Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Rompimento da Barragem de Mariana: Mobilização e Arrecadação no Meio Universitário

Durante as últimas semanas, os brasileiros tiveram seus olhos voltados para Mariana e Governador Valadares. Para o bem da humanidade, o sentimento de empatia é importante, mas para que haja mudanças, ajudar é essencial.

IMG-20151123-WA0022
Campanha Somos Todos MG.

Foi esse pensamento que fez Gabriela Nolasco colocar a mão na massa. A estudante de jornalismo do 2° semestre da Anhembi, criou a página Unidos Pela Vida, com o intuito de passar informações sobre o ocorrido e arrecadar mantimentos (você pode ajudar doando roupas, alimentos e água).

O Projeto da Gabi é associado à organização ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), que se encarrega de transportar os mantimentos até Minas Gerais.

Clique AQUI para acessar a página oficial do projeto Unidos Pela Vida no Facebook.

“No dia 5 de novembro, a Barragem do Fundão se rompeu em Mariana. A Mineradora Samarco, controlada pela Vale, se beneficia da atividade mineradora da região. A lama que saiu das barregens é composta por óxido de ferro. 600 pessoas ficaram desabrigadas. Cerca de 10 mortos e 18 desaparecidos”.

FB_IMG_1448374468984
Lira Itabirana, Carlos Drummond de Andrade, 1984. Fontes: Exame, Uol.

Outra iniciativa muito bacana foi a da Agência Jr. do Mackenzie. Os alunos gravaram um viral e soltaram no Facebook, atingindo mais de 8 mil views e chamando todo mundo para fazer parte dessa história e ajudar com sua doação na universidade. Assista o vídeo:

Aproveitamos para conversar com a aluna Fabiana Marucci, que faz parte da Agência Jr. e pode nos contar um pouco mais sobre a mobilização. Confira:

01) Como surgiu a iniciativa de gravar o vídeo? O Mackenzie veio comunicar que iria fazer a arrecadação e vocês abraçaram a ideia?

F.M: A iniciativa de gravar o vídeo surgiu assim que o Mackenzie se pronunciou como um ponto de coleta para Minas Gerais. Fizemos uma reunião e decidimos que o vídeo seria um bom meio de divulgar e alcançar pessoas, e principalmente de incentivar os alunos a participar.

02) Como foi o acolhimento por parte dos alunos? O envolvimento foi grande?

F.M: Sim, todos que participaram se envolveram 100% com o projeto e buscaram dar o seu melhor para que saísse tudo como planejado. Por parte dos alunos, vimos que o engajamento foi instantâneo através dos compartilhamentos do vídeo no Facebook. E essa resposta foi muito positiva.

12265685_1208373442513263_5813781830482349530_o
Campanha S.O.S Minas

03) Você sabe ao certo quantos litros de água foram arrecadados por enquanto?

F.M: Segundo a contagem da Capelania, responsável pelo recebimento das doações, até ontem, dia 23, foram arrecadados 10 mil litros de água.

04) Quando começou o processo de arrecadação? Até quando vai?

F.M: A arrecadação teve início na segunda-feira, dia 16, pelo Mackenzie. A Agência Jr. elaborou então uma campanha de divulgação. Dentro disso, houve uma ação com caixas que foram espalhadas pelo Mackenzie, na quinta-feira, para ajudar na coleta de água. O período de arrecadação vai até amanhã, dia 25.

201511061101094691_AP
Município de Mariana – MG. Foto: www.oglobo.globo.com