Escola de Magia e Bruxaria do Brasil proporciona aos fãs de Harry Potter uma experiência igual aos filmes.
A Escola de Magia e Bruxaria do Brasil (EMB) é um evento de imersão no universo de Harry Potter realizado em um castelo-hotel em Campos do Jordão, no interior de São Paulo. O evento acontece durante quatro dias, com todas as experiências semelhantes às do bruxo na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, como nos livros e filmes.

Evento imersivo de Harry Potter no Brasil
Durante a estadia no castelo-hotel, o participante torna-se um aluno da EMB. Após a chegada, os portões se abrem e os alunos são direcionados aos dormitórios e recebem kits contendo a capa de bruxo da escola, mapa do lugar e apostilas para os estudos de magia. O evento contempla todo tipo de interação com os alunos ao oferecer aulas e avaliações de disciplinas do universo bruxo escolhidas previamente durante a inscrição e competições como o argobol, esporte adaptado para o mundo real, semelhante ao quadribol.
A EMB, assim como Hogwarts, é dividida em quatro casas, sendo elas Águias, Esquilos, Tigres e Serpentes. Os alunos escolhem durante a inscrição em qual casa gostaria de representar. Há uma competição entre as casas e, ao final do evento, durante o baile de formatura, é anunciado a casa vencedora, com direito a premiação e certificado de formação bruxa.
De acordo com a aluna Ana Jardim, que participou de duas edições do evento, a imersão no Universo Mágico é uma experiência muito legal para quem é fã da saga. “Todas as ações do evento são muito bem pensadas, desde a escolha do corpo docente até os detalhes da decoração e das comidas na Taverna Javali Bisonho. Toda atuação dos professores nas aulas faz ser muito imersivo”, afirma a aluna.
Além da experiência de viver como nos filmes de Harry Potter, Jardim afirma que é empolgante conviver com pessoas famosas dentre os fãs da saga, como criadores de conteúdos audiovisuais e cantores. “Conheci muitas pessoas no castelo e fiz muitos amigos que levei para a vida. Como sou de Belo Horizonte – Minas Gerais, tive também uma experiência intercultural, pois conheci meninas de outros estados”, enfatiza.
Segundo outro participante do evento, o aluno Lucas Luzzi, a vivência da magia se torna real quando as pessoas compartilham da mesma paixão sobre a saga, o que transforma o ambiente e as amizades colhidas durante os quatro dias. “Todo mundo está ali por Harry Potter, torna mais mágico. Eu vivi a magia assim como nos filmes, tive aulas e senti a energia. É mágico!”, explica.
Como se inscrever
Para participar da Escola de Magia e Bruxaria do Brasil, o interessado deve se inscrever no site do evento. Durante a inscrição, o aluno deve escolher a casa que quer representar e escolher dez disciplinas para cursar no decorrer dos quatro dias. O site pode ser acessado por aqui.
______________________________
Por Maria Fernanda Farias Arival – Fala! Universidade Federal do Acre