Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
A enorme extensão do universo Harry Potter

A enorme extensão do universo Harry Potter

Por Gabrielle Yumi – Jornalismo Jr. ECA USP

Fecha o livro e desliga o filme, porque o universo de Harry Potter é muito mais que isso

Em 26 de junho de 1997 foi lançado Harry Potter e a Pedra Filosofal, seguido pelo seu longa-metragem em 23 de novembro de 2001. J.K. Rowling mal sabia o que sua “pequena história” sobre o menino que sobreviveu viria a se tornar depois de mais de duas décadas. Além dos livros e filmes, agora os potterheads tem à sua disposição jogos, parques, site, fan made filmes e uma peça de teatro.

Tiago Medeiros/Comunicação Visual – Jornalismo Júnior

Histórias alternativas sobre o mesmo universo do Trio de Ouro (Harry, Rony e Hermione) foram o que manteve acesa a chama da história que sua autora quis passar. E esse universo só se expande com o passar dos dias, então é melhor organizar os conteúdos que já estão disponíveis para o público, certo?

  • Pottermore

Em 2011, na data do aniversário do Harry, 31 de Julho, foi lançada a versão beta do site que seria o farol do mundo bruxo: Pottermore. O próprio nome já dizia — Potter de Harry Potter e More de Mais, assim “mais sobre Harry Potter” — e J.K. entregou o que tinha prometido.

Agora, Pottermore é muito mais que Harry Potter, pois Rowling atualiza ativamente o site com conteúdo exclusivo, novas histórias de bruxos importantes no universo ou curiosidades sobre os personagens que já conhecemos e, agora, com a franquia Animais Fantásticos que introduziu a Escola de Magia e Bruxaria de Ilvermorny, é possível — com base em perguntas — ser colocado em uma das quatro casas da escola.

E não é só com Ilvermorny não: com a clássica Hogwarts você pode entrar na Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal ou Sonserina, explorar o Beco Diagonal e Hogsmeade, além de ter toda a experiência bruxa que um fã sempre quis ter. Ter uma varinha, participar das aulas de poções, transfiguração e defesa contra as artes das trevas são só uma beliscada no que você pode fazer dentro do site.

J.K. Rowling realmente quis que os leitores que cresceram junto com Harry, Hermione e Rony tivessem a mesma experiência que os bruxos, e não deixou ninguém desapontado.

  • Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

Está em Nova York ou em Londres? Então vale a pena ir assistir a peça de teatro Harry Potter e a Criança Amaldiçoada. Mais uma história do universo expandido de Harry, dessa vez dezenove anos depois de Harry Potter e as Relíquias da Morte, ela conta como que Harry tem que lidar com seus trabalhos no Ministério da Magia ao mesmo tempo que é marido e pai de três filhos.

Enquanto Harry luta com seu passado, Albus, seu filho mais novo, deve enfrentar seu legado familiar. Uma fusão do passado e do presente, onde pai e filho aprendem que, às vezes, as trevas vêm de lugares imprevisíveis.

Ganhador de seis Tony Awards, incluindo Melhor Peça de Teatro, a narrativa traz nostalgia à todos que assistem, que também afirmam que a experiência de ler e ver a peça são completamente diferentes, pois ela aflora os sentimentos do público.

  • The Wizarding World of Harry Potter

“Dê um passo para um mundo onde a magia é real”, são com essas palavras que o site do parque The Wizarding World of Harry Potter recebe o público que aprecia a franquia. Baseado nos filmes, o parque têm em seu território a icônica Hogwarts, Hogsmeade, Beco Diagonal, Expresso de Hogwarts, além de montanhas-russas e outros brinquedos temáticos dos filmes.

O público também pode ter a experiência de ser escolhido por uma varinha no Olivaras, provar a famosa cerveja amanteigada no pub Três Vassouras, assistir ao espetáculo Luzes Durante a Noite no Castelo de Hogwarts e também assistir ao Coro de Sapos, tudo inspirado na história do bruxo que derrotou Aquele que Não Deve Ser Nomeado.

  • Jogos

Reprodução do Jogo Hogwarts Mystery

Em 2001 foi lançado o primeiro jogo digital inspirado na saga de J.K. Rowling: Harry Potter and The Philosopher’s Stone, para o Gameboy Color. Desde então já foram lançados treze jogos baseados nos filmes do bruxo.

E as histórias são das mais diferentes, indo do estilo “viva-a-experiência-dos-filmes” a jogos focados somente em quadribol ou até mesmo em parceria com a marca Lego. No ano de 2018, foi lançado o mais novo até então: Hogwarts Mystery, onde o jogador é um novo aluno que entrou em Hogwarts e tem seu próprio mistério para resolver — vale lembrar que a história se passa depois de Harry ter sido deixado na porta dos Dursley por Dumbledore, mas antes dele ter idade suficiente para ir à Hogwarts.

Para saber mais sobre os outros jogos, clique aqui.

  • Fan made Filmes
Divulgação do filme Voldemort: As Origens do Herdeiro

Depois de dez anos da franquia sendo lançada nos cinemas, desde Harry Potter e a Pedra Filosofal (Harry Potter and the Philosopher’s Stone, 2001) até Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte Dois (Harry Potter and the Deathly Hallows Part Two, 2011), os fãs ficaram sem conteúdo novo do universo, então decidiram criar suas próprias histórias. A mais famosa foi a última lançada, Voldemort: As Origens do Herdeiro (Voldemort: Origins of the Heir, 2018), que conta a trajetória de Voldemort durante seus anos em Hogwarts.

Além da história contada sobre Voldemort, outros filmes arriscaram contar a história de Dumbledore e Grindelwald; como seria um Harry Potter vs Star Wars; outro arrisca na animação e até a história dos Marotos os fãs contaram também. Todos os filmes podem ser vistos nesse link que ranqueia os treze filmes, do pior para o melhor.

0 Comentários

Tags mais acessadas