Menu & Busca
Entra que lá vem a história: exposição reúne 50 anos da TV Cultura

Entra que lá vem a história: exposição reúne 50 anos da TV Cultura


“Mais que avivar a memória de quem por esta porta passar, desejamos salientar com provas o quanto foi e é importante, raro, precioso e imprescindível o nosso querido Canal 2” é como o curador Flávio de Souza dá as boas-vindas aos visitantes da exposição comemorativa de 50 anos da TV Cultura Entra Que Lá Vem História, aberta ao público desde a última sexta-feira, 24, no shopping Eldorado, na zona oeste da cidade de São Paulo.

Exposição Entra que Lá vem História - 50 anos da TV Cultura
Exposição Entra que Lá vem História – 50 anos da TV Cultura

A Exposição conta com mais de 40 cenários interativos dos programas muito conhecidos como Roda Viva, Glub Glub, Mundo da Lua, X-Tudo, Cocorocó e Castelo Rá-Tim-Bum, além dos mais recentes Pedro & Bianca (2012) e Pé na Rua (2013).

Os ingressos, que podem ser adquiridos pela Internet, em pontos de venda espalhados pela cidade e na entrada da exposição, variam de R$12 a R$24 e possuem horário marcado para evitar grandes filas.

Além dos conhecidos programas voltados para o público infantil, também há espaços dedicados aos programas que tinham como objetivo ensinar e preparar os jovens para o vestibular como Vestibulando, Madureza, É Proibido Colar e Matéria Prima, e também dos noticiários que marcaram época como Foco na Notícia, Jornal da Cultura e Diário Paulista, com destaque para os grandes nomes que passaram pelo canal, em especial Vladimir Herzog, diretor do departamento e telejornalismo na década de 1970 e hoje símbolo de resistência contra a ditadura militar e da luta pela liberdade de imprensa.

A exposição já começa na fila, onde recortes de jornais, documentos e prêmios, incluindo alguns ganhos pelo seu canal no Youtube, introduzem a história do Canal 2 aos visitantes. Ao entrar, inicia-se uma viagem por toda a trajetória do canal, começando por uma réplica dos bastidores e camarins de programas como Persona em Foco, Contos da Meia Noite e Ator na Arena, focados na teledramaturgia.

Ao final da primeira parte há uma réplica do estúdio do Jornal da Cultura, onde o visitante pode se tornar o âncora principal e funcionários atenciosos prontamente se dispõem a fotografar a cena.

Exposição Entra que Lá vem História - 50 anos da TV Cultura
Exposição Entra que Lá vem História – 50 anos da TV Cultura

Logo em seguida a exposição conta com um espaço dedicado a programas educativos e voltados ao público jovem, onde é possível interagir através de brincadeiras de perguntas e respostas do programa Enigmas da Pirâmide e ver de perto alguns dos prêmios conquistados, incluindo o Prêmio Emmy Kids Internacional da série Pedro & Bianca.

A exposição também conta com uma grande réplica do Roda Viva, onde diversas fotografias, vídeos e charges mostram toda a trajetória do famoso programa de entrevistas, no ar desde 1986, por onde já passaram grandes nomes de todas as áreas como Jô Soares, Ziraldo, Hebe Camargo, Maurício de Souza, Tom Jobim, Fernando Henrique Cardoso, Marília Gabriela e José Saramago.

Programas Infantis da TV Cultura

Após a área reservada aos programas dedicados às músicas como Ensaio, Fábrica do Som e Metrópolis, entra-se na parte mais esperada da visita: os programas infantis que marcaram e ainda marcam a vida dos brasileiros.

A sensação nostálgica começa com Vila Sésamo, no ar desde 1972 e resgatado pela TV Cultura em 2007, onde um vídeo do personagem Garibaldo dá boas-vindas e faz brincadeiras com os visitantes no cenário da conhecida Vila cercada por bonecos originais do Elmo, Grover, Bel e um gigante Garibaldo azul das primeiras versões em preto e branco do programa para a TV brasileira. Também está exposto o Prêmio Helena Silveira de Melhor Programa Cultura, concedido ao programa em 1972.

É possível reconhecer o tema da próxima exibição antes mesmo de chegar nela: a canção de Glub Glub ecoa no alto-falante na sala azul onde estão expostas as máscaras do famoso casal de peixinhos. Também são revelados os segredos das cabeças flutuantes dos personagens, interpretados por Carlos Mariano e Gisela Arantes entre os anos de 1991 e 1999, com uma nova versão em 2006.

Em seguida há uma réplica fiel do quarto do menino Lucas Silva e Silva, interpretado por Luciano Amaral, do programa Mundo da Lua que trazia as histórias criadas e narradas pelo garoto em um velho gravador, presente de seu avô. O programa foi líder de audiência com seus 52 episódios no ar entre 1991 e 1992, e a exposição também exibe fotografias dos bastidores e muitas curiosidades no cenário interativo.

Exposição Entra que Lá vem História - 50 anos da TV Cultura
Exposição Entra que Lá vem História – 50 anos da TV Cultura

Rá-Tim-Bum

Após a cortina divisória, a exposição conta com três espaços que tiram sorrisos e lágrimas nostálgicas dos olhos dos visitantes que passam por Rá-Tim-Bum, Castelo Rá-Tim-Bum e Ilha Rá-Tim-Bum, com destaque para as inesquecíveis músicas das aberturas, além de diversos figurinos e bonecos, e a atração mais esperada: uma réplica da árvore onde mora a cobra Celeste do Castelo Rá-Tim-Bum, um gostinho que quem perdeu a exposição própria do programa, que passou por São Paulo no ano de 2018. Os três programas compõem a série criada por Flávio de Souza entre os anos de 1990 e 2002.

A exposição termina com os bonecos originais e curiosidades sobre os programas X-Tudo e Cocoricó e exibe um disco de platina deste último pelo DVD Infantil mais vendido do Brasil em 2005, sendo concluída com um agradecimento pelos 50 anos da emissora incluindo todos os programas e um apelo para seguir seu novo canal no Youtube, TV Cultura Digital.

______________
Por Bruna Janz – Fala! PUC

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas