Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
A era do podcast

A era do podcast

Por Karolyne Oliveira – Fala! Cásper

Muito se tem dito sobre este novo modelo de conteúdo, cada vez mais pessoas têm se rendido a ele. Mas, afinal, o que é podcast?

“Podcast é o rádio do futuro.” A frase dita por Steve Jobs ilustra o formato, mas não o contempla por inteiro. O podcast não é um rádio para a internet, ele é pensado para ser ouvido on demand, não ao vivo como o rádio. Dessa maneira, a sua dinâmica é completamente diferente, possuem no mínimo uma hora de duração e simbolizam a renovação do áudio.

O primeiro podcast brasileiro foi lançado em outubro de 2004, idealizado por Danilo Medeiros, o Digital Minds não está mais ativo, mas mostra que o podcast tenta encontrar espaço no cenário brasileiros a mais de de anos. Gus Lanzetta, produtor de podcasts e parceiro da produtora Half Deaf apresenta a evolução dos programas ao longo dos últimos anos em uma entrevista concedida ao site Drops de Jogos. “Faço podcasts, quase ininterruptamente, há 12 anos e sempre quis ver uma profissionalização da área. Olhando para trás, percebo um crescimento exponencial do formato não só em termos de qualidade, mas como são vistos pelo mercado, que já o considera um investimento que vale a pena. Está cada claro que é um conteúdo que dá retorno e gera engajamento”.

Fonte: Reprodução/Universia

Em meio à grande crise do jornalismo tradicional, o podcast representa uma janela para jovens comunicadores inovarem no mercado. O Spotify modificou a sua plataforma para promover este tipo de conteúdo, veículos de notícia como o Nexo e a Folha já possuem seus próprios podcasts. Está dinâmica fica clara com o anúncio, o gigante The New York Times tem nos podcasts o motivo do aumento de suas assinaturas.

           Além do viés jornalístico, o podcast pode ser fonte de entretenimentos, exemplos disso são o Projeto Humanos que conta casos de policia reais, Imagina Juntas, que compartilha as experiências de ser um jovem millenial e o Um Milkshake Chamado Wanda, que possui a cultura pop como assunto principais. Os três estão indicados como Podcast do Ano na premiação MTV MIAW. Os podcasters estão ao lado de nomes como Karol Conka, Pabllo Vittar e Anitta.

           Ivana Guimarães, de 23 anos, fã de podcasts desde 2017, consome o conteúdo em todos os momentos em que eu não preciso interagir com alguém fisicamente, limpando a casa, tomando banho, no transporte público e em muitos dias eu até durmo os ouvindo.

Para a jovem podcast é participar de mesas de conversa e conhecer ideias novas ouvindo os programas, mas diferente do conteúdo audiovisual “neste formato a aparência dos podcasters não é relevante, são suas visões de mundo que nos cativam”.

0 Comentários

Tags mais acessadas