alguns momentos do livro encontramos frases inspiradoras que levam o leitor refletir sobre cada assunto tratado. O livro contém algumas crianças como personagens e explora não só o olhar de cada uma delas, mas seus sentimentos.
03. Mostra o quanto o bullying deve ser discutido
Não daremos spoilers, claro, mas ao decorrer da história encontramos alguns casos de bullying, e a autora faz com que cada personagem demonstre seus sentimentos sobre esse assunto. Como um todo, sempre discutem o tema e como ele pode ser evitado.
04. É um livro cativante
R.J. Palacio sempre mantém um vínculo entre leitor, história e mundo. A autora está como 3ª pessoa durante todo o livro, levando o leitor a se envolver diretamente com a trama e com todos os personagens. Além disso, Palacio tem o cuidado de mostrar a visão particular de cada personagem sobre determinadas situações e assuntos. É um livro que você começa a ler e não larga mais.
05. Auggie vai te ensinar muitas coisas
O personagem principal, Auggie, é apenas uma criança, mas tem muita a ensinar. No livro, ele mostra sua perspectiva sobre a vida e o amor, sempre com força e sem perder o carisma. E o mais importante de tudo, ele nunca perde sua essência.
06. O livro possui continuações
Quem gostou do universo de Extraordinário ficará feliz com isso. São continuações de alguns nichos e/ou personagens que apareceram durante o decorrer da história:
- O Capítulo de Julian (2014)
- 365 Dias Extraordinários (2014)
- Auggie & Eu – Três Histórias Extraordinárias (2015)
- Shingaling: Uma História de Extraordinário (2015)
- Pluto (2015)
- Somos Todos Extraordinários (2017)
Confira também:
0 Comentários