Entrevista de estágio: veja como se preparar para a ocasião
Menu & Busca
Entrevista de estágio: veja como se preparar para a ocasião

Entrevista de estágio: veja como se preparar para a ocasião

Home > Notícias > Mercado > Entrevista de estágio: veja como se preparar para a ocasião

A entrevista de estágio é muito semelhante a uma entrevista de emprego. O estágio normalmente é a porta de entrada para o mercado de trabalho para muitas pessoas, então, é claro que sempre bate aquele desespero e friozinho na barriga. Na entrevista, o recrutador busca conhecer um pouco mais sobre você, suas habilidades e principalmente identificar se o seu perfil corresponde ao solicitado para a vaga.

A palavra fundamental para uma boa entrevista de estágio é “programe-se”! Pesquise sobre a empresa, sua política de gestão, política organizacional, os valores que preza e estude habilidades que foram requeridas em vagas mais antigas. Além disso, é importante pesquisar se a empresa exige algum código de vestimenta (roupa específica) para o momento da entrevista.

estágio
Veja como se preparar para uma entrevista de estágio. | Foto: Reprodução.

Entrevista de estágio: veja como se preparar

Chegou o dia da entrevista, e agora? Primeiramente, mantenha a calma, pois você já chegou onde muitos gostariam de estar. É muito importante que você chegue com antecedência e, assim, demonstre respeito e responsabilidade, é fundamental que, durante a entrevista, você mostre interesse pela vaga. Nesse momento, use tudo que você pesquisou sobre a empresa e estabeleça ligações com as suas competências, utilize uma linguagem apropriada, fale sobre seus objetivos a curto, médio e longo prazos, em suas respostas busque sempre ser o mais verdadeiro e autêntico possível. Você concorda que é muito mais fácil o recrutador se lembrar de você por respostas motivadoras e diferentes do que por respostas clichês? 

Recentemente, em um workshop, a especialista em atração de talentos da Google, Lia Romano, ofereceu uma aula falando como se preparar para uma entrevista. Nesse workshop, Lia esclareceu uma das maiores dúvidas: quais as perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego/estágio e, além disso, mostrou o que o recrutador quer saber com aquela pergunta. 

Perguntas mais comuns em uma entrevista

Bom, vamos conhecer as perguntas mais comuns:

  • Conte-me mais sobre você. Com essa frase, o recrutador busca perceber como você organiza de fato as suas ideias, o que você vê como prioridade em sua história, o que você acha importante ressaltar e como você lida tendo que contar mais sobre o seu caminho para chegar até o momento.
  • Por que você se interessou por essa oportunidade? Nesse momento, o avaliador irá perceber se você pesquisou sobre a empresa e como você consegue unir suas habilidades às competências exigidas por aquele estágio.
  • Qual a situação mais difícil que você já enfrentou? Aqui, será possível avaliar o que é desafiador para você e qual caminho você buscou para resolver o problema. Muitas vezes, essa pergunta é fundamental, pois o modo de resolução será avaliado de acordo com os princípios e valores da empresa.
  • Qual sua maior conquista profissional ou pessoal? Com essa questão, o responsável pela entrevista avaliará o modo como você conta a sua história, qual a sua motivação para conseguir novas conquistas.

É necessário ressaltar que muitas entrevistas perguntarão sobre suas Soft Skills e suas Hard Skills, mas, no momento, você saberia diferenciar? Soft Skills são suas habilidades comportamentais, como liderança, ética, responsabilidade, comunicação, profissionalismo; já as Hard Skills, são todas as suas competências que se aplicam àquele determinado trabalho, são competências técnicas, como domínio das ferramentas Microsoft Office, edição de vídeos, para ressaltar suas Hard Skills, é legal contar algumas experiências com a ferramenta.

A profissional Lia também mostrou uma técnica muito famosa e ensinada no exterior para o candidato responder tudo o que foi proposto sobre a pergunta do recrutador, mas é muito importante que essa técnica não seja usada em todas as perguntas. Então, por isso, estude as suas respostas antes de ir para a entrevista e veja onde essa técnica se encaixa melhor e em qual resposta valoriza mais seus pontos positivos.

A técnica se chama Star. O “S” representa “situação” e exige que o candidato descreva a ocasião; já o “T” representa “tarefa” e necessita que nessa parte você demonstre qual foi a sua responsabilidade específica dentro da situação estabelecida e já contada; o “A” simboliza “ações” ou seja, quais foram as suas atitudes e o seu papel; e, por fim, o “R” que te simboliza a palavra “resultados”, portanto, nessa última fase da resposta, você deverá concluir sua linha de raciocínio e apresentar a conclusão da situação.

Essa estratégia pode e deve ser aplicada para aprofundar com mais detalhes os requisitos da vaga. Lembre-se de que essa técnica também utilizará mais tempo da sua entrevista. Com isso, há a necessidade de você ser mais conciso e objetivo nas outras respostas para, quando necessário, você conseguir se estender em outras respostas.

Um medo que muitos temem: e se eu não conseguir responder a uma pergunta? É sempre fundamental tentar manter a calma, então, caso você não tenha a resposta para a pergunta do recrutador na ponta da língua, mostre respeito pelo profissional e diga: “só estou formulando a melhor resposta na minha cabeça”. Lia Romano disse que não há problema nenhum em não saber responder de forma imediata à pergunta, basta mostrar respeito e depois responder da melhor maneira, sem demorar muito tempo.

Coloque essas dicas em prática que tenho certeza de que você irá se sair muito bem na entrevista de estágio!

____________________________
Por Letícia Gusman – Fala! Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Tags mais acessadas