Estudantes não poderão ingressar na Unicamp através do Enem em 2020
Estudantes não poderão ingressar na Unicamp através do Enem em 2021

Home > Universidades > Estudantes não poderão ingressar na Unicamp através do Enem em 2021

Unicamp não permitirá que novos estudantes ingressem na universidade através do Enem em 2021, devido a conflito de datas

Unicamp não permitirá ingresso na universidade através do Enem em 2021
Unicamp não permitirá ingresso na universidade através do Enem em 2021. | Foto: Reprodução.

Unicamp cancela ingresso na Faculdade através do Enem em 2021

A universidade pública deseja começar o primeiro semestre de 2021 no dia 15 de março, fato que gera conflito com o calendário do Enem. Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio serão publicados a partir do dia 29 de março, impossibilitando que o Enem seja utilizado para ingresso na Unicamp em 2021.

As vagas que antes eram do Enem serão automaticamente transferidas para o vestibular. Sobretudo por conta do calendário, ficou inviável a manutenção das vagas pelo Enem.

Disse o diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), José Alves Neto.

A Unicamp destinava 639 vagas para estudantes que desejassem ingressar na universidade pelo Enem. Todas essas vagas serão somadas no total de oportunidades oferecidas pela faculdade através de seu vestibular tradicional, que é realizado em duas etapas.

Das 639 vagas do Enem, 15% da vagas são para escola pública, sendo 10% para estudantes de escola pública e 5% para estudantes de escola pública e autodeclarados pretos e pardos. Outras 10% são destinadas para autodeclarados pretos e pardos, sendo 5% que vieram de escola pública e 5% oriundos de escolas privadas. A destinação das vagas será mantida no Vestibular 2021, que reserva, juntando o percentual anteriormente destinado ao Enem, 25% das vagas para cotas étnico-raciais.

Escreveu a universidade em seu site.

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2021 podem ser realizadas entre os dias 30 de julho e 8 de setembro, pela página da Comvest: www.comvest.unicamp.br.