Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Eu Me Chamo Antônio – Artes em Guardanapos

Foi no balcão da mesa de um bar, esperando seu pedido, que Pedro Antônio, mais conhecido como ‘Eu me chamo Antônio’ na internet,  começou seu trabalho. Pouco tempo depois, seus versos simples rabiscados em guardanapos, seriam conhecidos (e reconhecidos!) por milhares de pessoas. O Fala Mack entrevistou e ficou sabendo um pouco mais sobre o moderador da página que espalha sua arte para mais de 260 mil seguidores nas redes sociais diariamente.

Eu me chamo antonio 1 Eu me chamo antonio 2

– Quando você começou a usar o nome ‘Eu me chamo Antônio’, e por que?

É meu nome. Na verdade, é uma parte do meu nome. Ninguém me chama de Antônio. Nem meus amigos mais próximos. Eu só não coloco foto minha na fanpage porque não vejo necessidade: ali é o guardanapo que deve se apresentar. A arte deve ser maior que o artista, sempre.

– Quando você decidiu divulgar seus trabalhos nas redes sociais?

Quando vi que tinha mais de 30 guardanapos, resolvi publicar na internet. Criei o tumblr e, para a minha surpresa, minha arte teve uma aceitação surpreendente. (…) Hoje, tenho quase 1.000 guardanapos guardados em uma maleta de madeira. Guardo todos. Um dia poderão servir para algo além do mundo on-line.

– Sua página no Facebook e seu Instagram possuem mais de 260 mil seguidores, você imaginava que teria tanta repercussão  A que deve esse sucesso?

Nunca imaginei que fosse chegar a esse número. Acho que a dupla arte original + verso simples (simples no melhor dos sentidos!) funciona muito bem para as redes sociais. Algumas pessoas entendem apenas o primeiro sentido dos meus versos/trocadilhos. Outras conseguem entender as outras camadas de sentido. Outras ainda interpretam de um jeito que eu nunca tinha pensado. E isso é lindo demais.

– Qual a sua maior inspiração na hora de produzir?

Minha maior inspiração são os caminhos que escolho. Tudo o que ouço, vejo, leio é inspiração. Qualquer coisa. Talvez naquele momento pareça sem importância, mas uma hora tudo o que você ouve, vê ou lê vai aparecer na sua arte.

– Qual a sua arte em guardanapo preferida?

Difícil escolher o filho preferido (risos). Tenho uma que considero a mais importante porque foi a que me deu mais visibilidade no tumblr. “Primeiro, o encanto. Depois, o desencanto. Por fim, cada um pro seu canto”, essa me fez ver que eu poderia enxergar mais longe. Mas é difícil. Talvez a minha arte preferida seja aquela que ainda não fiz.

*POR EM BOX SEPARADO*:

Para quem quer conhecer mais sobre o trabalho:

Facebook: facebook.com/eumechamoantonio

Instagram: @eumechamoantonio