Por: Estagiários Online
Estagiários Online responde as principais dúvidas dos universitários que desejam experiência profissional
Ao buscar uma oportunidade de estágio ou até mesmo aceitar uma proposta, é preciso que os candidatos se atentem a certos detalhes. Para auxiliar os universitários com a burocracia ligada a essa modalidade de trabalho, a plataforma Estagiários Online dá seis dicas fundamentais:
1) Obrigatoriedade
Nem todo curso de graduação exige que os estudantes façam estágio. É preciso verificar a grade curricular e consultar se a atividade é obrigatória. Vale ficar atento às oportunidades que a própria universidade oferece. Muitas vezes, iniciações científicas valem como horas de estágio, por exemplo.
2) Jornada de trabalho
O período de trabalho pode ser de 20 ou 30 horas semanais, isto é, quatro ou seis horas diárias. O estagiário não pode exceder tal carga horária para que seu desempenho acadêmico não seja prejudicado. Além disso, durante a semana de provas, o universitário terá sua jornada reduzida pela metade – é aconselhável apresentar o calendário do curso para o empregador o quanto antes para evitar mal-entendidos.
3) Benefícios
O estagiário deve obter algum tipo de benefício do contratante, seja uma bolsa-auxílio ou outro. Ao haver a remuneração, não são obrigatórios outros tipos de benefício, como vale-transporte ou alimentação. Ao receber uma proposta, é importante que o universitário avalie se o retorno acordado é justo. Caso a bolsa não corresponda às expectativas, por exemplo, é importante refletir se a experiência vale o esforço.
4) Recrutamento
Muitas entrevistas de estágio, ou pelo menos as primeiras etapas de seleção, são realizadas por meio de plataformas on-line. Dessa forma, é ideal que o universitário esteja cadastrado em algumas delas para ficar de olho no mercado. O Estagiários Online auxilia nesse processo e disponibiliza oportunidades em diversas áreas.
5) Férias
Depois de um ano, o estagiário tem direito a um mês de férias remuneradas. Caso o período de contrato seja menor, o descanso será proporcional: seis meses correspondem a 15 dias, por exemplo. As férias devem ser combinadas com antecedência com o contratante.
6) Relatório
O empregador deverá preencher um relatório semestral de desempenho, por meio do qual avaliará o trabalho do estagiário. O documento deve ser retirado junto à universidade e devolvido após o preenchimento e assinatura por parte do aluno e da empresa. Sem ele, não é possível contabilizar as horas de estágio.
Confira também:
– Confira as últimas 4 vagas divulgadas pelo Estagiários Online
– Levantamento inédito aponta as 10 graduações mais caras do Brasil
0 Comentários